Mitologia e Conto de Fadas

Menu

Origem dos Mitos e Contos

O mito surgiu a partir da necessidade do homem de explicar sua origem e a do universo e de como as coisas tomaram forma. Com o mito, o homem busca entender sua finalidade e dar sentido a sua existência.

Várias civilizações antigas como a Grécia, Egito, Roma, Índia, África, Suméria, entre outras, criaram sua Mitologia, com sua Cosmogonia e panteão de deuses.

Já os Contos de fada se originam da tradição oral de diferentes culturas pelo mundo. Eram histórias contadas de pai para filho e, também em volta de fogueiras, dessa maneira, acabaram perpetuando-se no imaginário coletivo.

"dar sentido à sua existência"

Os contos começaram a ser registradas em livros na Idade Média. E as histórias originais pouco lembram as histórias que conhecemos hoje em dia, e apresentavam enredos assustadores que dificilmente fariam sucesso nos tempos atuais.

Os grandes expoentes, que foram responsáveis pela reformulação como conhecemos hoje dos contos de fada são o escritor francês Charles Perrault, os Irmãos Grimm e o dinamarquês Hans Christian Andersen.

Infelizmente, hoje carecemos de mitos e de contos de fada. Nossa sociedade está mais focada nas notícias do dia e nos problemas do momento e nos esquecemos da literatura do espírito, aquela que fala com nossa alma. Por isso há uma revisitação dos mitos antigos no cinema e televisão, para que possamos alimentar novamente nossa alma com o mundo dos deuses.

Anterior
Próximo
Hellen Reis Mourão

Analista Junguiana

Hellen Reis Mourão

Formada em psicanálise e psicologia analítica. Especializada em Mitologia e Contos de Fadas. Atendimentos em psicoterapia.

E-mail: [email protected]

Você pode gostar

O simbolismo de "O Senhor dos Anéis e a Sociedade do Anel"

Você acha que é preciso sofrer para crescer?

Confira 7 dicas para equilibrar-se emocionalmente!

Explore as características de Marte na casa 11

E quando você não consegue atingir seus objetivos?

Conheça a Lei dos Períodos, terceira Lei de Kepler