Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

8 filmes que tratam a morte com um novo olhar

Quando você pensa sobre a morte, é provável que se sinta mal e com medo. Isso porque morrer é um dos maiores medos da humanidade, ainda que esse acontecimento seja inevitável para todas as pessoas. Por mais que saibamos que um dia nossas vidas chegarão ao fim, dificilmente conversamos sobre isso com quem amamos e com qualquer outra pessoa. É como se fosse um assunto proibido na mesa de almoço, durante uma reunião casual ou até em uma simples conversa. A partir disso, entendemos que a morte é um tabu.

É compreensível que as pessoas não queiram falar sobre um tema mórbido em ocasiões descontraídas e felizes, mas a verdade é que a morte não é necessariamente aterrorizante. Como uma parte natural da vida, ela pode ser vista como o fim de um ciclo ou como o início de algo novo, dependendo da religião de cada um.

No Egito Antigo, por exemplo, a vida após a morte era entendida como uma passagem para um novo plano de existência. Uma vez que o corpo físico estivesse morto, a alma seguiria para uma nova realidade. Essa pessoa seria julgada pelos erros que cometeu em sua primeira vida e então, se seu coração pesasse menos que uma pena, ela poderia dirigir-se ao que seria um paraíso. Do contrário, teria sua cabeça devorada.

Tendo isso em mente, sabemos que há outras formas de interpretar a morte que estejam além de encará-la como uma violência contra a vida. Se você nunca tinha parado para pensar sobre isso, prepare-se para encontrar novas perspectivas sobre esse acontecimento com 8 filmes que tratam a morte de um jeito diferente!

1) “Viva – a Vida é uma Festa”

Viva - A vida é uma festa

“Viva – a Vida é uma Festa” é um filme de 2017, dirigido por Lee Unkrich e Adrian Molina. A animação retrata a história de Miguel, um menino mexicano, que quer ser músico. Ele descobre informações relevantes sobre sua origem durante o Dia dos Mortos, um feriado do México, e a partir daí o enredo se desenvolve.

Conheça o olhar holístico sobre morte, vida e karma

A morte é abordada sob um novo olhar, porque, de acordo com a tradição mexicana, as pessoas que falecem continuam existindo em um novo plano. E durante esse feriado, elas podem retornar, em espírito, para encontrar os entes queridos que continuam vivos. O filme é divertido, com muita música e com muita cor, bem diferente do que se imagina sobre a morte.

2) “Nosso Lar”

Nosso lar

“Nosso Lar” é uma produção nacional de 2010, inspirada no livro homônimo, psicografado pelo médium Chico Xavier. Dirigido por Wagner de Assis, o longa-metragem mostra o que acontece com André Luiz depois de ele ter morrido. Para a surpresa do protagonista, ele parecia continuar vivo, mas em um lugar diferente.

O filme é considerado uma abordagem espírita sobre a morte, segundo a qual uma pessoa, depois de morrer, simplesmente desencarna, sendo que o espírito dela continuará existindo em um novo plano espiritual. O local para onde a alma irá depender das atitudes que essa pessoa teve em vida, como é abordado em “Nosso Lar”.

3) “P.S.: Eu Te Amo”

P.S. Eu te amo

“P.S.: Eu Te Amo” é uma produção de 2007, inspirada no livro de mesmo nome, escrito por Cecelia Ahern. Com direção de Richard LaGravenese, o filme mostra a capacidade de Gerry de surpreender a esposa, Holly, mesmo depois de já ter falecido. Enquanto estava vivo, ele escreveu uma série de cartas para ela, que só puderam ser lidas no futuro.

Diferentemente dos outros filmes já mencionados, “P.S.: Eu Te Amo” não retrata a vida após a morte de forma literal. Nesse caso, a interpretação sobre o falecimento aparece à medida que acompanhamos o que uma pessoa pode deixar para os vivos, superando a própria existência física e fazendo-se presente por meio de artigos materiais, mas que são carregados de elementos emocionais.

4) “Ghost: do Outro Lado da Vida”

Ghost: do outro lado da vida

“Ghost: do Outro Lado da Vida” é um filme de 1990, dirigido por Jerry Zucker. O enredo se desenvolve quando Sam, namorado de Molly, é assassinado enquanto os dois voltavam para casa. Com o objetivo de proteger a amada, ele mostra que nem mesmo a morte poderia separá-los, fazendo contato com Molly a partir de uma médium pouco confiável.

Descubra como você encara a morte com um teste

Nesse caso, a morte, por mais trágica que tenha sido, foi o que permitiu que a pessoa falecida retornasse em forma de espírito e auxiliasse aquela que continuou viva. Essa interpretação se relaciona não só com o espiritismo, mas também com a crença de que aqueles que se vão continuam presentes de alguma forma, mesmo que não seja com uma forma física.

5) “Os Outros”

Os outros

“Os Outros” é um filme dirigido por Alejandro Amenábar, de 2001, classificado como suspense. Nele, Grace, a mãe de uma família, tenta criar dois filhos que sofrem de uma doença grave, enquanto espera que o marido retorne da Segunda Guerra Mundial. Porém, a partir de determinado momento, a filha de Grace faz uma amizade inexplicável e misteriosa.

Muitas vezes, quando os filmes abordam os espíritos de uma mansão mal-assombrada, temos a perspectiva das pessoas que estão vivas e que se sentem aterrorizadas com essa presença supostamente maligna. “Os Outros”, por outro lado, apresenta-nos a morte a partir da perspectiva dos espíritos, que não têm sequer consciência de que já se foram.

6) “Encontro Marcado”

Encontro marcado

“Encontro Marcado” é um filme de 1998 dirigido por Martin Brest. O longa-metragem se desenvolve quando um anjo da morte que foi designado para levar um empresário para o além se apaixona pela filha do homem, após inúmeras experiências como mortal. E então, a Morte propõe um acordo com o empresário, para que ele e o anjo possam viver por mais tempo.

A maioria das pessoas acredita que a morte é algo a ser evitado e que devemos fazer o possível para atrasar cada vez mais esse acontecimento. Porém nem todas acreditam que terão a chance de negociar sua permanência na Terra, principalmente se estiverem lidando com a Morte “em pessoa”. É uma forma inusitada e divertida de acompanhar o que uma pessoa é capaz de fazer por mais alguns anos de vida.

7) “Amor Além da Vida”

Encontro marcado

“Amor além da vida” é um longa-metragem de 1998, dirigido por Vincent Ward. O filme apresenta a história de uma família que é tomada por tragédias. Primeiro, os dois filhos do casal Annie e Chris morrem. Depois, o homem sofre um acidente e também se vai. Incapaz de suportar a dor, Annie comete suicídio. Porém, em outro plano espiritual, eles teriam a chance de se reencontrar. Quando Chris descobre que a alma da esposa está aprisionada, faz de tudo para libertá-la.

Saiba quem é o deus da morte na mitologia japonesa

Dificilmente os filmes abordam a temática do suicídio, porque esse tema, assim como a morte, é um tabu. Nesse sentido, “Amor Além da Vida” é uma quebra de padrões em muitos sentidos. Além de apresentar o desmanche de uma família e a deterioração da saúde mental de uma mulher, o filme retrata o que seria um desfecho esperançoso, de que, apesar de uma vida muito difícil, a morte pode ser um reencontro feliz.

8) “A Noiva-Cadáver”

A noiva-cadáver

“A Noiva-Cadáver” é uma animação de 2005, dirigida por Tim Burton em parceria com Mike Johnson. O enredo apresenta a história de Victor, um jovem que deve se casar com Victoria, mesmo sem conhecê-la, para tirar a família da falência. Como se essa situação já não fosse embaraçosa, tudo fica ainda pior quando o homem acidentalmente jura casamento a uma noiva que já morreu, mergulhando no mundo dos mortos.

A morte é vista com novos olhos em “A Noiva-Cadáver”, porque, curiosamente, o mundo dos mortos é mais animado e brilhante, contrastando com os tons sóbrios e escuros do mundo dos vivos. Além disso, muitos reencontros são promovidos a partir da morte, emocionando quem chega a esse novo mundo. Outro ponto de atenção é que, no filme, é possível transitar entre uma realidade e outra usando um feitiço especial.

Conhecendo novas perspectivas sobre a morte, podemos conversar sobre esse tema com mais frequência, analisando o que ele significa para cada um de nós e como podemos lidar melhor com o fim da vida. Assista aos filmes que selecionamos e forme uma opinião sobre o que você imagina que acontece quando alguém morre!

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.