Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

22 caminhos da Árvore da Vida e o Tarot

Você sabe o que é a cabala? A cabala nada mais é do que uma tradição judaica que ensina as percepções mais profundas da nossa interação com o mundo e o propósito da criação, inclusive ensina fatos sobre a cosmologia judaica. Uma das vertentes dessa tradição se encontra com o tarot e, com essa combinação, nós conhecemos a Árvore da Vida. 

A árvore da vida é uma estrutura que visa compreender o mundo físico, emocional e espiritual. Ela pode tanto ser usada para o entendimento do cosmos quanto do ser humano. Nessa árvore, nós encontramos 10 círculos — chamados de sefirot — que representam dez atributos divinos:

Malchut — Mundo físico, representa o mundo percebido pelos 5 sentidos;

Yessod — Segunda dimensão, onde se encontra a base e o fundamento de nossas atitudes;

Hod — Dimensão que visa o autoaperfeiçoamento;

Netsach — Dimensão ligada à permanência, à necessidade de insistir e confiar em determinado caminho;

Tiferet — Nessa dimensão, encontramos a contemplação e todos os aspectos relacionados à beleza, harmonia e equilíbrio;

Guevurá — Dimensão ligada à disciplina e ao nosso desejo de receber algo em troca pelo nosso esforço;

Chessed — Dimensão relacionada à misericórdia e ao desejo de compartilhar;

Hokmah — Esse sefirot representa o segundo estágio da criação: a sabedoria;

Biná — Nessa dimensão, encontramos o foco do entusiasmo, alegria e a porta para acessar o mundo infinito;

Keter — Tudo é possível nessa dimensão, ela é mais conhecida como dimensão do mundo infinito.

Leia também: 10 ensinamentos da Cabala

Todos os sefirot estão ligados às 10 cartas numeradas dos arcanos menores, que trazem mais detalhes sobre as nossas ações, escolhas e influências. E os 22 caminhos — as linhas que ligam os sefirot — estão ligadas às 22 letras do alfabeto hebraico ao mesmo tempo em que estão associadas aos 22 arcanos maiores, representando as nossas diretrizes divinas e possíveis destinos.

Caminho Keter - Hokhmah 

Conhecido por ser o caminho da inteligência e evolução, ele está relacionado com o Arcano I - O mago (ou 0 - O louco). 

Caminho Keter - Binah 

O caminho da transparência, que nos faz ver as coisas como elas são. Está relacionado ao Arcano II - A Papisa (ou I - O mágico, o mago do poder).

Caminho Keter - Tiferet 

Esse caminho é o que unifica o espírito com a nossa individualidade e está relacionado com o Arcano da Magia III - A Imperatriz (ou II - A Papisa, Sacerdotisa).

Caminho Hokhmah - Binah 

Esse caminho representa o suporte do espírito e está associado à carta O Imperador ou A Imperatriz.

Caminho Hokhmah - Tiferet 

Esse caminho traz a ideia da criação, das trevas e como evoluir nessa caminhada. Essa liga corresponde ao Arcano O Papa (ou O imperador, ou A Estrela).

Caminho Hokhmah - Hesed 

Esse caminho nos propõe a ligação do amor e da sabedoria, para assim aprender a servir de maneira impessoal. A carta correspondente a esse caminho é O Enamorado (ou O Papa).

Caminho Binah - Tiferet 

Esse caminho está ligado à nossa fé, tanto a Deus quanto a nós mesmos. Sua carta correspondente é O Carro (ou Os Namorados).

Caminho Binah - Gevurah 

Esse caminho representa a nossa necessidade de encontrar a harmonia entre nosso espírito e nossa individualidade. A carta relacionada com essa ligação é A Justiça (ou O Carro).

Caminho Hesed - Gevurah 

Esse é o caminho da aceitação e do suporte da individualidade. Sua carta correspondente é O Eremita (ou A força).

Caminho Hesed - Tiferet 

Esse caminho representa o ponto de equilíbrio entre a força (poder de ação) e a nossa individualidade. A carta que simboliza esse caminho é A Roda da Fortuna (ou O Eremita).

Caminho Hesed - Nezah 

Esse caminho traz os ideais e as aspirações do ser humano. Sua carta correspondente é A Força (ou A Roda da Fortuna).

Caminho Gevurah - Tiferet 

Nesse caminho, encontramos as nossas virtudes espirituais sendo desenvolvidas. A carta que representa essa ligação é O Pendurado (ou A Justiça).

Caminho Gevurah - Hod 

Esse caminho nos propõe um aspecto espiritual ligado a um julgamento, compreendendo o sacrifício das ideias e padrões do passado. Sua carta correspondente é O Sem Nome, A foice (ou O Pendurado).

Caminho Tiferet - Nezah 

Esse caminho propõe o fim dos nossos impulsos a fim de elevar a nossa individualidade. Sua carta correspondente é A Temperança (ou A Morte).

Caminho Tiferet - Yesod 

Esse caminho propõe uma via de mão dupla com a nossa personalidade e individualidade a fim de elevar a nossa consciência espiritual. A carta que representa essa ligação é O Diabo (ou A Temperança).

Caminho Tiferet - Hod 

Esse caminho propõe a superação de nossos limites tendo em vista o caminho da sabedoria. Sua carta correspondente é A Torre (ou O Diabo).

Caminho Nezah - Hod 

Esse caminho liga o nosso pensamento com a nossa capacidade de ação, sendo o principal suporte da nossa personalidade. A carta que simboliza essa ligação é A Estrela (ou A Casa de Deus).

Caminho Nezah - Yesod 

Esse caminho traz a nossa imaginação sendo convertida para o nosso mundo subconsciente. Sua carta correspondente é A Lua (ou O Imperador).

Caminho Nezah - Malkhut 

Esse caminho está ligado ao corpo humano e os seus instintos, principalmente os sexuais. A carta que simboliza esse caminho é O Sol (ou A Lua).

Caminho Hod - Yesod 

Esse caminho está relacionado à inteligência coletiva e ao esclarecimento do universo. Sua carta correspondente é O Julgamento (ou O Sol).

Caminho Hod - Malkhut 

Esse caminho é o que difere o homem dos demais animais, pois ela se refere à instrução a nível mental. Sua carta correspondente é O Louco (ou O Julgamento).

Caminho Yesod - Malkhut 

Esse caminho representa a casualidade em um plano mais elevado e a aceitação do limite do espírito. A carta que simboliza essa ligação é O Mundo (ou O Louco).

Com o entendimento dos caminhos e sefirot junto à interpretação das cartas, é possível chegar a uma compreensão maior do mundo físico, emocional e espiritual de cada um. Ainda que “o Tarot e a Cabala” seja um campo de pesquisa aberto, pois muitas hipóteses nem sempre estão de acordo com a tradição cabalística. 


Artigo escrito por Amanda Magliaro da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.