por Flávio Pedro dos S Pita

Terapia com pedras preciosas

As pedras preciosas são um presente especial de nossa terra. Em milhões de anos cresceram em seu seio até serem descobertas pelos homens e trazidas à luz do dia. Em todas as culturas superiores eram valorizadas por sua beleza e as pessoas faziam o uso delas por suas forças misteriosas. Antigas tradições relatam o efeito curativo e harmonizador que têm sobre pessoas, animais e até plantas. Receitas de épocas antigas são hoje novamente estudadas e empregadas. Assim, era utilizada, por exemplo, a malaquita para desinfetar recipientes utilizados na medicina. Durante a consulta, os médicos usavam anéis de esmeraldas para estimular a cura dos doentes. Safiras, rubis, esmeraldas, ametistas, diamantes e outras pedras de grande pureza e poder de irradiação apoiavam altos dignitários políticos e religiosos em suas apresentações públicas e também em suas idéias.

Hidelgard Von Bingen, há mais ou menos 800 anos, compilou informações exatas sobre as aplicações médicas de plantas e minerais. Segundo seus ensinamentos, corpo, espírito e alma formam um complexo unitário de tratamento. Grande parte dessas velhas tradições se perdeu. As pessoas do século passado abandonaram o pensamento holístico e se concentraram na fragmentação e pesquisa da matéria. Atualmente, na transição para a Era de Aquário, volta a abrir-se o caminho do pensamento holístico; assim também as pedras preciosas ganham mais e mais importância no processo de cura. Os extratos de plantas, de flores e de pedras preciosas oferecem uma possibilidade de manipulação relativamente simples para promover a saúde. 

Existe uma série de possibilidades de aplicação para pedras preciosas, que vão desde o uso da pedra bruta até complicados cremes feitos a partir das mesmas. Como sabemos, saúde é um estado de equilíbrio e as pedras preciosas, com sua beleza de cores, forma e brilho, oferecem especialmente possibilidades agradáveis de aproximação desse equilíbrio para alcançar a harmonia como, por exemplo, em uma mandala de cristais ou a utilização das Pedras diretamente nos chacras como mostro abaixo.

Chakra Básico Cor: Vermelho (Rubi, granada, ágata, hematita e etc.) Propriedades: Comunhão com a terra, segurança, sexualidade, energia vital e coragem. Desequilíbrios: Regeneração deficiente, agressividade, medo da vida, egoísmo ou medo

Chakra Sexual Cor: Laranja (Carneol, opala-de-fogo, safira-alaranjada e etc.) Propriedades: Alegria de Viver, Consciência de grupo, crescimento e criatividade. Desequilíbrios: Medo de Viver, sentimento de culpa, doenças infecciosas e frieza de sentimentos.

Chakra Plexo Solar Cor: Amarelo (Topázio dourado, citrina, âmbar, quartzo rutílico e etc.) Propriedades: Criatividade, Força de vontade, compreensão, capacidade de compreensão e pensamento. Desequilíbrios: Ânsias de poder, depressões, insatisfação, desconfiança, inveja males do fígado.

Chakra Cardíaco Cor: Verde ou Rosa (Ágata-musgo, malaquita, turmalina rosa, rodocrosita e etc.) Propriedades: Unidade, amor, reconciliação, tolerância, pureza, alegria nos relacionamentos e harmonia. Desequilíbrios: Intolerância, fanatismo, receptividade transtornada, problemas cardíacos e respiratórios.

Chakra Laríngeo Cor: Azul-claro (Turquesa, água marinha, calcedônia, pedra-da-lua e etc.) Propriedades: Expressão dos sentimentos através da linguagem, música, pintura. Verdade, conhecimento.. Desequilíbrios: Perturbações da fala e da expressão, tagarelice, fofoca, transtornos na tireóide.

Chakra Frontal Cor: Índigo (Lápis-lazúli, sodalita, azurita, safira e etc.) Propriedades: Sede de visão espiritual, sabedoria, concentração, percepção extra-sensorial. Desequilíbrios: Insegurança, descontrole, caos, transtornos de visão e falta de memória.

Chakra Coronário Cor: Violeta (Ametista, sugilita, fluorita e etc.) Propriedades: Contato com o eu superior, espiritualidade, reconhecimento e acesso ao inconsciente. Desequilíbrios: Desânimo, depressão, medo da morte, hiperatividade, enxaqueca e dores de cabeça.

Flávio Pedro dos S Pita

+ artigos

Reiki Master diplomado pelo IARP (The International Association of Reiki Professionals), tarólogo, fito terapeuta, cromo terapeuta, numerólogo, astrólogo, terapeuta floral holístico.