Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Receitas de Natal para 2020

As festas de fim de ano já estão se aproximando, e essa é justamente aquela época que queremos passar com a família toda ou os amigos mais chegados. Mas 2020 tem sido um ano atípico no que se refere aos encontros pessoais.

A pandemia do novo coronavírus trouxe uma nova forma de interação, e, mesmo com a flexibilização recente, ainda não estamos completamente livres para confraternizar pessoalmente com todos os amigos e entes queridos. E isso não se reflete somente na festa em si. Há impactos até mesmo na compra dos itens de decoração e dos ingredientes para o preparo dos pratos.

É importante atentar para como realizar as compras – delegue essa função para apenas uma pessoa da família ou recorra ao delivery, que tem sido uma mão na roda nesses tempos de quarentena. Também não podemos nos esquecer de que, junto com a pandemia, a crise econômica se intensificou: de um lado, muitos produtos acabaram encarecendo; de outro, a situação financeira da maioria das pessoas também não tem sido das mais favoráveis. Por esse motivo, entra em cena o jeitinho brasileiro para fazer uma ceia prática, gostosa e mais em conta.

Trazemos neste artigo algumas receitas boas, práticas e que cabem no seu bolso. Selecionamos prato principal, acompanhamento, sobremesa e bebida (com e sem álcool) para uma escolha completa. Aproveite estas dicas e prepare uma ceia inovadora neste Natal de 2020, um ano que está sendo fora do comum.

Falsa bacalhoada

Prato com peixe, batata, tomate e azeitona

Bacalhau já é um peixe caro em qualquer época do ano, mas, perto das festas de Natal e Ano-Novo, o preço fica ainda mais salgado. Experimente esta receita, igualmente saborosa e saudável, e sua ceia não vai perder em nada para o original.

Ingredientes:

1 kg de filé de merluza congelado (ou outro peixe de sua preferência)

1 pimentão verde

1 pimentão amarelo

1 pimentão vermelho

4 cebolas

4 tomates

Suco de 1 limão

4 batatas médias cortadas em rodelas e pré-cozidas no sal

Azeitonas pretas em rodelas a gosto

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Alho a gosto

Azeite a gosto

Modo de preparo:

Corte o peixe em pedaços médios e tempere com o suco de limão, o sal, a pimenta e o alho. Deixe marinar por mais ou menos 1 hora. Corte a cebola e os pimentões da maneira que preferir. Em um refratário, distribua o peixe (descarte a marinada) e todos os outros ingredientes como desejar. Cubra com azeite a gosto. Forre o refratário com papel-alumínio e leve ao forno por 30 minutos. Na metade desse tempo, retire o papel-alumínio.

Arroz colorido de Natal

Arroz colorido com amêndoas

Essa é a clássica receita de acompanhamento. Mas o mais interessante é que você pode seguir esta receita (que tem ingredientes bem simples) ou usar o que você tem na geladeira.

Ingredientes:

3 xícaras de arroz lavado

6 xícaras de água

Uvas-passas a gosto

Ervilha (congelada ou em conserva)

Milho verde em conserva

Pimentões coloridos (vermelho, verde e amarelo) em cubinhos

Cebola, alho picado, salsinha e cebolinha a gosto

1 cenoura cortada em cubinhos

Modo de preparo:

Em uma panela, refogue o alho e a cebola até ficarem dourados. Adicione a cenoura e os pimentões em cubos e as passas. Em seguida, coloque o arroz lavado e misture até incorporar os sabores. Por fim, adicione as ervilhas e o milho e coloque a água para cozinhar e espere secar.

Uma dica: você pode adicionar as ervilhas, o milho e os pimentões somente depois que o arroz estiver pronto, misturando tudo em uma tigela e colocando para assar no forno, com uma camada de queijo parmesão por cima.

Rabanada de pão francês

Rabanadas ao lado de um ovo e um potinho com creme

Existe até aquele pão próprio para rabanada, mas essa receita é simples, e você pode fazer com o pão que tiver em casa, até mesmo o francês.

Ingredientes:

3 pães franceses dormidos

½ lata de leite condensado

2 xícaras (chá) de leite

3 ovos

Óleo para fritura

Açúcar e canela a gosto, para polvilhar

Modo de preparo:

Corte os pães em fatias e reserve-os. Em um prato ou tigela, misture o leite e o leite condensado. Reserve também.

Você também pode gostar:

Em outro recipiente, bata os ovos de forma que resulte em uma mistura homogênea. Enquanto isso, aqueça o óleo em uma frigideira. Coloque os pães de molho na mistura dos leites e deixe por 1 minuto, escorrendo depois para tirar o excesso de leite. Em seguida, passe os pães no ovo e depois leve para fritar, dourando dos dois lados. Coloque os pães em um prato forrado com papel-toalha até absorver o excesso de óleo.

Em um prato, misture o açúcar e a canela e depois polvilhe os pães com essa mistura. Sirva quente ou, se preferir, gelada, no dia seguinte. Se desejar, você pode colocar uma bola de sorvete de creme para acompanhar. Fica uma delícia!

Surpresa de pêssego

Dois copos com bebidas de pessêgo

Que tal uma receita de Natal bem popular e refrescante? É bem prática de fazer e não requer itens difíceis.

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

1 lata de creme de leite sem soro

1 lata de pêssegos em calda

500 mL de leite

3 ovos

2 colheres (sopa) amido de milho

Açúcar refinado

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque o leite, o leite condensado, o amido de milho, 3 gemas peneiradas e parte da calda do pêssego. Leve ao fogo médio e mexa bem, até que a mistura adquira consistência de creme (ou mingau). Coloque em um refratário. Essa será a base da sobremesa

Para fazer a segunda camada, coloque sobre esse creme o pêssego cortado em pedaços pequenos.

Para fazer a terceira e última camada, bata as claras em neve e adicione o açúcar até formar um suspiro. Em seguida, junte o creme de leite e continue batendo por mais dois minutos. Coloque essa mistura sobre os pêssegos e leve ao congelador por 3 horas.

Drinque de vinho branco e laranja

Taça de vinho branco em um barril

Esta é uma dica bem refrescante para o Natal no Brasil, que costuma ser bem quente.

Ingredientes:

1 garrafa de vinho branco gelado

200 mL de suco de laranja-lima

Folhas de hortelã a gosto

Modo de preparo:

Amasse de leve as folhas de hortelã e coloque em uma jarra. Em seguida adicione o suco de laranja e complete com o vinho. Tampe a jarra e reserve até a hora de servir, pois esse drinque deve estar bem gelado. Como a laranja-lima é bem docinha, não há necessidade de usar açúcar. Mas, caso você use alguma outra laranja, se ela não estiver tão doce, pode adicionar açúcar. Nesse caso, aproveite para colocá-lo na hora em que for amassar as folhas de hortelã.

E lembre-se: apesar de ser leve e refrescante, essa bebida contém álcool. Portanto, não sirva para menores de idade. E sempre aprecie com moderação!

Coquetel de pêssego não alcoólico

Bebida de pêssego em uma taboa

Essa é uma opção para quem não bebe nada com álcool ou para os pequenos. Mas para quem pode, é só substituir o guaraná por champanhe, prosecco ou, como estamos falando de economia, a sidra.

Ingredientes:

1 lata de pêssego em calda

1 lata de leite condensado

1 litro de guaraná

Modo de preparo:

Bata no liquidificador: os pêssegos sem a calda, o guaraná e o leite condensado. Sirva bem gelado.

Quibe de berinjela

Quibe de berinjela em um prato
Esta é uma opção para vegetarianos e veganos. Um prato saboroso sem produtos de origem animal.

Ingredientes:

3 ou 4 berinjelas pequenas

1 xícara de trigo para quibe

1 e ½ xícara de água fervente

3 dentes de alho grandes

½ xícara de cebola picadinha

Suco de 1 limão

Hortelã, salsinha, sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Corte as berinjelas ao meio, mantendo a casca. Faça alguns cortes cruzados e coloque-as de molho, por 15 minutos, em um 1 litro de água com uma colher de vinagre. Escorra bem e leve-as ao forno junto com os dentes de alho, regando com o azeite. Asse por 30 minutos, até seu miolo ficar bem macio.

Enquanto isso, coloque o trigo em um recipiente e despeje a água fervente sobre ele, deixando por 15 minutos, até que o trigo absorva toda a água. Reserve. Raspe a berinjela da casca e misture esse miolo com todos os outros temperos. Por último, acrescente o trigo e misture bem. Coloque essa mistura em uma assadeira, assentando bem. Leve ao forno por 30 a 40 minutos até dourar. Depois de pronto, você pode servir com um fio de azeite.

 

Gostou das receitas? Prepare e veja como é simples ter uma ceia gostosa gastando pouco dinheiro e tempo.

Mas não se esqueça: Natal é tempo de confraternizar, de espalhar o afeto e estar junto (mesmo que virtualmente) de quem amamos. O amor é o maior presente que podemos compartilhar nessa data tão bonita e significativa. Que o ano que se inicia nos traga notícias boas, que é aquilo de que mais precisamos. Boas festas!

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.