Mitologia e Conto de Fadas

Tipos de Contos de Fadas
Os contos de fadas diferentemente dos mitos, não apresentam uma classificação clara e uma divisão de forma a separá-los em tipos, mas eles apresentam uma mesma estrutura. São histórias transmitidas oralmente, onde o herói ou heroína enfrentam grandes obstáculos antes de triunfar contra o mal.
Iniciam-se pela famosa frase "Era uma vez", salientando que seus temas são atemporais, e estão presentes no inconsciente coletivo da humanidade. Neles, o leitor encontra personagens e situações que fazem parte do seu cotidiano e do seu universo individual, com os mesmos conflitos, medos e sonhos.
"Era uma vez..."
Temas como a rivalidade de gerações, o confronto com a mãe terrível, a descoberta do tesouro difícil de encontrar, a convivência de crianças e adultos, as etapas da vida (nascimento, amadurecimento, velhice e morte), bem como sentimentos que fazem parte de cada um (amor, ódio, inveja e amizade), são temas que fazem parte dos contos de fadas.
Os contos sempre envolvem algum tipo de magia, metamorfose ou encantamento. Animais falantes são muito comuns e ajudam o herói ou heroína em sua jornada. Podem contar ou não com a presença de fadas, mas fazem uso de magia e encantamentos ou metamorfose.
Os contos nos falam da busca de realização pessoal e os obstáculos, ou provas constituem um verdadeiro ritual de iniciação para o herói ou heroína.