Compartilhar

por Daniel Rama

Experimentando a si mesmo

Você já deve ter escutado que o ser humano tem em média 60 mil pensamentos por dia. Sim 60 mil pensamentos! Você já parou para prestar atenção neles? No que pensamos? De onde eles surgem? No que eles se transformam? Somos o que pensamos!

Estamos tão alucinados na correria do dia a dia, que fazemos tudo sem prestar atenção, no automático e sem estar no momento presente, condicionados aos nossos atos, estagnamos a nossa vida. 

Te pergunto: Se você tem 60 mil pensamentos por dia, e que multiplicados por 1 ano temos um número de 21.900.000 pensamentos, por que pensamos sempre nas mesmas coisas? Vejo muitas pessoas reclamarem, dizendo que suas vidas são ruins, que gostariam que algo mudasse, que algo novo acontecesse, mas como isso é possível se fazemos exatamente as mesmas coisas todo o santo dia?

Enquanto ficarmos viajando pelas fantasias da mente, nossa vida vai continuar a passar e situações que odiamos continuarão a se repetir, nos atrapalhando cada vez mais. Até quando você vai adiar a sua felicidade e continuar a viver algo que não deseja? Se temos a possibilidade de ter acesso a tantas informações que existem dentro de nós, por que ficamos engessados mentalmente? Seria comodismo? Conformismo? Falta de atitude? Falta de conhecimento?

Seja lá qual for a resposta, sua vida não mudará até que você tenha força e determinação para cuidar melhor de si mesmo, olhando para o seu eu interior e escutando realmente o que existe dentro de você, sussurrar em meio a essas turbulentas vozes dentro da sua mente. Para que nossa vida mude, temos que romper essas barreiras dentro de nós, romper com essa programação mental que nos "ensinou" o como pensar e agir, e tudo o que você vai precisar  fazer para mudar é amor próprio e dedicação com alguém muito importante. Você mesmo!
 
Cito aqui alguns caminhos que podem ser vivenciados, para que você mesmo possa tirar as suas próprias conclusões. Mas para que você sinta as mudanças em sua vida, será necessário estar consciente e desperto o tempo todo.

- Experimente quando acordar, ao colocar os pés no chão agradecer pela sua noite de sono e desejar que seu dia seja lindo e abençoado;

- Experimente dar um sorriso logo cedo para si mesmo enquanto escova os dentes, e se olhando no espelho dizer que se ama; 

- Experimente tomar o seu café da manhã de uma forma diferente, talvez em outro lugar, comendo outra coisa;

- Experimente fazer caminhos diferentes para o seu trabalho;

- Experimente dizer coisas novas, palavras mais amorosas;

- Experimente escutar músicas de boa qualidade;

- Experimente passar o dia sem praguejar, sem reclamar;

- Experimente agradecer a natureza e a todos os animais por deixarem a sua vida e o planeta Terra mais belo e colorido;

- Experimente se permitir conhecer pessoas novas;

- Experimente ler um bom livro;

- Experimente ao chegar em casa, após tomar um banho, sentar-se em um local silencioso, fechar os olhos e por apenas cinco minutos prestar atenção em si mesmo, prestando atenção na sua respiração e em seu corpo;

Experimente… É o que eu posso te dizer. Experimente a si mesmo. Preste mais atenção em seus pensamentos, sem se envolver, sem se deixar levar. Observe. Apenas observe.

Perdemos a maior parte da nossa energia e tempo pensando em coisas que não queremos, em coisas que nos incomodam, em problemas que talvez nunca venham a existir. Sim! Perdemos muito tempo de vida nisso ao invés de pensarmos em coisas que nos fazem bem, em coisas que realmente queremos e que nos dão prazer de viver. Quando se pegar pensando em algo que não quer, foque a sua atenção no agora, foque em algo de bom, em algo que você realmente quer.
  
Professor Hermogenes certa vez citou uma frase sábia:  "Não existe empresa mais importante do que a nossa própria vida". Leve mais a sério a si mesmo. Faça algo por você. Faça esse exercício por 30 dias, sem intervalos, totalmente consciente, plenamente, sentindo de verdade a vida em você e algo irá se transformar.

Encontre dentro de você a sua autorrealização e sua paz. Ela existe e te espera há muito tempo, de braços abertos. Acesse-a e vá ser feliz!

Compartilhar

Daniel Rama

+ artigos

Daniel Rama é coordenador da Rádio Praia e responsável pelo Projeto Gatinho Zen que cuida de gatos de rua em Arraial d'Ajuda, Bahia. Formado pela tradicional escola Humaniversidade Holística comoTerapeuta Corporal Tântrico, Reiki, Deeksha, Curadores Energéticos entre muitos outros.

Fez parte do transformador curso Anima Soma.

Ministra curso de massagens e autoconhecimento para casais, além de divulgar e introduzir o vegetarianismo e veganismo a todas as pessoas que o procuram.

Possui outro Projeto chamado Aldeia do Despertar, onde leva para diversos locais do Brasil seu espaço de música, cultura alternativa, consciência, relaxamento, cura e redução de danos. Teve seu projeto instalado em grande eventos como a Mystic Fair e Virada Esotérica.

Participou do Festival Mundial da Paz, Festival Universo Paralello entre muitos outros levando mantras ao chill out.
Coordenou o espaço de Cura no Festival Mundo de Oz por duas edições.