Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Pai de Santo: Conheça sua importância

A escravidão simboliza um período muito cruel não só do Brasil mas do mundo inteiro.

Esse acontecimento apresenta consequências que reverberam até os dias de hoje, como o racismo e a desigualdade racial.

Nesse cenário, algumas religiões de matrizes africanas foram trazidas para o Brasil juntamente com os indivíduos que foram forçados a vir para cá. Mesmo em um momento desolador e muito difícil, eles não desistiram daquilo que acreditavam e preservaram ao menos um pouco de sua cultura original.

O candomblé e a umbanda, por exemplo, ganharam bastante força, inicialmente no Nordeste. Apesar de ser considerada uma doutrina proibida, já que o catolicismo era considerado oficial, isso não impediu que as divindades fossem esquecidas ou deixassem de ser cultuadas; essas celebrações eram feitas secretamente, de maneira disfarçada.

Atualmente, é possível ver pessoas adeptas dessa religião em diversas regiões do país, o que mostra o aumento de sua popularidade. Assim como outras religiões, essas também possuem alguns personagens importantes. Enquanto o catolicismo possui o padre, por exemplo, o candomblé e a umbanda possuem o pai de santo.

Entretanto, os dois fiéis não atuam da mesma forma, até porque estamos tratando de crenças diferentes. Por esse motivo, o Horóscopo Virtual criou um artigo que lhe explica tudo sobre essa figura tão importante para essas religiões. Confira!

O que é pai de santo

Saiba as diferenças entre Candomblé, Umbanda e Quimbanda

O pai de santo é considerado a alma de um terreiro, já que ele representa tudo o que é oferecido naquele local sagrado.

Também chamado de babalorixá, ele recebe um chamado para poder exercer essa atividade. Ou seja, não é qualquer pessoa que pode se autointitular como pai de santo; é preciso que ele seja espiritualmente elevado e passe por uma série de preparações. Normalmente, ele é treinado para isso desde a sua infância.

Dentro da religião, ele é responsável por guiar todos os adeptos, tornando-se uma figura muito importante na vida deles. Além disso, ele também realiza a manutenção de um terreiro, garantindo que tudo saia como esperado durante as sessões.

Atencioso e sempre disponível, o pai de santo nunca para de estudar. Assim, ele está sempre preparado para oferecer conselhos para aqueles que o procuram, chamados de filhos de santo. Altruísta, ele nunca coloca os seus desejos ou interesses em primeiro lugar.

Pai de santo – candomblé

O candomblé é uma religião africana bastante popular no Brasil. Apesar de ter passado por algumas modificações e alterações para se adequar à realidade em que as pessoas viviam, vários de seus aspectos continuaram os mesmos.

A figura do pai de santo, por exemplo, é extremamente importante. Isso porque, além de oferecer aconselhamento para os adeptos, todos os rituais são liderados por ele. A hierarquia da religião é sempre muito bem definida, e o pai e a mãe de santo estão sempre no topo.

Ele é sempre procurado quando há algum problema e, normalmente, possui conexão maior com algum orixá, que encarna nele durante os rituais.

Exu - uma figura do candomblé e Umbanda

Lista de pais de santo honestos

Encontrar um pai de santo com o qual a gente se sinta confortável pode ser uma tarefa bastante difícil. Por isso, é muito comum que as pessoas procurem por uma lista que indique quais são aqueles em que elas podem confiar ou não.

Entretanto, essa tarefa pode ser um pouco complicada de ser realizada. Isso porque cada pessoa possui uma percepção diferente e única, e o que é bom para ela pode não ser para você. Por isso, em vez de lhe oferecer uma lista, decidimos explicar quais são as principais características que fazem um pai de santo ser confiável.

Em primeiro lugar, é preciso ter a certeza de que ele faz o que faz sem nenhum tipo de intenção. Além disso, somente a bondade de seu coração não é suficiente para que ele exerça esse papel de grande importância; ele deve ter estudado bastante e não pode ter abandonado a procura pelo conhecimento, pois ela deve ser constante.

Ao mesmo tempo, você pode observar se ele é receptivo, se ele mostra interesse pelo bem- estar de seus filhos, se esses filhos se sentem equilibrados e se ele aceita ser questionado. Para completar, a sua percepção pessoal também é muito importante e deve ser levada em consideração. Mesmo que tudo pareça bem, aquilo que você sente tem que ser respeitado. A sua intuição, afinal, possui grande valor!

Pai de santo famoso

Para finalizar este artigo, achamos interessante mostrar como os pais de santo são figuras importantes ao mostrar-lhe um que é muito famoso e continua a ser lembrado, mesmo após sua morte. Até as pessoas que não são adeptas do candomblé e da umbanda sabem quem foi ele.

Bita do Barão, maranhense, iniciou os seus estudos dentro da religião com apenas 5 anos de idade. Desde pequeno ele mostrou grande aptidão para ser pai de santo e, dessa forma, foi treinado para tal.

Por causa de seu trabalho impressionante, ele acabou se aproximando da família Sarney e, assim, se tornou bastante famoso não só no Brasil mas no mundo todo. Com 106 anos, ele faleceu em 2019, mas será lembrado para sempre!

Relações entre os orixás e os santos católicos

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.