Agenda

ver agenda completa de Hellen Reis Mourao

Encerrado

Curso: Astrologia e os tipos psicológicos

A origem da Astrologia perde-se no tempo. Contudo, as informações mais antigas reportam-se há 6.000 anos e, são provenientes do Egito, China, Índia, Mesopotâmia e Babilônia. Porém, há narrações, em pergaminhos, que os Sumérios, por volta de 8.000 anos, aprenderam os conhecimentos astrológicos com algum povo descendente dos atlantes, visto que algumas tradições afirmarem ser a astrologia originária dos sábios da Atlântida. Isso mostra que a humanidade, desde tempos mais remotos, estava preocupada em compreender o comportamento humano e as relações entre as pessoas.

O estudo da Astrologia era muito importante. As pessoas consultavam astrólogos para saber sobre seu destino, e o astrólogo calculava o horóscopo pessoal, por meio de cálculos matemáticos, baseados no local, data e horário de nascimento. Com esses dados confeccionava o mapa astral, um diagrama de símbolos mitológicos e linhas referentes às localizações planetárias no céu. Além disso, por meio desse estudo, ficava-se sabendo um pouco mais sobre a personalidade daquela pessoa. Algumas pessoas são mais calmas, perspicazes, sensíveis, conquistadores, revolucionárias e envolventes que outras.

A exatidão com que o mapa astral definia a personalidade e o destino da pessoa desconcerta as mentes mais racionais e cartesianas.
Aquele pedaço de papel com rabiscos matemáticos, linhas e símbolos estranhos fornecem respostas bastante racionais e exatas. Isso ocorre porque a astrologia é uma mescla entre a razão (matemática, ciclos, frequências) e da intuição (irracional, símbolos, mitos e divindades). Por essa razão a astrologia sobrevive até hoje.

A astrologia não obedece a leis cartesianas de causa e efeito, mas ao principio que Carl Jung definiu como sincronicidade.
Sincronicidade significa simultaneidade e também coincidência significativa de dois ou mais acontecimentos. E a Astrologia nos fornece muitos eventos sincrônicos, principalmente em relação à personalidade do indivíduo.

Jung em carta ao astrólogo Francês André Barbault em 1954, diz:

“Existem muitos exemplos de notáveis analogias entre constelações astrológicas e eventos psicológicos ou entre o horóscopo e a disposição geral do caráter. É até mesmo possível prever até certo ponto, o efeito físico de um transito astrológico. Podemos esperar, com considerável certeza, que uma determinada situação psicológica bem definida seja acompanhada por uma configuração astrológica análoga. A Astrologia consiste de configurações simbólicas do inconsciente coletivo, que é o assunto principal da psicologia; os planetas são deuses, símbolos dos poderes do inconsciente”.
Por essa razão o estudo da astrologia é tão importante. Por meio dela, podemos acessar imagens arquetípicas que nos moldam de dentro para fora.
Carecemos de significado em nossas vidas e a Astrologia pode fornecer esse significado, de forma que a consciência do ego possa ser munida de um significado transcendente, apontando a “missão” inerente daquela vida.

Objetivo:
O objetivo do Curso é o estudo dos signos do zodíaco à luz dos tipos psicológicos de Jung. Estudaremos a forma como eles se comportam na extroversão e introversão. Bem como cada signo se comporta com as quatro funções principais na consciência: sensação, intuição, pensamento e sentimento. E de que forma a função inferior atua em cada signo do zodíaco.

Conteúdo Programático:
- A história da Astrologia;
- A dinâmica simbólica do inconsciente para Carl Jung;
- Sincronicidade;
- Tipos Psicológicos;
- Os 4 elementos e a introversão e extroversão;
- As modalidades e a introversão e extroversão;
- Os decanatos e a introversão e extroversão;
- Os 12 signos e suas características;
- Os 12 signos na introversão e extroversão;
- Os 12 signos e as quatro funções;
- Dinâmica em grupo.

Metodologia: Aulas teóricas e práticas, proporcionando aprendizado e vivência dinâmicos.
Duração: 5 meses.
Datas: 11 de Agosto, 15 de Setembro, 20 de Outubro, 10 Novembro, 8 de Dezembro.
Horário: das 10 as 17 horas.
Local: Instituto Sapiência. Rua Manoel de Paiva, 251. Perto do metrô Ana Rosa.
Inscrição: [email protected]
Valor: R$200,00 mensais

Compartilhar