por Renata Nanô Sottero

3 passos para vivenciar o aspecto positivo do arcano 12 – O Enforcado

Geralmente, quando o arcano do Enforcado se apresenta em uma jogada de cartas, uma energia densa e negativa, até uma certa tristeza, é percebida no ambiente. Isso porque essa carta espelha momentos de sacrifícios e renúncias, perdas e, de alguma forma, sofrimento. É um momento em que abrimos mão de alguma coisa em benefício de algo maior. Esse sacrifício consciente pode ser sentido fisicamente. Quando isso acontece, há perda de energia e desgaste físico.

Muitas vezes esse sofrimento é resultado de escolhas malfeitas, falta de planejamento, falta de foco. Outras vezes, ele é fruto da própria teimosia, quando o indivíduo se prende aos condicionamentos.

Existe uma grande capacidade de doação enfrentando os desafios na forma de missão. Quando essa energia é vista dessa maneira, o indivíduo pode usar essa força como alavanca para alcançar o que deseja. Essa é a força do sacrifício consciente. Entretanto, quando o indivíduo não usa essa força como alavanca positiva, os desgastes físicos e emocionais facilmente se convertem em doenças psicossomáticas e, em seguida, doenças físicas.

É muito importante ter consciência de que quando você faz algo que contraria seus valores e seus princípios, seu corpo adoece. Muita energia é direcionada para o lado emocional e físico, e isso gera um desequilíbrio no funcionamento dos outros corpos.

Para ajudar nesse processo, apresento abaixo uma técnica muito interessante que eu utilizo bastante no dia a dia e também com os meus clientes. É uma técnica adaptada por Eliana Dutra e se chama: Ovo Frito no Prato. Para entender melhor, visualize um ovo frito em um prato. Dessa forma teremos a gema do ovo, a clara do ovo e o prato.

A gema do ovo representa tudo aquilo que você controla.

Quando você se coloca na situação do enforcado e se permite viver esse estado de sacrifício consciente, é importante que você tenha consciência do motivo que te leva a manter-se nesse estado. Por que estou fazendo isso? Qual a importância disso? E qual o impacto dessa atitude na minha vida pessoal, profissional, nos relacionamentos e qualidade de vida?

Tendo consciência dessas respostas, reflita sobre o que você pode controlar em relação ao seu estado físico, emocional e nos relacionamentos. Lembre-se que deve depender única e exclusivamente de você.

A clara do ovo representa tudo aquilo que você pode influenciar.

Identificado o motivador principal desse comportamento e as consequências dele, é preciso identificar o q ue pode ser feito para amenizar os impactos desse momento. Após uma avaliação do estado físico e emocional, procure identificar formas de transformar esse sacrifício em algo positivo. Por exemplo: emocionalmente, ressignificar esse momento como missão ao invés de sacrifício, pode influenciar a forma como os hormônios circulam pelo seu corpo e favorecer um estado mental mais positivo. Levante opções e liste tudo aquilo que você influenciar.

Finalmente, o prato representa tudo aquilo que você nem controla e nem influencia.

Considero esse passo o mais importante e impactante, pois quando você traz a consciência para aquilo que não depende nada de você, que você não pode exercer nenhum poder sobre aquilo, você libera energia para direcionar para os passos anteriores. Sabendo que você não pode fazer nada em relação à previsão do tempo, por exemplo, ao invés de reclamar e drenar sua energia, pense em como transformar esse fato em algo que gere um resultado positivo, pode ser físico, emocional, etc. Você é que vai saber o que funciona melhor para você mesmo.

Experimente vivenciar essa técnica e aproveite a energia do enforcado para superar momentos críticos com resignação. 

Renata Nanô Sottero

+ artigos

"Inspiro pessoas a descobrirem um sentido para suas vidas e realizarem suas metas e objetivos mais elevados.”

Criadora do P.M.D.H. (Processo Místico de Des. Humano), é Coach e possui conhecimentos em Tarô, Astrologia, Numerologia, Psicologia e Florais.

Site: processomistico.com
Facebook: Processo Místico de Desenvolvimento Humano
Telefone: (11) 9 8401-0841
Email: [email protected]

site Processo Místico

facebook Página

fone (11) 9 8401-0841

email [email protected]