Os 7 deuses da sorte

Shichi Fukujin são os sete deuses da sorte e da fortuna que fazem parte da mitologia e da tradição japonesa. Além de serem considerados da sorte e da fortuna, acredita-se que são precursores de conhecimento, riqueza e saúde. 

Os sete deuses em sua arca, o Takarabune, estão relacionados ao Ano Novo no Japão e são utilizados normalmente para trazer presentes, fortuna, felicidade e sorte. A superstição mais comum é colocar esta imagem debaixo do travesseiro, no dia de Ano Novo para começar o ano da melhor forma possível.

Benzaiten 
É a única deusa dentro do Shichi Fukujin, e é considerada deusa da arte e da delicadeza. Além disso, é deusa de tudo aquilo que flui como água, voz e música. Sua imagem está sempre associada a um instrumento musical, colocado em suas mãos. Às vezes é colocada sobre um dragão ou uma serpente. 

Bishamon
Este é o deus da guerra, o distribuidor da riqueza, está sempre vestido em trajes de guerra e segura uma lança em sua mão. Ele transmite os ensinamentos de Buda, e por isso tem a atribuição de guerreiro, mas é defensor da paz e da lei budista. Considerado o protetor das doenças e dos demônios, traz boa sorte na batalha, e quando sua figura é colocada em casas, espanta ladrões e defende os bens da família. 

Daikoku
O mais alegre dos deuses, Daikoku é o deus da prosperidade e da fartura. Normalmente representado por um homem gordo com roupas de caça antiga, é considerado patrono dos fazendeiros, por trazer riqueza e muita produção, além de proteger a colheita, e por isso se encontra sentado sobre sacos de arroz. É representado com um martelo de madeira na mão e sua imagem traz progresso profissional e enriquecimento.

Ebisu
É o deus da sinceridade e da integridade, protetor dos pescadores, navegadores e comerciantes e da saúde das crianças, e guardião das viagens marítimas. Simboliza também a honestidade e o trabalho, e é representado na figura de um pescador com uma cumbuca e uma vara de pescar. Ter a sua figura em casa ou no estabelecimento comercial pode trazer prosperidade e sucesso nos negócios. O deus Ebisu não dá o peixe, mas ensina a pescar. 

Fukurokuju
Como a tradução do seu próprio nome, Fukurokuju é o deus da felicidade (fuku), da riqueza (roku) e da longevidade (ju). Diz a lenda que este foi um sábio chinês e por isso, é representado e se veste como tal, além de possuir uma longa testa, mostrando sua sabedoria. Traz em sua mão um cetro sagrado ou um bastão onde está pendurado um pergaminho, e também traz com ele animais para representar a longevidade. É o único capaz de ressuscitar os mortos e de sobreviver sem comer. Uma pessoa presenteada por uma estatueta deste deus tende a ficar popular.

Hotei
É o senhor da magnanimidade e da generosidade humana, retratado como um monge chinês. Está sempre de bom humor, vive rindo e por isso traz saúde e felicidade, já que está sempre satisfeito com aquilo que tem. Geralmente representado com uma enorme barriga, baixinho, careca e com roupas caindo pelos ombros, foi um deus muito amado pelo povo.  Aqueles que apreciam a pintura ou possuem a estatueta de Hotei estão livres das preocupações. 

Jurojin
O deus da longevidade, da sabedoria e da boa sorte, traz consigo um cajado com um pergaminho amarrado a ele, com dizeres sobre o tempo de vida de todos e o registro de boas e más ações cometidas. É considerado também o deus da ecologia, por ser retratado quase sempre com algum animal, símbolo de longa vida. Normalmente vestido como um sábio chinês, com uma cabeça alongada, assim como Fukurokuju, e por isso são confundidos às vezes. Quem aprecia a imagem de Jurojin tem sabedoria e longevidade. 

Confira também: