Compartilhar

por Elisabeth Cavalcante

A astrologia e a saúde - Parte 6

Ascendente Aquário

O signo de Aquário é regido por Urano, o primeiro dos planetas da oitava superior. Enquanto Saturno descreve a gravidade, a responsabilidade e a obrigação, Urano relaciona-se com a liberdade, a espontaneidade e a inventividade. A pessoa com ascendente Aquário pode ter uma aparência inusitada. A linguagem corporal e os maneirismos podem incluir hábitos nervosos, um comportamento extremamente tenso e uma inquietude compulsiva. No pior dos casos, pode ter problemas físicos, com tiques nervosos, movimentos espasmódicos. Aquário rege o sistema nervoso, portanto, a pessoa com esse ascendente pode ter uma quantidade extra de corrente elétrica de alta voltagem que não é assimilada com facilidade pelo sistema nervoso. Outra característica de Aquário é a liberdade. Por isso o ascendente Aquário pode nem entender direito que tipo de liberdade deseja, mas sua inquietação indica com clareza uma alma em busca de algo diferente daquilo que pode tocar, saborear e ver em torno de si. As pressões e os traumas podem provocar fraqueza na barriga da perna e nos tornozelos, pois Aquário rege as pernas. Suas pernas podem tremer durante momentos de tensão, por exemplo.

Como Urano rege a respiração, assim como o sistema nervoso, quando essa pessoa se encontra sob tensão, pode ficar com falta de ar ou com outros problemas respiratórios como asma e enfisema. Seus pulmões não são necessariamente fracos, mas, diante de um trauma ou sob pressão, a pessoa segura a respiração e inibe o fluxo de oxigênio em seu sistema nervoso. Precisa de oxigênio ou prana (a oitava superior do oxigênio que vem da luz do sol), para banhar seu sistema nervoso. Também precisa aprender a assentar seu eu espiritual no corpo físico, de modo a ficar mais sintonizado com o plano terrestre, pois estar firmemente centrado em sua estrutura óssea alivia um pouco a ansiedade de lidar com situações reais do plano terrestre. Como o tipo aquariano se sente pouco à vontade na Terra, sua sintonia natural é com os planos espirituais. Pode ter uma percepção nítida de seus auxiliares ou guias espirituais.

Relaciona-se naturalmente com a música e com tudo quanto se origina em alta freqüência, podendo ser curado por essas coisas. Estruturar o tempo auxilia a pessoa com esse signo ascendente a firmar os pés no chão. A combinação de uma certa estrutura em sua vida, com a excitação e liberdade necessárias e desejadas por ela em suas atividades cotidianas, pode fazer maravilhas por seu sistema nervoso e por sua saúde em geral. Essa pessoa beneficia-se da utilização de qualquer técnica curativa da oitava superior como meditação, visualização, cor, som, ervas e cristais.

Ascendente Peixes

Quando Peixes está no ascendente, a pessoa é naturalmente um idealista. É um sonhador que vê a vida como se usasse lentes cor de rosa, por isso pode ter uma aparência sonhadora como se vivesse num mundo próprio. Fotografa de forma maravilhosa, como se tivesse um halo em torno da cabeça, e pode ser tanto um verdadeiro visionário como uma pessoa muito ingênua. As vezes, esses traços da personalidade funcionam como uma camuflagem. Quando a vida apresenta situações desagradáveis, a pessoa com esse ascendente adota uma postura de avestruz, escondendo a cabeça na areia.

Pode ser muito difícil para ele enfrentar o que possa ser a realidade dos outros, pois sua realidade é muito diferente. Ele pode apenas desligar-se daquilo que não quer enfrentar. Enfrentar as situações de tensão antes que elas se tornem devastadoras é importante para essa pessoa. Enquanto tiver uma saída para seu idealismo e para suas visões, ela vai bem, mas a decepção despedaça seus sonhos. Medos sem nome podem penetrar a consciência quando a pessoa se encontra em situação de tensão, portanto, pode precisar desenvolver conscientemente um senso maior de perspectiva e análise para contrabalançar a tendência natural de idealizar as pessoas e colocá-las num pedestal.

Quando passa por situações de vida traumáticas, tanto os pés como a visão podem sofrer, pois Netuno rege essas áreas extremas do corpo. Pode desenvolver miopia, ou vista curta, tanto em termos físicos como mentais, precisando restaurar seu idealismo para criar novas visões do que deseja em sua vida. Como Netuno rege os pés, e muitos pontos de acupuntura localizam-se aí, massagear a sola dos pés pode ajudar a aumentar a vitalidade e a saúde. A reflexão dos pés é uma técnica muito eficiente para estimular os órgãos internos e o fluxo de energia por todo o sistema. Peixes também está relacionado com o sistema linfático, por isso, resfriados, infecções e gripes podem tornar-se problemas freqüentes se a pessoa permitir que a tensão leve o melhor de si. As glândulas linfáticas não têm uma saída no corpo onde descarregar o acúmulo de venenos. Quando a pessoa com esse ascendente tem problemas infecções ou resfriados, seu sistema imunológico pode estar fraco em conseqüência de uma desilusão, pois essa reação produz uma espécie de veneno no interior de seu sistema. A solução é recuperar-se da desilusão.

Confira também:

Compartilhar

Elisabeth Cavalcante

+ artigos

Astróloga, taróloga e terapeuta floral.