por Equipe Horóscopo Virtual

O olhar holístico sobre Vida, Morte e Karma

A holística, como forma de ver o mundo, é baseada em ideias milenares. Ela não é uma religião e nem propriamente uma filosofia. Trata-se de uma diferente abordagem na forma com que o mundo é visto.

Na holística, compreende-se que todas as coisas existentes são, ao mesmo tempo, todos em relação às suas Partes e Partes em relação a um Todo maior. A relação entre Partes e Todos ocorre em todos os níveis da natureza e faz com que tudo seja interdependente do restante. Tudo, portanto, age mutuamente para manter totalidade em harmonia.

Ela possui sua própria lógica, mas admite todas as outras religiões, ciências e filosofias, encarando a diversidade de crenças como algo capaz de enriquecer o pensamento. Tal multiplicidade é possível na holística, pois ela visa estabelecer correlações entre diferentes pensamentos. Nada é negado ou afirmado. Cada sistema de ideias é visto como uma representação do Todo.

O olhar holístico sobre a vida é, antes de mais nada, ecológico, simplesmente porque compreende a natureza como inseparável de cada ser vivo. Portanto, quando um humano polui a natureza de qualquer forma, está agredindo a si mesmo.

A visão de mundo de competição e progresso a qualquer custo, que persiste até hoje, é extremamente prejudicial, pois nela o homem coloca-se como um predador, e a violência que aplica a outros, segundo a holística, fere a si mesmo. É daí também que surgem as bases para outras violências, como o sexismo e o racismo.

"O Karma implica que tudo o que você fez aos outros ocorrerá a você em algum momento, na mesma intensidade."

A holística compreende que, para a vida funcionar, é preciso cooperação entre todas as pessoas e respeito ao meio ambiente. O ser humano precisa se compreender melhor para poder realmente cultivar relacionamentos saudáveis e, assim, manter a harmonia e viver em felicidade e comunhão.

O Karma é algo natural na visão holística. Ele segue a mesma lei de ação e reação que foi provada na Física (A Terceira Lei do Movimento de Newton: para cada ação há uma reação igual e oposta), mas no plano espiritual.

O Karma implica que tudo o que você fez aos outros ocorrerá a você em algum momento, na mesma intensidade, seja felicidade ou tristeza, bem ou mal. Isso implica que tudo na vida tem uma causa, toda consequência teve sua ação geradora e toda ação sempre irá gerar uma consequência.

Segundo a holística, portanto, compreender a lei do Karma é entender que neste exato momento você está criando o seu futuro. Essa noção implica em tomar responsabilidade sobre a própria vida, seu passado, presente e futuro. Você é quem decide como será o seu caminho daqui para a frente, então, precisa se focar em pensamentos e ações positivas para colher frutos positivos no futuro. O Karma não é um castigo, ele apenas depende das nossas escolhas e da nossa consciência.

Assim como a holística vê a vida, ela vê a morte: como algo natural. Sua visão entende que o medo da morte está fundado na ausência de compreensão do verdadeiro significado da vida. Tudo no Universo é contínuo, assim também somos nós. Vivemos num ciclo eterno de evolução e mudança, e devemos, acima de tudo, exercer o amor. Essa é a verdadeira função da vida.

Nesse ponto de vista, a morte não se trata de um fim absoluto, mas de uma transição, num ciclo de energia que não tem fim. Morte final só existe para certas coisas que precisam morrer dentro de nós, como o preconceito, a tristeza, o desequilíbrio. Devemos deixar para trás o medo da morte, para que ele não nos cegue para a compreensão do que de fato é a morte e a vida: nosso espírito permanece, evoluindo. 


Artigo escrito por Ana Beatriz Monteiro da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.