Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Diferença entre Karma e Destino

Quando estamos passando por maus momentos é normal refletir se isso não seria algum carma de uma vida passada. O problema é que esse é um tipo de pensamento que pode nos aprisionar e fazer parecer que tudo é um fatalismo ou, como alguns falam, “coisa do destino”. Mas carma e destino são coisas diferentes e nenhum deles impõe que você vá fracassar ou ser infeliz.

Primeiro vamos refletir sobre o significado de carma. Essa palavra se origina do sânscrito e tem o significado de “ação”. Por que ação? Porque toda ação causa uma consequência. E esse é o real significado do carma. Ao contrário do que muitos acreditam, não existe algo como uma punição divina por ter agido de forma prejudicial aos outros. Isso é uma forma de pensar muito moralista. O carma não tem a ver com moralidade. Carma se aproxima muito mais do conceito da física de ação e reação do que de um conceito moral de bem e mal.

Se você fez algo, independentemente do que for, isso vai causar uma reação, um movimento no seu universo e você sofrerá as consequências, sejam elas prazerosas ou dolorosas. O ponto que confunde aqui é que essas consequências duram além da vida encarnada. Entre reencarnações o carma continua, as consequências do que você fez continuam existindo, mas como não nos lembramos das vidas passadas fica difícil saber a origem do carma.

Já em relação ao destino, depende muito da crença e de como esse termo é usado. Destino é uma palavra que as pessoas entendem de forma diferente. Mas vamos abordá-la de acordo com alguns estudos esotéricos. Destino é algo relacionado à sua missão de vida. Isso se baseia em crenças de que todos temos uma essência divina e que essa essência encarnou na Terra para manifestar o que ela é. Então o seu destino é ser quem você é, da forma mais pura possível.

O que está entre o carma e o destino é o livre-arbítrio. A possibilidade de fazer escolhas gera carma, gera consequências, que podem afastar ou nos aproximar do nosso destino, do nosso propósito de vida. Por isso é importante se dedicar a algum método de autoconhecimento. Essa é a melhor saída. Quanto mais você se conhecer, mais vai ter consciência de qual é o seu destino e mais vai saber fazer boas escolhas para que o carma te leve em direção à sua essência, em direção à manifestação de quem você realmente é.


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

 

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.