por Equipe Horóscopo Virtual

Os 7 caminhos de Iemanjá

Um dos orixás que mais fascina e encanta o povo brasileiro é Iemanjá. A rainha do mar acolhe todos os seus filhos e traz conforto para aqueles que buscam a sua energia. Levando em conta o tamanho do litoral brasileiro, faz sentido que o orixá associado ao mar seja muito cultuado e adorado por essas terras.

Porém, apesar de ser muito conhecida, quando estudamos sobre os orixás, é comum encontrar informações das mais diversas e por vezes até mesmo conflitantes. Isso acontece porque o culto aos orixás veio de várias regiões diferentes da África, onde cada orixá era cultuado de uma forma diferente e podia até mesmo apresentar características diferentes. Somando isso ao sincretismo que foi feito no Brasil, Iemanjá pode ser conhecida por diversos aspectos. Em algumas vertentes da Umbanda e do Candomblé dizem que existem 7 caminhos de Iemanjá. Esses caminhos representam as 7 qualidades da rainha do mar. Vamos conhecer cada um deles.

Iemanjá Awoyó 

A qualidade de Iemanjá que veio antes de todas. Se apresenta como a primogênita. Ela usa sete saias e trajes ricos e defende seus filhos até mesmo precisando fazer guerra. Mora em um lugar distante no mar. E, quando vai passear, utiliza várias joias e adornos.

Iemanjá Oketé

Mora nos recifes da costa litorânea. Mas podemos sentir sua energia tanto no rio, no mar, em lagos e até mesmo nas matas. Como Oketé, Iemanjá é esposa de Ogum, o orixá das guerras. Como parceira de Ogum, ela também assume uma postura guerreira e não nega trabalho ou qualquer confronto.

Iemanjá Mayaleo 

É o aspecto de Iemanjá que mora nos bosques, perto de poços e mananciais de água. É vista como feiticeira e se assemelha ao orixá Oxum. É tímida e discreta. Mantém um bom relacionamento com o orixá Ogum.

Iemanjá Ayabá 

É a qualidade de sabedoria de Iemanjá. Ela também é vista com o seu poder através do seu olhar forte e de uma postura elevada. Dizem para tomar cuidado com essa qualidade de Iemanjá, pois ela tem o poder do convencimento com as palavras, por isso o que se pede para Ayabá, dificilmente ela voltará atrás com o pedido.

Iemanjá Konlé

Pode ser sentida a sua energia na espuma do mar e na ressaca da maré. É o aspecto navegante de Iemanjá e por isso é comum sentir a sua presença em barcos e grandes navegações.

Iemanjá Akuara 

É a energia de Iemanjá quando o mar encontra o rio. Por isso ela também apresenta características de Oxum. Vive na água doce e gosta da paz e alegria. Não faz mal aos outros e cuida dos doentes, além de preparar remédios.

Iemanjá Asesu

É a energia de Iemanjá que sentimos nas águas turvas e difíceis de enxergar. Ela pode se propagar por qualquer água e tem contato com os mortos. É vista como o aspecto de Iemanjá mais sério e trabalhador. 


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.