Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Maneki Neko: gato japonês

Em algumas lojas e casas que tenham algum contato com a cultura oriental é comum encontrar uma estátua de um gato com a pata levantada na entrada. Esse é o Maneki Neko, o que muitos chamam de “gato da sorte”.

De acordo com as crenças da cultura popular japonesa, esse é um símbolo que atrai sorte e fortuna. Se ele estiver com a pata direita levantada, ele atrai riqueza e sorte, se estiver com a pata esquerda levantada, ele atrai clientes e por isso esse é muito comum nos comércios do Japão.

Além da pata levantada que chama a atenção, o gato costuma segurar uma moeda de ouro, para mostrar que ele é próspero e um colar vermelho, que era um acessório que os gatos de estimação de pessoas ricas usavam no Japão antigo.

Existem várias lendas que contam como surgiu a imagem do Maneki Neko. Umas das mais famosas veio através de um samurai do clã Omi, que viveu durante o século dezessete.

A lenda de Li Naotaka

Li Naotaka era um líder guerreiro. Após liderar uma grande batalha, ele voltava para casa quando foi surpreendido por uma tempestade. Ele procurou abrigo sob uma árvore, quando viu um simpático gato acenando para ele. O gato pertencia a um monge e eles moravam em um templo que estava passando por dificuldades financeiras. 

Naotaka ficou admirado com a habilidade do gato de chamar sua atenção e foi até ele. Quando chegou até o gato, um raio atingiu a árvore e ela pegou fogo. O samurai então entendeu que o gato lhe havia salvado a vida e foi agradecer por isso no templo onde o gato vivia. 

Além da visita, o guerreiro deixou todo o seu dinheiro para o monge reformar o templo. E, após o líder samurai voltar lá várias vezes em reverência ao gato que o salvou, outras pessoas também começaram a frequentá-lo e com isso o templo ficou famoso e saiu da pobreza ficando mais próspero com tantos visitantes. Uma estátua foi construída em homenagem ao gato e diversas réplicas foram feitas e são vendidas até hoje, com o gato acenando e atraindo sorte. E a estátua passou a ser chamada de Maneki Neko, que significa “o gato que acena”.


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.