Compartilhar

por Elisabeth Cavalcante

A astrologia e a saúde - Parte 4

Ascendente Áries

Quando Áries se encontra no ascendente Marte é seu planeta regente. Como Áries rege a cabeça, a pessoa pode caracterizar-se como cabeça-dura, obstinada. Vitalidade, pique, impulso e movimento rápido fazem parte da sua constituição, pois Marte é o planeta que rege a ação, a atividade e a vitalidade. A tensão pode alojar-se na cabeça e manifestar-se através de dores de cabeça, sinusite ou algum problema relacionado à atividade cerebral, ou aos olhos, ouvidos e nariz. Marte rege o sangue, os glóbulos vermelhos em particular, mas rege ainda a função da adrenalina e a sexualidade.

As pessoas com Marte no ascendente não são apenas cheias de vida, ousadas e ambiciosas, são também sensuais e românticas. Têm um nível particularmente elevado de produção de adrenalina, que lhes possibilita mobilizar energia para atividades competitivas, por exemplo. O exercício é essencial para a pessoa com este ascendente, principalmente se existirem situações agravantes e frustrantes em sua vida. O exercício estimula a energia mental, pois libera endorfinas no cérebro. Quando pode realizar a ação durante situações tensas, tudo vai bem, mas quando a pessoa se sente impotente, pode internalizar sua raiva, criando tensão nas partes do corpo regidas por Marte. Lesões cranianas, dores de cabeça, cortes e queimaduras são indícios de que a energia de Marte está volta para dentro, não para fora. Tensão excessiva pode forçar as supra-renais, limitar o fluxo de sangue pelo corpo e provocar acidentes. Quando o sangue flui com regularidade pelo sistema todo, há menos probabilidades de lesões.

Ascendente Touro

Quando Touro se encontra no ascendente, são a garganta e a mandíbula que podem suportar a carga de tensão. A pessoa pode ter um maxilar forte ou caminhar de maneira a salientá-lo, ou viver com os dentes cerrados. Como Touro rege a área da garganta, pode sofrer de constantes dores de garganta e problemas com a voz e ter um desequilíbrio da tireóide quando estiver sob tensão. As preocupações financeiras em particular causam dificuldades nessa área do corpo. O centro da garganta relaciona-se com a expressão do poder, e todas as questões relativas à auto-expressão ou à falta de oportunidades de ter poder podem detonar reações físicas.

O ascendente Touro descreve uma pessoa de natureza muito sensual. O prazer e o afeto são importantes para a saúde e o bem-estar de todas as pessoas, mas são essenciais para uma pessoa com Touro no ascendente. A falta de prazer, de amor ou de satisfação da sensualidade, podem predispor a pessoa a encontrar substitutos prejudiciais à saúde. Como Vênus, regente de Touro, rege o fígado e os rins, essas partes do corpo podem ser afetadas; é bastante comum o excesso nas comidas e bebidas, especialmente em alimentos condimentados e doces, licores e vinhos. Cantar é um exercício positivo para a garganta, que dá prazer e não gera efeitos colaterais perniciosos.
 

Ascendente Gêmeos

O ascendente Gêmeos descreve uma pessoa com necessidade de excitação e estímulos mentais. Sua linguagem corporal também é vital e enérgica e pode ser uma pessoa faladeira e curiosa. Em geral é alta e esbelta. Quando a vida traz preocupação, tédio ou está pouco estimulante, a tensão pode dirigir a energia para dentro e criar problemas na área dos pulmões.

A tensão pode manifestar-se como fraqueza nos braços ou em qualquer das partes pares do corpo. A fraqueza nos olhos, nos membros ou nos órgãos duplos pode fornecer a essa pessoa uma pista de que é necessário introduzir mais estímulos externos em sua vida. O tédio, a fadiga mental ou a privação excessiva de estímulos mentais podem resultar numa falta de energia muito grande, deixando a pessoa impossibilitada de combater doenças como a asma, a bronquite ou os resfriados.

Ascendente Câncer

Quando Câncer está no ascendente, a manifestação de um processo de nascimento tenso, ou de um trauma precoce pode situar-se no plexo solar ou no estômago. Essa pessoa pode ter ficado órfã ou ter sido abandonada no momento de seu nascimento; talvez haja uma questão com a mãe ou com o alimento, e ela desenvolve uma sensibilidade e uma capacidade emocional que pode ser muito dolorosa de suportar. Em épocas de tensão ou de sentimentos de abandono, a pessoa com esse ascendente pode sentir-se como se tivesse levado um soco na boca do estômago, ou pode simplesmente começar a sentir dores crônicas em toda esta área: úlceras, gastrite, indigestão, náusea e vômito são reconhecimento de reações à tensão e à dificuldade emocional. A sensação de fome e a tendência geral a sentir reações no plexo solar podem levar a pessoa não só a comer muito, como também a comer depressa demais.

O excesso alimentar só agrava a tensão já criada naquela área do corpo, resultando em aumento de peso. Pode também ocorrer o oposto. A bulimia, uma obsessão pela comida, seguida de culpa que faz com que o vômito seja forçado para expelir o alimento, é uma doença ligada ao desequilíbrio emocional. Uma pessoa com ascendente Câncer tende a ganhar peso pela retenção de água, mas pode também manifestar alergias desconhecidas a alimentos que fazem o tecido do corpo incharem. Não é raro pessoas com este ascendente apresentarem reação alérgica ao leite e seus derivados. Os medos básicos da pessoa com ascendente Câncer são medo e fome. É importante para a pessoa com este signo ascendente tão sensível, dispor de atividades e interesses que produzam nela uma verdadeira sensação de estar alimentada e que também possam gerar uma resposta sensível das outras pessoas.

Ascendente Leão

Quando Leão está no ascendente, a pressão externa leva a pessoa fechar a área do peito. A tensão pode alojar-se aí e residir no próprio músculo cardíaco. O chacra do coração pode ser o lugar mais perigoso de ser tensionado, pois ele é o órgão central que governa o corpo. A restrição do fluxo de energia através desse importante centro pode fazer surgirem problemas cardíacos ou ataques do coração mais tarde.

Para ser feliz e relaxada a pessoa com ascendente Leão precisa sentir-se amada ou no mínimo, apreciada. O orgulho é uma característica evidente numa pessoa com Leão no ascendente. Sua maneira de ser sugere grande dignidade e força de caráter, além de um senso dramático inato refletido em sua postura. Quando seu orgulho é ferido, ou seus esforços não são reconhecidos, o golpe pode localizar-se na área do coração. O melhor antídoto para a falta de reconhecimento externo é o desenvolvimento do amor próprio e a expressão da generosidade de espírito para com os outros. Quando a energia amorosa flui e é liberada do coração, este se dilata e bate de forma vibrante.

Ascendente Virgem

A pessoa com ascendente Virgem em geral possui grande inteligência e excelente potencial para a objetividade, atividade característica do lado esquerdo do cérebro. Não é lerda, mas tende a observar a situação a sua volta, antes de agir. Sua capacidade análise é excelente, porém, sob tensão, ou sem segurança no seu ambiente, tende a esconder-se por trás da inteligência, chegando mesmo a se tornar muito crítica. Fica polarizada num plano intelectual e, por isso, as preocupações e eventos difíceis podem gerar tensão ou bloqueios de energia no cérebro, criando toxinas mentais que envenenam o sangue com tanta facilidade quanto as toxinas materiais.

Outra área do corpo que pode ser afetada quando Virgem está no ascendente é o trato intestinal. Colite, prisão de ventre, cólicas intestinais são indícios de uma grande tensão interna que pode tornar-se crônica ou grave. A limpeza regular do cólon previne ao acúmulo de venenos. Os exercícios também podem ajudar a manter a elasticidade muscular nessa área do corpo.

Confira também:

Compartilhar

Elisabeth Cavalcante

+ artigos

Astróloga, taróloga e terapeuta floral.