Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Exu Tiriri: histórias e mistérios deste Orixá

Seja você um adepto às religiões umbanda ou candomblé, ou se é apenas um curioso sobre elas, há um nome em especial muito falado e até mesmo temido por aqueles que não o conhecem. Estamos falando de Exu!

Antes de explicarmos o que é o Mistério Exu Tiriri, é importante que você entenda o que é um Exu.

Exus são seres que trabalham à esquerda da Lei, ou seja, atuam no lado negativo, mas em serviço da Luz. Isso acontece porque há certos trabalhos, energias, espíritos, entre outras coisas que são densas demais para serem desfeitas pelos irmãos da Direita. Portanto o trabalho dos Exus é algo essencial para a cura e a limpeza de um consulente, e eles nada têm a ver com coisas malignas ou negativas como alguns pintam por aí.

Sendo assim, dentre os Exus há as falanges – ou seja, um grupo desses guias –, que trabalham em uma determinada força ou vibração, e então são denominados de acordo com sua falange. Temos, portanto, os Exus Caveiras, Exus Tranca-Ruas, Exus Tiriris, entre outros.

Os Exus Tiriris são de um mistério originado no Trono da Esquerda da Lei e trabalham na vibração de Ogum. Por isso é que esses seres trabalham na irradiação da Lei e da Ordem, atuando na vitalização da ordem e na retidão nos sete sentidos da vida.

Esses guardiões atuam, principalmente, quebrando, devolvendo e retornando, ou seja, quebrando demandas e trabalhos energéticos negativos; devolvendo o que é de cada um por direito; e retornando aquilo que foi feito para quem fez.

Exu Tiriri

Quando um consulente passa com um Exu Tiriri, ele é trabalhado de forma que seus negativismos internos sejam ordenados, as demandas sejam quebradas e os caminhos sejam abertos. Quando essa entidade se apresenta a alguém é porque a Lei Maior já ordenou o fim de uma ação negativa que existia na vida daquela pessoa.

Os Exus que trabalham dentro desse mistério recebem suas oferendas em encruzilhadas, principalmente as de terra e as das estradas de ferro, mas também podem solicitar que elas sejam feitas em uma pedreira, cachoeira ou campo aberto, dependendo da sua necessidade.

Além disso, o orixá Exu Tiriri é chefe da legião de Exus combatentes do mal e também atua nas Sete Irradiações Divinas, assim como a legião dos Setes, ou seja, Sete Catacumbas, Sete Caveiras, Sete Encruzilhadas, entre outros.

Exu Tiriri também tem uma forte ligação com Exu Mirim. Para melhor entendimento, é preciso dizer que Senhor Tiriri é o polo negativo do orixá Ibeji, ou seja, o orixá que rege os Erês, as ditas crianças de umbanda.

Essa entidade também é considerada o Senhor da vidência, é aquele que vê mais além, por isso é normalmente evocado na hora de jogar búzios, tanto na umbanda quanto no candomblé.

Outro nome que você pode ouvir ao fazer uma busca com o nome dessa entidade é Exu Tiriri Lonan, que, embora pareça ser alguém diferente, é apenas uma variação do nome de Tiriri.

Exu Tiriri Lonan, portanto, é descrito também como um Senhor que trabalha para o bem na linha da esquerda.

Seu principal trabalho é lutar contra espíritos malignos cobertos de escuridão ,como os Kiumbas, Eguns e Zombeteiros. Ele é um dos principais Exus que trabalha na linha de frente contra todos os espíritos maus.

Além de fazer o afastamento desses espíritos desequilibrados, ele também limpa, descarrega e trata os necessitados, tanto física quanto mentalmente.

Entenda o papel das pedras na Umbanda

Algumas características de Exu Tiriri

Exu Tiriri

Para os trabalhos, o Senhor Tiriri se utiliza de bebidas fortes, como whisky ou qualquer bebida de boa qualidade. Aqui é válido lembrar que a entidade se utiliza da vibração desse elemento para limpar e descarregar o consulente, jamais para embebedar-se ou embebedar o médium que está com ele.

Já para algumas limpezas de consulentes e ambientes, o orixá Exu Tiriri se utiliza de charutos. Ao fumar e jogar a fumaça no ar, ele está limpando tudo e todos que precisam dessa limpeza.

Sua roupagem normalmente consiste em uma capa – preta por fora e vermelha por dentro –, um chapéu de abas não muito largas também preto e, na mão, um bastão, bengala ou tridente.

Exu Tiriri das Encruzilhadas

Exu Tiriri

Dentro de uma linhagem de Exu há diversas lendas que trazem variações ao nome, como a do Senhor Exu Tiriri das Sete Encruzilhadas.

A lenda diz esse senhor viveu na Irlanda durante o século XVI. Ele era um mero camponês, humilde e formoso, que cometeu o pecado de se apaixonar por uma bela jovem, filha do senhor feudal do condado (algumas lendas dizem que a jovem era a filha de um rei) e o seu amor impossível foi a causa de uma grande desgraça, que o levou para a masmorra por vários anos, onde ele experimentou fome, tortura e todo o tipo de degradação humana.

Sua convivência com esses males o tornou um ser que era ao mesmo tempo caridoso e revoltado.

Hoje, ele vem trabalhar para a cura de todos os males e para combater todas as formas de vingança.

Descubra o poder dos búzios

Prece a Exu Tiriri

Senhor Exu Tiriri.

Tu, que emanas o poder sétuplo de Deus.

Tu, que tens o poder de abrir os caminhos, de guardar as encruzilhadas,

que domina o poder devolvedor, retornador e quebrador.

 

Pedimos vossas bênçãos em nossas vidas.

Quebre as demandas de nossos egos, de nossos pensamentos e sentimentos

negativos.

Devolva-nos a alegria, a força, a vitalidade, a ordem e a Lei.

Devolva-nos a prosperidade, a saúde e a paz de espírito.

Que, segundo nosso merecimento e nossas necessidades, tu possas nos fazer retornar

tudo o que nos foi retirado pela maldade de outros ou pela nossa

própria incapacidade.

 

Permita-nos receber vossa força para o trabalho, vitaliza nossa saúde

e proteja-nos dos ataques negativos.

 

Cubra-nos com vossa capa protetora vermelha e negra.

Coloque vossa lança tripolar e vosso tridente encantado para nossa

proteção.

Laroiê, Senhor Exú Tiriri!

Caso você deseje fazer essa oração em agradecimento ao Senhor Exú Tiriri, basta oferecer uma vela na cor preta ou bicolor preta e vermelha, acendendo-a em uma mata, um jardim ou à beira de um rio.

Pontos do orixá Exu Tiriri

Há mais do que dois pontos para esse Senhor, mas aqui você pode conferir dois dos mais conhecidos:

Deu meia-noite

A lua se escondeu,

Lá na encruzilhada dando a sua gargalhada Tiriri apareceu…

É iaroê, iaroê, iaroê… é mojubá, mojubá, mojubá

Ele é odara! Quem tem fé em Tiriri, é só pedir que ele dá…

 

Eu vi Exu dando gargalhada,

Com tridente na mão e sua capa bordada

Ele é Exu Tiriri

Morados lá da calunga,

Vai, firma seu ponto aqui (2x)

 

Salve o Mistério Devolvedor-Retornador de Exu Tiriri.

Salve o Mistério Quebrador de Exu Tiriri.

Salve o Mistério Abridor de Exu Tiriri!


Leia também: O tarot dos Orixás

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.