por Equipe Horóscopo Virtual

Histórias em quadrinhos retratam religiões afro-brasileiras

Qual é o seu super-herói favorito? Agora pense na aparência dele. Há uma boa chance de ele ser branco e com traços de quem nasceu nos Estados Unidos ou na Europa. Claro que você pode gostar de heróis dos mais diversos tipos, mas já reparou que a maioria deles seguem um padrão de aparência que não é o que temos aqui no Brasil?

Nessas horas é que pensamos sobre a importância de valorizar a nossa cultura. Importamos tanta coisa de outros países e às vezes esquecemos como temos elementos culturais tão ricos e interessantes por aqui. Levando em conta o universo das histórias em quadrinhos, é claro que temos muito mais heróis de fora, pois lá a quantidade de artistas que criam quadrinhos é bem maior do que aqui. Felizmente, com a internet, estamos conhecendo muitos artistas brasileiros que podem mudar essa realidade.

Esse é o caso do quadrinista baiano Hugo Canuto. Ano passado, o seu trabalho foi divulgado na internet por ele ter recriado a capa dos quadrinhos de “Os Vingadores”, mas trocando os personagens por orixás da cultura afro-brasileira.

Ele batizou sua criação de “The Orixás” e trocou o Capitão América pelo orixá Xangô e o Homem de Ferro pelo orixá Ogum. A ideia veio da vontade de Hugo juntar duas paixões: a paixão pela cultura brasileira e a que tem pelas histórias em quadrinhos.

Se pararmos para pensar nos mitos e nos inúmeros contos que temos da cultura afro-brasileira, faz todo o sentido transportar os contos dos orixás para uma forma mais moderna de cultura, onde os jovens poderiam conhecer mais sobre a cultura brasileira, mas de uma forma mais leve e divertida. Dessa forma, quem sabe o quadrinista baiano não seja uma inspiração para que mais artistas valorizem a cultura brasileira e suas raízes e podemos ter cada vez mais obras que se inspirem no que temos de melhor por aqui, sem precisar importar tanta coisa de outros países.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Hugo Canuto, visite seu site oficial.

E se você é artista, que tal se inspirar no exemplo de Hugo e criar algo que possa valorizar a nossa cultura? Todos nós agradecemos por essa bela iniciativa! :) 


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.