Quando falamos sobre o Dia dos Mortos ou então Día de Los Muertos, logo pensamos nas Calaveras, que são representações de caveiras pintadas, vestimentas de esqueleto, chapéus, dentre diversos adereços que neste dia fazem tanto sucesso e causam tanta alegria. Mas você já se perguntou a origem desse dia tão importante da cultura mexicana?
Tudo começou há mais de 3.000 anos, quando os espanhóis chegaram ao continente americano, onde os astecas faziam homenagens aos mortos, conservando os crânios para exibir nos cultos, celebrando o ciclo da vida. Além disso, eram feitas oferendas com todos os tipos de alimentos e mercadorias. Hoje em dia é comemorado no dia 2 de novembro, junto com o Dia dos Finados, celebrado pelo catolicismo. Uma curiosidade que vale ressaltar é que o Dia dos Mortos foi declarado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco.
Esse dia, além de ser uma linda e alegre tradição, é uma possibilidade para aqueles que perderam seus entes queridos se aproximarem um pouco mais, indo ao cemitério, levando flores, alimentos favoritos, velas e outros elementos. Acredita-se que as almas podem voltar do além para estarem perto dos seus familiares e amigos.
Se você quer comemorar essa data e não sabe como, confira algumas dicas especiais de como celebrar o Dia dos Mortos.
Maquiagens
A maquiagem de caveira mexicana é feita diretamente no rosto, usando contornos para demarcar o local dos ossos, podendo ser utilizadas flores coloridas ao redor.
Conheça os deuses da morte para entender como eles agem
A pintura de caveira é um costume que substituiu os crânios, com o objetivo também de encarar a morte e superá-la, já que esse é o destino de todos e é também uma forma de celebrar a vida.
Altar
Uma outra maneira de comemorar o Dia dos Mortos é fazer um altar dedicado às pessoas falecidas. O altar de muertos (altar dos mortos) pode ter de 2 a 7 níveis, contendo flores, frutas, velas, incensos e fotografias. É importante colocar os elementos específicos por andares:
1º nível (térreo): cruz feita de flores, sementes ou frutas;
2º nível: fotografia(s) da(s) pessoa(s) falecida(s) a quem o altar é dedicado;
3º nível: frutas e pratos preferidos da pessoa falecida;
4º nível: pan de muerto (pão dos mortos), um tipo de pão tradicional oferecido como alimento e consagração;
5º nível: sal, que simboliza a purificação;
6º nível: dedicado às almas do purgatório;
7º nível: imagem do santo de devoção da família.
Flores decorativas
As flores têm grande importância no Dia dos Mortos, pois elas transmitem a beleza da vida. Você pode usá-las em um arco colocado diante do altar como um portal para que as almas possam entrar e visitar os vivos. As flores mais utilizadas são a crista-de-galo, o cravo, o crisântemo e a cempasúchil. A cempasúchil é a flor mais simbólica e especial dessa data, além de representar o Sol pela sua cor e a tradição asteca de que as almas eram guiadas até a moradia. Suas pétalas são usadas também para formar o caminho até o altar dos mortos, ajudando as almas dos entes queridos.
Caveiras de açúcar
Outra dica muito especial é fazer as tradicionais caveiras de açúcar, preparadas com água quente e limão e moldadas em forma de caveira.
Conheça os deuses da morte para entender como eles agem
Hoje em dia existem também caveiras com ingredientes diferentes, como chocolate, mel e amendoim. Os doces são confeitados com diferentes cores e apresentam o nome de um ente na testa, para que assim sejam oferecidos.
Você também pode colocar o seu nome. Segundo a tradição, todos aqueles que fazem a oferenda garantem seu lugar no paraíso.
Filmes recomendados
"Viva - A vida é uma festa" (2017)
"Viva - A vida é uma festa" conta a história de Miguel, um menino de 12 anos que sonha em ser um músico famoso e reconhecido, só que ele precisa lidar com a sua família, que não gosta de música e o desencoraja. Determinado em seu sonho, ele vive aventuras no feriado do Dia dos Mortos, gerando muitas reflexões sobre a vida e a morte. Com essa animação é possível vivenciar o verdadeiro significado dessa data.
"Festa no céu" (2014)
A animação "Festa no Céu" conta sobre Manolo, Maria e Joaquim. Na história, a deusa da Terra dos Lembrados, La Muerte, e Xibalba, deus da Terra dos Esquecidos, fazem uma aposta: um desses rapazes terá que se casar com Maria, deixando o destino das duas terras serem resolvidas com o resultado dessa aposta. Manolo e Joaquim são apaixonados por Maria desde crianças e, além disso, são melhores amigos. O filme mostra diversas mitologias do México e também muito sobre os mundos do Dia dos Mortos.
Assista a 8 filmes que tratam a morte com um novo olhar
Essas foram algumas dicas para você comemorar essa data especial. Lembre-se de que a vida vai além do que compreendemos e quando acreditamos em algo, ela muda seu significado para melhor. Podemos notar isso claramente nessa comemoração tão cheia de cores e vida. O Dia dos Mortos está presente na vida de todos para nos lembrar de que os nossos entes queridos estão em um lugar muito bom!
Confira também: