Compartilhar

por Elisabeth Cavalcante

A astrologia e a saúde - Parte 5

Ascendente Libra

Com o ascendente Libra, o pâncreas e o baço são as partes do corpo que podem ser afetadas pelas pressões externas. Essa pessoa pode ter um gosto acentuado por doces e tender a ingerir alimentos com alto teor de açúcar. Quando as condições externas não estão exatamente agradáveis, ou quando se manifestam situações de tensão, a pessoa com este ascendente pode se deixar dominar pelo seu gosto acentuado por doces, fazendo o pâncreas trabalhar demais e perturbando o equilíbrio tão essencial à saúde e ao bem-estar. Ela se sente cansada e com pouca energia, estimulando ainda mais a vontade de consumir açúcar e carboidratos para produzir uma rápida entrada de energia. Um dos traços de personalidade mais evidente na pessoa com esse ascendente é a necessidade compulsiva de ser agradável: o equivalente emocional do gosto por doces.

Ela espera que, se for agradável, encantadora e educada, os problemas podem ser resolvidos sem que tenha de perturbar o equilíbrio. Alguém com este ascendente é acima de tudo sociável e encantadora. Como Saturno é um antídoto para Vênus (regente de Libra), a estrutura e o senso de propósito na vida podem ajudar a compensar uma tendência à inércia e a instituir mais equilíbrio no sistema fisico. O melhor antídoto para a paralisia de ser sempre agradável é agir e desenvolver um senso de propósito, ao mesmo tempo em que gera um clima de paz, harmonia e beleza. O jogo limpo é muito importante para a pessoa com esse signo ascendente. Pode ser essencial para essa pessoa perceber que as qualidades do tato e da diplomacia podem ser ativas, em vez de passivas.

Ascendente Escorpião

Uma pessoa com este ascendente pode ter uma personalidade muito dinâmica e poderosa. Um grande magnetismo pessoal dá à pessoa com esse signo ascendente uma capacidade enorme de ser eficaz em tudo quanto lhe interessa. Mas eventos difíceis de sua vida, principalmente quando sente que está sendo manipulada ou traída, podem levá-la a manifestar um comportamento compulsivo em excesso e ativar seu desejo de revidar. O problema é que quando recorre ao lado negativo de sua natureza essa pessoa muitas vezes dirige a energia para dentro de si, criando uma bomba-relógio interior. Sua reação física à tensão ou ao trauma pode gerar problemas no sistema reprodutivo e na área do chacra da base, assim como em todo o sistema endócrino. As lutas dolorosas associadas a esse signo ascendente estão muitas vezes enraizadas em privações na infância.

Uma infância natural e livre, em que os jogos e divertimentos estimulavam a imaginação natural são bens desconhecidos. Para essa pessoa as maiores provas estão ligadas à sua vida pessoal e às oportunidades ou vias de auto-expressão. Quando está disposta a empenhar-se na luta contra a parte escura de sua personalidade e a noite escura de sua alma, ela se volta para seu eu superior, conseguindo transmutar a obstinação de seu lado infantil e compulsivo numa vontade superior, isto é, na vontade que trabalha para o superior, para o bem de toda a humanidade.

Ascendente Sagitário

Otimismo e necessidade de desafios são características que descrevem a pessoa com ascendente Sagitário, portanto, qualquer tipo de decepção pode afetar seu bem-estar físico. Quando a vida e as pessoas realmente a jogam no chão, ou quando erra o alvo por superestimar seu próprio potencial, é difícil restaurar seu senso de humor natural. Ela fica paralisada pela inatividade, incapaz de estabelecer novos objetivos ou de responder a novos desafios por medo de outra decepção. Os órgãos do corpo que recebem o impacto desse tipo particular de reação são os rins, o fígado e o nervo ciático.

Os problemas ou situações traumáticas de sua vida podem produzir uma situação de envenenamento ou intoxicação e podem manifestar-se em fraqueza nas coxas ou doenças ligadas aos rins, fígado ou aos quadris. Um remédio óbvio para essa pessoa é estabelecer novos objetivos e criar novos desafios, podendo evitar a possibilidade de novas decepções, visto que uma abordagem otimista da vida é essencial à sua própria sobrevivência.


Ascendente Capricórnio

Com Capricórnio no ascendente, a estrutura óssea do corpo suporta a carga de pressão, causada por tensão ou por trauma. Um dos pontos mais difíceis do corpo pode ser o ponto no alto dos ombros. Este ascendente descreve uma pessoa que nasceu com um complexo de Atlas: Atlas carregava o peso do mundo nos ombros. Uma pessoa com este signo sério e capaz no ascendente sente muitíssimo o peso da responsabilidade. Pode tensionar de modo inconsciente todo o corpo para suportar a carga da vida. Como os joelhos são o esteio da estrutura óssea, a fraqueza nessa área é indicio de uma situação muito difícil.

A primeira coisa que ajuda a aliviar um pouco a carga é uma avaliação realista do que a pessoa de fato pode fazer e do que não pode. Quando essa pessoa observa uma tendência a cerrar ou ranger os dentes, pode tratar-se de um indicio de que situações difíceis estão se acumulando em sua vida e que ela pode ter de dizer não a algumas coisas. Os exercícios de alongamento constituem a terapia mais importante a ser incluída na rotina diária. É fundamental manter a espinha flexível e facilitar o livre fluxo de energia ao longo da coluna vertebral.

Dessa forma, a energia se difunde por todo o sistema nervoso e daí para todas as outras partes do corpo. Os exercícios de ioga em particular, estimulam os órgãos internos de que outro modo poderiam não receber a atenção necessária para um funcionamento saído e eficiente. Também é essencial adotar uma rotina diária de cuidado com os dentes e as gengivas, pois essas áreas do corpo também podem sofrer quando a pessoa com esse ascendente está sob tensão.

Confira também:

Compartilhar

Elisabeth Cavalcante

+ artigos

Astróloga, taróloga e terapeuta floral.