Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Exu Caveira: tudo sobre a entidade da Umbanda

Exu Caveira – ou orixá Exu Caveira – é uma entidade incrível da umbanda. Embora muitos acreditem que ele seja mau, a verdade é que ele é extremamente poderoso e pode fazer grandes transformações na vida das pessoas.

Assim como os demais nomes de Exus, é importante ressaltar que não existe apenas um Exu Caveira, mas uma falange com vários espíritos que entram para essa equipe e utilizam esse nome em comum devido ao fato de possuírem as mesmas características.

Essa entidade tem uma história complexa e a sua função também pode deixar os curiosos bem confusos, mas vamos esclarecer isso agora ao apresentar o Senhor Exu Caveira.

Origem e história de Exu Caveira

Estima-se que, no início da criação dos seres humanos, Exu Caveira foi nomeado por Oxalá para cuidar do desencarne na vida humana Terra. Isso pode nos fazer entender o motivo pelo qual a figura da Morte é sempre representada por uma caveira coberta por uma capa preta.

Embora todo espírito tenha sempre existido, mesmo antes do início do processo encarnatório, a consciência desse Exu é mais antiga do que a maioria dos espíritos habitantes da Terra.

Senhor Caveira habitava as Águas Ancestrais das quais Oxalá criou tudo o que vemos e não vemos em nosso planeta.

Desvende os mitos e verdades sobre a umbanda

Contudo Exu Caveira conta que já encarnou na Terra, e a primeira vez foi há pouco mais de trinta mil anos. Ele diz que, ao chegar aqui, estava tudo desolado e ele teve que se alimentar de um óleo que brotava no chão para sobreviver, o que explica por que ele costuma beber azeite de dendê puro.

Além disso, ele teve outras passagens terrenas nas quais sofreu provações similares às dos seres humanos comuns, visando aprender cada vez mais e alcançar um grau maior de evolução.

Teve encarnações diversas, como caçador, pagé, bruxo, mago, profeta, padre, xamã, inquisidor, eremita, senhor de engenho, entre outras.

História de Exu Caveira no Egito

Exu Caveira

Entre as diversas histórias acerca do surgimento desse Exu, uma das mais conhecidas é sobre a sua vivência no Egito, em torno dos anos 670 d.C. e 700 d.C.

Seu nome era Próculo e ele vivia em uma aldeia simples, fazendo parte de uma família humilde. Por isso é que ele batalhou ao longo de toda a sua vida para crescer e acumular riquezas em forma de cabras, camelos e terras.

Próculo fez isso, principalmente, porque naquela época era preciso pagar um dote ao pai ou ao responsável pela mulher para casar-se com ela; como tinha uma grande paixão por uma moça, acumulou muitas riquezas para que seu pedido para se unir à moça não fosse recusado pelo pai dela.

Ele adquiriu metade da aldeia em que vivia e tornou-se um homem afortunado. No entanto seu irmão de sangue o traiu de forma grave, comprando a permissão para casar com a paixão de Próculo horas antes de ele conversar com o pai da moça. Mesmo muito magoado, ele perdoou o irmão.

A aldeia de Próculo era muito próspera em comparação às aldeias vizinhas, o que fez com que elas tivessem inveja, o que fez com que em certo momento eles se unissem para atacar os habitantes da aldeia de Próculo, que, embora tivesse muitas riquezas, tinha menos habitantes.

Pegos de surpresa, os moradores foram aniquilados, sobrando apenas 49 pessoas. Revoltadas e guiadas pelo ódio, elas se uniram para invadir a aldeia inimiga, e foi assim que muitas pessoas inocentes morreram.

Descubra tudo o que você precisa saber sobre a gira de umbanda

Por estarem em menor quantidade, logo foram capturados e queimados vivos, entre eles estava Próculo. Contudo sua dor maior não foi a do fogo queimando sua carne, mas a do coração pela traição que sofreu do próprio irmão e que agora queimava ao seu lado.

Esses 49 espíritos de homens e mulheres que desencarnaram naquele dia formaram a falange principal de Exu Caveira. Cada um desses Exus, por sua vez, tem mais 7 a seu serviço, e assim por diante, formando uma imensa legião de Caveiras.

Eles passaram por diversas encarnações, sendo a última no Brasil Colonial, em que encarnaram como senhores de engenho, fazendeiros, barões e feitores de escravos. Acredita-se que essa foi a conclusão do Karma desses seres.

A falange do Senhor Caveira é composta pelos Exus Tata Caveira, João Caveira, José Caveira, Exu Caveirinha, Meia-noite, Pemba, Brasa, Carangola, Pagão, Arranca-Toco, Pomba-Gira Rainha do Cemitério, Maria Quitéria, Maria da Gargalhada, entre outros.

Características de Exu Caveira

Exu Caveira

De forma geral, Exus Caveiras são seres brincalhões e sérios ao mesmo tempo.

Quando falam algo, fazem isso com firmeza e sem nenhuma dúvida dentro de si. Eles têm um temperamento inconstante e podem se apresentar alegres, nervosos, oscilando entre o calmo e o inquieto, entre outras variações.

Exu Caveira se apresenta, normalmente, como uma caveira grande, alta, vestida de preto e trazendo alguma arma na mão, como foice, tridente, espada, gládio, elmo ou escudo; a arma escolhida varia de acordo com a ocasião e o trabalho a ser realizado.

Em trabalhos nos terreiros, essas entidades são chamadas normalmente ao final da Gira para fazer a limpeza espiritual do ambiente, entretanto também podem ser chamadas quando as energias ficam pesadas ou ocorrem fatores desconhecidos que fogem do controle dos que ali estão.

Os Caveiras mexem profundamente em nossos processos psíquicos conscientes e inconscientes. Além disso, também têm conhecimentos especiais em táticas de guerra, ensinando a vitória sobre os inimigos

Como ele é encarregado de vigiar a entrada dos cemitérios ou qualquer lugar no qual haja pessoas enterradas, não existe trabalho ou despacho a ser realizado em um cemitério sem a presença de Exu Caveira.

Como Exu Caveira auxilia a vida das pessoas?

Exu Caveira

Sua principal função é o combate às energias negativas. Ele também faz o necessário para que os espíritos desencarnados não regridam em seus conhecimentos e possam evoluir.

Você conhece as 7 vibrações da umbanda? Saiba mais aqui!

Embora ele possa auxiliar os seres humanos em assuntos como sorte, dinheiro e amor, seu objetivo maior será sempre tratar de assuntos voltados ao desencarne.

Entretanto Exu Caveira é amigo e companheiro, capaz de realizar verdadeiros milagres e, caso mereçamos, de nos proteger para que não façamos uso indevido do nosso livre-arbítrio.

 

Pontos para Exu Caveira

1- Exu Caveira

“Portão de ferro, cadeado de madeira (2x)

Oi, no portão do cemitério quem manda é Exu Caveira (2x)”.

2- Ê, Caveira

“Ê, Caveira, firma seu ponto na folha da bananeira, Exu Caveira! (x2)

Quando o galo canta é madrugada

Foi Exu na encruzilhada, batizado com dendê

Rezo uma oração de trás pra frente

Eu queimo fogo e a chama ardente aquece Exu, Ô, Laroiê!

Eu ouço a gargalhada do Diabo

É Caveira, o enviado do Príncipe Lúcifer

É ele quem comanda o cemitério

Catacumba tem mistério, seu feitiço tem axé

Ê, Caveira!

 

Ê, Caveira, afirma ponto na folha da bananeira

Exu Caveira!

 

Na Calunga, quando ele aparece

Credo em cruz, eu rezo prece pra Exu, o dono da rua

Sinto a força deste momento

E firmo o meu pensamento nos quatros cantos da rua

Eu peço a ele que me proteja

Onde quer que eu esteja ao longo desta caminhada

Confio em sua ajuda verdadeira

Ele é Exu Caveira, o Senhor das Encruzilhadas

Ê, Caveira!

 

Ê, Caveira, afirma ponto na folha da bananeira

Exu Caveira!”.

 

3- Laroyê, Exu Caveira

“Na Calunga, quando ele aparece,

Credo e cruz, eu rezo prece

pra Exu, dono da rua.

Sinto a força deste momento,

E firmo o meu pensamento

nos quatros cantos da rua.

E peço a ele que me proteja,

Onde quer que eu esteja

ao longo desta caminhada.

Confio em sua ajuda verdadeira,

Ele é Exu Caveira, Senhor das Encruzilhadas.

Laroyê, Exu Caveira!”

Oração ao Exu Caveira

Exu Caveira

Oração para a saúde

“Estou enfermo(a), preciso de sua ajuda verdadeira. Sei que sofreu muito em vida, sofreu pelos caminhos que passou, da forte poeira áspera, somente ossos lhe restou, mas é neste momento de muita dor e aflição que imploro a sua proteção.

Cure-me de todos os males, seu Caveira, por favor!

Sei que na sua morada não tem cumeeira, mas tem uma forte porteira.

Sabendo que o sal queima como fogo, lançarei pedras de sal numa fogueira e certo(a) estarei que ficarei curado(a) de todo o mal, com fé nas suas forças, Exu Caveira."

Reza ao Exu Sete Caveiras

“Salve Exu Sete Caveiras,

Salve morador da kalunga,

Salve guardião dos espíritos caídos que residem nos domínios de Pai Omolu,

Nesta hora eu evoco sua presença para que me cubra com o seu manto negro, absorvendo todas as doenças do meu espírito.

Sete Caveiras, acolha os meus pedidos, para que, dentro das suas sete vibrações, eu encontre uma solução.

Guardião da kalunga, guarda minha casa com sua falange para que eu não possa ser atingido por inimigos visíveis e invisíveis.

Salve Exu, salve Sete Caveiras, salve morador da kalunga, salve guardião dos espíritos caídos que reside nos domínios de Pai Omolu”.

Por fim, embora haja muitos boatos de que o Senhor Exu Caveira é mau, principalmente por causa da sua aparência, isso não passa de história mal-contada. Esse ser é muito importante para a evolução dos espíritos humanos e trabalha a caridade para ver cada vez mais espíritos alcançando o caminho da luz.

Exu Caveirinha

Como citado anteriormente, entre as diversas histórias sobre o surgimento de Exu Caveira, a mais conhecida é sobre a vivência que ele teve no Egito. Seu nome era Próculo e ele vivia em uma aldeia próspera quando comparada com as demais.

Certo dia, por conta da inveja, o local foi antigido pelas aldeias vizinhas e Próculo foi queimado vivo junto com 49 pessoas. Essas, que desencarnaram junto com ele, formaram a falange principal de Exu Caveira. Nessa composição repleta de exus, Exu Caveirinha é um deles. 

É muito comum que associem o nome Exu Caveira a Exu Caveirinha, como se fossem um só. Porém, é importante reforçar o tipo de ligação que eles têm e o que os difere.

Conheça o Tarot dos Orixás

 

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.