por Equipe Horóscopo Virtual

Maiores entidades na Umbanda

A umbanda é uma religião que, em seus rituais, convoca espíritos para auxiliarem nos trabalhos de caridade que fazem em seus centros e terreiros. Esses espíritos são chamados normalmente de “guias espirituais” ou “entidades”. Para entender melhor com que tipo de energia cada um desses espíritos trabalha e pode ajudar, a umbanda classifica-os em grupos e denomina um nome para cada. Por isso, quando você vai a um centro de umbanda e conversa com um espírito de caboclo, por exemplo, sabe que ele trabalha com a mesma energia que outros espíritos chamados de caboclos em outros centros. E assim é com os outros grupos de espíritos.

Para entender melhor cada uma dessas “entidades”, veja abaixo as características de alguns deles:

Caboclo

Caboclos são espíritos que se apresentam com uma personalidade de índio. Eles falam como um índio e demonstram ter a sabedoria de quem tem o contato com a natureza. Trabalham muito com a energia do aprendizado. Gostam de ensinar através de metáforas e também entendem bem sobre estratégia.

Preto velho

O espírito chamado de preto velho se apresenta como uma pessoa de idade avançada, para demonstrar a sabedoria da ancestralidade que possui. O nome preto velho é usado porque faz referência aos escravos que passaram por duras provações e evoluíram e aprenderam através do sofrimento. Esses guias são sábios, te ensinam a humildade e têm o poder de trazer aprendizados que estão na sua mente inconsciente.

Erê

Erês são guias que se apresentam como crianças. Eles se mostram dessa forma porque trazem a energia da espontaneidade e sinceridade que uma criança possui. Conversar com eles é como conversar com uma criança, são bem diretos e claros, mas sem perder a alegria. Se você busca sinceridade, conversar com os erês pode te trazer o aprendizado que você precisa.

Exú e Pomba Gira

São guias que trabalham com a energia da comunicação e da vontade. Como excelentes comunicadores, conseguem conversar com qualquer tipo de pessoa. Possuem uma inteligência emocional bem evoluída, por isso, conseguem conduzir ajuda àqueles que pedem até mesmo nas situações mais delicadas.

Baiano

Os baianos são guias que trabalham com a energia do movimento e da criatividade. Eles são ótimos em colocar as energias em movimento quando você precisa de ajuda em alguma situação que esteja estagnada, travada. Possuem um alto astral muito grande e contagiam com a sua forma de encarar o mundo com alegria.

Marinheiro

Os marinheiros possuem a fluência com as energias emocionais. Por isso, são ótimos para ajudar em situações em que a pessoa precise conhecer e vivenciar melhor as suas emoções. Conseguem levar calma e paz de espírito aos que estão emocionalmente transtornados, além de saber guiá-los por um caminho seguro sobre as emoções.

Ciganos

Os ciganos são guias que sabem lidar com a energia da liberdade e da prosperidade. Eles podem ajudar em questões ligadas a fontes de riqueza e liberdade de espírito. Também são ótimos guias para ensinar o valor do desapego e da importância da vida em comunidade.


Artigo escrito por Ricardo Sturk.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.