Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Conheça os Deuses da Morte

Capiroto, diabo, demônio... Você com certeza já ouviu muitas palavras para descrever a figura divina – ou não tão divina assim – que você gostaria que viesse pegar aquele contatinho alma de cachorro que te faz sofrer tanto. Mas sabia que a mitologia, estudo dos mitos, também traz ainda mais nomes e histórias acerca do deus da morte e do submundo? Deuses, na verdade. Afinal, existem vários! E ainda que grande parte dos mitos traga um deus da morte que representa a escuridão ou o regente do forninho subterrâneo, com todas aquelas almas enfurnadas destinadas a pagarem por seus pecados até a eternidade ou ressurreição, existem mitos que trazem abordagens bastante diferentes! E é exatamente isso que vamos te apresentar hoje, e pode apostar que vai ser muito mais do que o famoso Hades e seu “chihuahua” de estimação! Aqui você irá encontrar deuses um tanto canibais, deuses da morte que nem são tão maus assim... Enfim, pode apostar que tem um pouco de tudo! Curioso? Confira agora tudo sobre os deuses da morte com o Horóscopo Virtual!

Anúbis

Representação do Deus Anúbis.

Proveniente da mitologia egípcia, Anúbis é o deus da mumificação, dos mortos e moribundos, o famoso responsável por conduzir a alma dos mortos ao submundo para então serem cuidados por Osíris. Ainda que não haja certeza de qual animal sua cabeça representa, muitos dizem ser um chacal. Outra de suas responsabilidades como deus é garantir que todos tenham um sepultamento e julgamento justo nessa trajetória após a morte, também, por isso, sendo relacionado à ressurreição.

Thanatos

Segundo a mitologia grega, Thanatos é a personificação da morte não violenta. De aparência jovem e com asas, o filho do deus do sono e da deusa da noite seria o próprio deus da morte, um dos responsáveis por levar a alma dos mortos ao submundo.

Hades

Ilustração do Deus Hades.

Ainda segundo a mitologia grega, Hades, irmão de Zeus e Poseidon, é o deus que governa o submundo junto a Cérbero, seu cão protetor de três cabeças. Apesar das histórias sobre seu nome, Hades era um dos irmãos mais fracos e acreditava-se que sua natureza não era maligna.

Yama

Segundo a mitologia hinduísta, Yama era o deus da morte, responsável pela morte e linha da vida dos seres humanos. A história diz que ele ganhou sua posição após ser o primeiro humano a morrer e encontrar o caminho para o submundo. Acredita-se que ele não seja maligno, e que seja o rei de seus ancestrais, fantasmas e justiça.

Freyja

Mulher usando vestido branco, boiando num lago.

Deusa da mitologia nórdica, além de ser associada à morte, ela ainda é a deusa da beleza, fertilidade, abundância e guerra. Mesmo que ela seja a deusa de algo de que as pessoas têm tanto medo, ela era uma deusa muito amada, que também cuidava de parte do submundo, onde a maioria das almas eram de guerreiros que morreram em batalha. A outra parte do submundo era cuidada por Odr, seu marido.

Hécate

Existem muitos credos em torno dessa deusa da mitologia grega. Além de ser a deusa da morte, ela ainda era associada a magia, negromância, fertilidade, fantasmas, espíritos, e pelo seu conhecimento em relação às plantas. Sua imagem segurando duas tochas sinaliza a proteção, que, por sinal, algumas pessoas acreditavam que ela era a guardiã da fronteira entre o mundo real e o outro.

Meng Po

Margaridas brancas amassadas no chão.

Deusa da mitologia chinesa, além de ser conhecida como deusa da morte, também é conhecida por ser a deusa do esquecimento. Afinal, uma de suas responsabilidades, além de recepcionar os mortos, é apagar a memória dos seres que iriam reencarnar, dessa forma eles não teriam lembranças do tempo que passaram no inferno ou em suas vidas passadas.

Hela

Hela, ou Hel, é conhecida por ser a governante do submundo e da morte, responsável pelo lugar onde os mortais que morrem de velhice ou causas naturais acabam indo. Famosa por ser uma deusa impiedosa, ela é frequentemente retratada em preto e branco, cores que representam o começo e o fim.

Morrigan

Corvo num parapeito branco.

Relacionada a fertilidade, guerra, vingança e morte no campo de batalha, Morrigan é uma deusa, ou figura divina, da cultura celta, conhecia por ser uma poderosa guerreira que vivia cercada por pássaros. Ela pode tomar a forma de um corvo, o que indicaria um mau presságio, ou a forma de uma vaca ou lobo, o que seria associado à fertilidade da terra.

Osíris

Segundo a mitologia egípcia, Osíris é o deus da morte e do submundo, onde também cuidava de assuntos como transição, regeneração e ressurreição. Depois de se tornar faraó, ele foi assassinado pelo seu próprio irmão. Seus outros familiares encontraram-no e remontaram seu corpo. Seu renascimento e ressurreição o tornaram o governante do submundo.

Whiro

Cinzas.

Whiro é o deus da morte, também conhecido por ser o senhor do mau e da escuridão, segundo a mitologia maori. Dizem que todas as doenças são de sua responsabilidade e que ele ganhou todos os seus poderes ao se alimentar dos corpos que encontrou. Por sinal, ele ficou tão poderoso que as pessoas passaram a cremar seus mortos a fim de evitar que virassem fonte de poder para ele.

Mot

A mitologia cananeia nos traz Mot, deus da morte, dúvida e infertilidade. Ele temia os outros deuses e não era muito sociável, preferindo a solidão. Dizia-se que ele construiu um castelo divino sem janelas a fim de se manter distante de seus inimigos.

Adro

Homem negro com cabeça baixa e mãos juntas.

De acordo com a mitologia africana, Adro é a representação do mal. Ele era o responsável pela terra e era o único que conseguia entrar em contato com os humanos podendo permanecer invisível ou assumindo aparências diferentes. Diz-se que ele possui mulheres jovens, causa doenças, morte e até rapta pessoas para comer.

Elrik

A mitologia da Sibéria nos traz Elrik, deus que se assemelha a um totem de urso, ele era o que mais se aproximava à criação da humanidade, mas depois se tornou o juiz da morte e governante do submundo e da escuridão.

Shiva

Representação do Deus Shiva em escultura.

Deus da mitologia hindu, ele apresenta muitas faces diferentes. Em outras palavras, mesmo que seja conhecido como deus da morte e destruição, ele não era um deus maligno. Acredita-se que para coisas melhores acontecerem é preciso que o velho morra. Ele garante o equilíbrio de todo o ciclo da vida, e é conhecido por sua natureza forte e complexa.

Sedna

De acordo com a mitologia inuíte, Sedna é a deusa dos mares e do submundo. A deusa do oceano e da destruição teria um bom lado, uma vez que enviaria comida para as pessoas que reina. No entanto, se não fosse cultuada apropriadamente, dizia-se que ela não pouparia ninguém da fome e de sua ira, fazendo com que todos sofressem.

Ahriman

Pessoa segurando crânio animal durante um ritual.

Na mitologia persa temos Ahriman, que é o equivalente ao famoso diabo. Acredita-se que ele tenha muitos demônios à sua disposição e que ele seja o deus da morte e da destruição, sendo o responsável por doenças, enfermidades e todo o mal que existe no mundo.

Batara Kala

Deus da mitologia javanesa e balinesa, Batara Kala assemelha-se a um orc. Deus da criação e da luz, bem como da destruição, ele rege o submundo, o tempo e a má sorte.

Kali

Mulher com desenhos no rosto, olhos fechados e mãos no rosto.

Deusa da morte da mitologia hindu, ela é uma guerreira bastante temida. Além do seu histórico de batalhas, sua aparência é assustadora, e muitos acreditam que ela seja defensora das mulheres em perigo. Contudo, dizem que sua aparência é apenas um traço de sua personalidade, uma vez que ela teria um lado bom ao interromper o sofrimento dos inocentes livrando-os de uma morte desagradável, e também por proteger o mundo contra os demônios.

Ah Puch

Na mitologia maia encontramos Ah Puch, um dos deuses mais odiados por Anúbis. Deus da morte, desastre e escuridão, ele é retratado como um esqueleto no estágio mais avançado de decomposição. O que o torna tão assustador é o fato de não apenas matar, mas segurar uma alma, torturá-la e queimá-la até ouvir sua agonia. O processo de tortura continuaria até a alma ser completamente destruída.

 

Você também pode gostar:

 

Agora que você conhece um pouco mais sobre os deuses da morte, você com certeza tem vários nomes novos para usar na hora de conversar com seus amigos sobre quem vai encontrar Hades e seu pet preferido primeiro, não é mesmo? Agora que você tem todas essas informações, a pergunta que fica é: será que você vai ser só mais uma alma moribunda ou será que suas más ações vão revelar sua alma de cachorro no submundo? Fica a dúvida...

 
 

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.