Solitude vs Solidão: dê um novo significado ao seu tempo sozinho

Você com certeza já ouviu falar em solidão, mas será que já ouviu falar em solitude? Não se preocupe, explicaremos tudinho para você!

Como tudo começou

Grupo de amigos em uma mesa de jantar fazendo um brinde.

Diferentemente do que muitos imaginam, o homem se tornou um “animal social” não porque caçávamos as outras raças, mas porque éramos presas de cachorros selvagens, crocodilos e hienas e juntos conseguíamos nos proteger melhor. Dessa forma, quando estávamos em grupo, o objetivo não era caçar, mas evitar ser a caça. Tornamo-nos animais sociais pelo medo de sermos erradicados, e talvez esse medo ainda nos assole, mesmo que inconscientemente. E isso explicaria por que tantos de nós veem tanta dificuldade em ficar sozinhos. Ainda não se identificou? Então nos responda: qual foi a última vez que você ficou com a sua própria companhia, sem interação nenhuma? Será que já faz um tempo, ou você nunca experimentou isso? Talvez agora você já esteja formulando uma resposta.

Solitude vs. Solidão

Mulher em cadeira de rodas sozinha em sua casa.

Solitude não é evitar o contato social, mas simplesmente ficar com você mesmo: aproveitar a sua própria companhia. Ainda que muitos de nós digam adorar um tempo sozinhos, assistindo a suas séries preferidas, será que isso é realmente solitude? Não. Sua mente não está focada em você, mas na série e em seus personagens. Solitude é poder ficar feliz em estar sozinho e saber que não precisa se cobrar, é saber que você pode ser você mesmo, fazer o que quiser sem se preocupar em atender as demandas das outras pessoas. Solitude é ver em atividades uma companhia: sair para uma caminhada na natureza, isolar-se apenas com um papel e caneta, comer sua refeição com as mãos (se quiser), ficar pelado em casa, ir a um retiro, meditar, observar, ficar quieto, ouvir, enfim, ficar consigo mesmo! Inclusive sua sombra. E sim, você leu direito: a sua sombra. Muitas pessoas não gostam de ficar sozinhas, porque não sabem lidar com aquela parte negativa da mente, aquele lado que vivem evitando; mas, uma vez que você comece a trabalhar com a sua sombra, extrairá apenas coisas boas dessa situação, afinal, quando você conhece melhor a si mesmo, torna-se mais forte e bem resolvido.

Você também pode gostar:

Agora, solidão é um estado negativo proveniente do isolamento: aquela sensação de que algo está faltando. E sim, você pode se sentir solitário, mesmo cercado de pessoas, e essa é uma realidade que só aumenta, não importa em qual parte do mundo você esteja. A solidão é algo que pode ser refletido através da terapia ou constantes meditações. Enquanto muitos de nós experimentam uma solidão material (a falta de algo material), eles conseguem usar isso como uma forma de continuar se desenvolvendo e se aprimorando até conquistar o que desejam. Contudo, quando a solidão é referente a determinado tipo de contato humano, a terapia ou meditações podem ser uma boa opção. As causas podem ser diversas e devem ser trabalhadas de formas diferentes. Entretanto, às vezes nos sentimos solitários simplesmente porque não sabemos reconhecer a nossa voz interior, a nossa própria companhia, e é aí que entra a importância e a “prática” da solitude.

Benefícios da Solitude

Pessoa sentada em uma banheira com rodelas de limão, lendo um livro.

Agora que você sabe a diferença entre esses dois conceitos, saiba que a solitude pode trazer diversos benefícios para a sua vida. Confira tudo o que ela pode fazer:

• Mais liberdade

Quando você está sozinho, você consegue fazer escolhas sem a influência de outras pessoas. Você pode escolher como passar seu tempo sem se preocupar com o sentimento ou a opinião dos outros.

• Aprimora suas relações

Quando passamos tempo com nossa família e amigos, nós desenvolvemos uma mentalidade “nós vs. eles”, em que “nós” são todas as pessoas que você gosta e pensam como você, enquanto “eles” são os outros, pessoas de tribos diferentes, pelas quais você sente menos empatia. Quando você passa um tempo sozinho, essas barreiras se quebram, e você sente mais compaixão pelos outros.

• Aumenta a criatividade e produtividade

Não é à toa que artistas buscam a solitude, quando querem criar algo. Privacidade, ficar longe de distrações e um pouco de natureza são excelentes formas de garantir uma boa dose de criatividade, bem como produtividade, uma vez que o silêncio é um grande aliado da concentração.

Mulher sozinha deitada no sofá tirando uma foto de si mesma com o celular

• Solitude melhora o bem-estar psicológico

Quando você passa mais tempo consigo mesmo, você aprende quais são suas qualidades, pontos a melhorar, e você aprende a olhar a si mesmo sem as cobranças do mundo exterior. Dessa forma, você se vê mais confortável na sua própria pele. Você sabe quem é, e isso te torna mentalmente forte. Sua autoestima melhora, e de repente não é mais qualquer coisinha que te deixa cabisbaixo.

• Ficar sozinho te dá uma oportunidade de planejar a sua vida

É claro que seus “objetivos em conjunto” – aqueles que compartilha com seus familiares, parceiro(a) ou parceiros de negócios – são importantes, mas você também precisa se certificar de que está vivendo a melhor vida que pode como indivíduo. Reflita sobre seus objetivos pessoais, sonhos e aspirações. Analise se está vivendo sua vida de acordo com seus valores e veja se é necessário mudar algo.

Agora que você é quase um expert em solitude, que tal aprender a ficar sozinho? Se você é uma pessoa ocupada, você não precisa ir a um retiro, mas você pode dedicar alguns minutinhos diários para isso. Saia para uma caminhada, observe e ouça a chuva cair, ouça uma curta meditação guiada antes de dormir, comece um diário sobre seus dias, conquistas ou razões pelas quais se sente grato (pode até ser um bloco de notas do seu próprio celular). Lembre-se: a solitude trará momentos de liberdade muito prazerosos para a sua vida; e, se você seguir fiel a ela, você se verá cheio de rituais dos quais nunca mais irá abrir mão, pois eles te farão uma pessoa mais feliz, realizada e consciente.

 

Confira também: