Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Exu Marabô: conheça a história do Orixá

Adepto da Umbanda ou Candomblé - ou não - há um nome que ouvimos falar com frequência quando o assunto são as religiões de origem africana. É do Exu Marabô que estamos falando!

Antes de explicar a história dessa poderosa entidade, é importante que você entenda o que é um Exu.

Esses irmãos trabalham à esquerda da Lei, ou seja, atuam no lado negativo, mas sempre a serviço da Luz. Portanto, Exu nada tem a ver com maldades, amarrações ou magias malignas, essa informação é equivocada. Na verdade, eles são muito importantes para a cura e limpeza dos consulentes - e também do ambiente - dentro dos terreiros de Umbanda ou Candomblé.

São figuras sérias e que precisam ser respeitadas sempre!

Agora que você já sabe o que é um Exu, vamos conhecer mais sobre a história, características, pontos, cantigas e preces ao Exu Marabô.

História de Exu Marabô

Há muito tempo atrás, um reino se encontrava em grande tristeza devido a uma doença que acometera a rainha.

O rei, que era perdidamente apaixonado por ela, já havia tentado de tudo e chamado médicos de vários lugares para tentar a cura, mas nada acontecia.

Certo dia, enquanto estava pensativo em seu trono, foi informado de que um homem negro queria falar com ele sobre a doença da rainha, porque dizia que sabia o que fazer para ajudar. Muito desconfiado, o rei permitiu que ele entrasse, afinal já havia tentado de tudo para a cura da sua amada.

Exu Marabô

Então, o rei foi surpreendido com o homem que se apresentou. Ele era negro, alto, forte, vestia apenas um pano enrolado em sua cintura e colares feitos de ossos de animais.

"Meu nome é Perostino, vossa majestade", disse o homem, "eu sei qual é o mal que atinge sua rainha, leve-me a ela e eu a curarei".

O rei se perdeu em pensamentos. Afinal, como aquele homem tão fora dos padrões curaria algo que nem os médicos mais renomados curaram? Mas, o desejo de ver sua amada bem era tanto que permitiu que o homem entrasse.

Por três noites, o homem permaneceu no quarto da rainha com ervas, pedras, animais e tudo o que tinha extraído da natureza. No quarto dia a rainha levantou e foi caminhar no jardim como se nada houvesse acontecido.

Ficaram tão felizes com a cura, que o casal tornou Perostino um homem rico e todos os casos de doença do castelo eram encaminhados para ele, que sempre os curava.

Logo surgiram comentários de que ele seria o primeiro ministro, apesar de sua cor e origem que ninguém conhecia. Ao tomar conhecimento disso, o rei ficou indignado, pois acreditava que um homem daquela cor poderia ser rico sim, mas nunca uma autoridade, e então pediu para que ele se retirasse do palácio.

O ódio tomou conta de Perostino que começou a arquitetar o seu plano de vingança ali mesmo, enquanto fingia humildemente que iria embora.

Contente por livrar-se do incômodo, o rei marcou um jantar para a mesma noite e sem que percebesse, Perostino colocou veneno na comida que seria servida e durante aquele momento, os reis caíram mortos sob o olhar cruel do algoz.

Sabendo que seria descoberto, fugiu pelas matas e se arrependeu profundamente do que fez. A dor em sua consciência assolou seus dias e um ano depois do acontecido, deixou a vida carnal por uma doença que cobriu seu corpo de feridas. Muitos anos passaram até que o homem encontrasse o caminho da luz que trilha hoje.

Depois de muito aprender, ele foi encaminhado para trabalhar em uma das linhas de Quimbanda em que está até hoje e tornou-se um espírito muito sério e compenetrado que atende a todos com muita dedicação.

Conheça os 7 caminhos da Mãe Iemanjá

Características de Exu Marabô

Exu Marabô é um dos mais conhecidos pelos espiritualistas. Essa entidade realiza trabalhos voltados às negociações, dinheiro, emprego, entre outros.

Servo de Xangô e também de Iemanjá, ele gosta de cerveja, Whisky, gosta de bons charutos e seu assentamento é sempre cheio de muito ferro, mais do que o normal, devido à ligação com a "rua" que ele tem.

Exu Marabô

São chamados "Exus de rua" aqueles que fazem trabalhos mais voltados ao âmbito material.

Sua aparência normalmente é representada por um homem alto, careca, moreno, envolto em uma capa vermelha e com uma barba preta, trazendo consigo um comportamento brincalhão e respeitoso.

A teimosia é uma das maiores características dessa entidade, entretanto sua teimosia vem em momentos necessários que o ajudam a ganhar as batalhas com seus inimigos.

Além disso, também são muito firmes em suas opiniões e não gostam de ser contrariados.

O orixá Exu Marabô dá muito valor ao amor verdadeiro e compreende o quanto isso é importante para a felicidade. Por isso, gosta de estar feliz ao lado de quem amam e faz tudo por uma pessoa quando vê que é amor verdadeiro.

Aprenda a história da Pomba gira Cigana e tudo que ela representa

Prece ao Exu Marabô

Exu Marabô, meu amigo e companheiro. Senhor forte e guerreiro, pajé, feiticeiro e mago, sei que pelos caminhos que passo e lugares aonde vou, tenho sempre a tua proteção. Neste momento de aflição e fragilidade, coloco minhas mãos no chão e firmo meu pensamento em ti, na certeza de que serei atendido na minha necessidade (fazer o pedido).

Confio em sua força e sei que sua capa cobre tudo, só não cobre a falsidade, o orgulho e a maldade. Senhor Marabô, Exu dono da minha porteira, senhor dos meus caminhos, esteio da minha fé, com a confiança que tenho, jamais estarei sozinho, pois tu me guias e acompanha nas lidas e dificuldades. Conto contigo senhor!

Oração de Exu Marabô para abrir caminhos

Se você está procurando por proteção e abertura de caminhos, experimente fazer uma oração ao Exu Marabô.

Essa oração irá te blindar contra energias negativas e ajudará para que somente coisas boas aconteçam em sua vida:

Exu Marabô

“Salvo estou

Salvo estarei

Meu guardião encontrei

Nos caminhos que andei

 

Marabô é rei

Marabô é senhor

Rezo uma Ave Maria para Senhora

Rezo um Pai Nosso para o Senhor

 

Nos cruzeiros, nos caminhos e nas matas

Onde sua falange trabalha

Sobre a espada de meu guia

Meus inimigos corta como navalha.

 

Fechado na frente

Fechado atrás

Fechado na esquerda

Fechado na direita

 

Fechado o caminho errado

Aberto o caminho correto

Meu inimigo fechado

Nas portas do cemitério

 

Nas matas saí

Nas matas entrei

Nas matas me encontro

Com meu guardião e rei

 

Na força de oxóssi

Na linha de umbanda

Senhor Marabô

Vence toda e qualquer demanda.

 

Com luz me benzo

Com fogo me faço

Pra quem me amarrou

Eu desfaço esse laço

 

Fechado estou

Meu corpo se cerrou

Pra quem me quer mal

Marabô acabou

 

Salva senhor,

Salve meu povo

Com fé em Oxalá

Meu caminho abro de novo.”

Pontos para o Orixá Exu Marabô

Exu Marabô

“Marabô iê

Marabô ia

Cadê Marabô – 2x

Cadê Marabô bara

CONGO”.

 

“Oh lua grande

Oh lua bonita

Sou Marabô de Bará

Exú Lonã

CONGO”.

 

“Ventou no canavial

Um trovão lá do céu ecoou

Salve Iansã, Xangô, Salve a coroa de Exú Marabô (2x)

CONGO”

 

“O luar O luar O luar

Todos são filhos da rua

Saravá as Pombo Giras

Seu Marabô e Tranca Rua

CONGO REPICADO”.

Desvende os mistérios de Exu, a poderosa figura da Umbanda e do Candomblé

Cantiga ao Exu Marabô

Exu Marabô

Capa e cartola preta, anel de ouro no dedo.

Charuto, fumaça clara, conhaque de casca rara.

É ele Seu Marabô.

Trabalha com mano e mana, pisa certo iao,

não brinca com Marabô.

Pisa certo iao, não brinca com Marabô.

Pisa certo iao, não brinca com Marabô.

 

Marabô, futuro e presente.

Marabô, presente e passado.

Marabô, a vida da gente, em cada búzio jogado.

Marabô, futuro e presente.

Marabô, presente e passado.

Marabô, a vida da gente, em cada búzio jogado.

 

Ah ha há. Ele trabalha é protetor.

Ah ha há. Capa e bengala é Marabô.

Ah ha há. Ele trabalha é protetor.

Ah ha há. Capa e bengala é Marabô.


Leia também: Conheça o Tarot dos Orixás

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.