por Equipe Horóscopo Virtual

Conheça a Ayurveda!

Equilíbrio entre a mente, o corpo e o espírito. Harmonia com os outros seres, com a natureza e com o universo. Quem não deseja se sentir assim? É exatamente isso que a medicina ayurvédica, ou a Ayurveda, te ajuda a conquistar.

A Ayurveda é uma técnica desenvolvida na Índia, que busca a saúde equilibrada entre atman (espírito), manas (a mente) e prãna (o físico). Ou seja, o equilíbrio perfeito que te faz se sentir pleno. Essa é considerada a verdadeira lógica da vida — tanto é que, por isso, Ayurveda significa “ciência (veda) da vida (ayur)” em sânscrito.

A ciência da vida, ou seja, a Ayurveda faz muito mais do que cuidar de doenças. Para essa técnica, o importante é cuidar do bem-estar e da plenitude pessoal como um todo. Ou seja, você cuida de você sempre, assim descobre qualquer desequilíbrio muito antes de chegar a uma fase destrutiva.

Para a Ayurveda, as doenças se iniciam antes de atacar o seu corpo físico e, por isso, é tão importante cuidar da sua parte espiritual e da sua mente, para que seu tripé esteja em harmonia — corpo, mente e espírito.

A Ayurveda busca a vitalidade e a vida longa com qualidade. O objetivo é viver sempre em expansão, de forma próspera, liberta de vícios e com a mais pura forma de felicidade — ou seja, na harmonia do tripé.

E como a Ayurveda age? Essa técnica da medicina utiliza diversas ferramentas para encontrar o equilíbrio: massagens, óleos medicinais, reeducação alimentar, fitoterapia (uso de plantas medicinais), uso de minerais e pedras preciosas, recomendações físicas (como meditação e yoga), entre outras ferramentas, além da recomendação de hábitos de vida saudáveis.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) reconhece a medicina ayurvédica como de fato uma ciência, que é inserida na medicina tradicional da Índia, local onde a técnica foi criada. Acreditando ou não em medicinas complementares e alternativas, a Ayurveda estimula o autocuidado e o autoconhecimento. Com isso, você conseguirá perceber quando não estiver em sintonia consigo mesmo, quando algo não estiver em equilíbrio e, a partir de então, se cuidar.

Vale lembrar que a Ayurveda deve ser considerada uma forma de terapia complementar à tradicional. Ela busca o autoconhecimento, autocontrole e cuidado consigo para prevenir desequilíbrios e doenças. Porém, se algo for detectado e houver recomendação médica para outros tipos de tratamento, isso não deve ser ignorado. Converse sempre com o seu médico e siga orientações profissionais. 


Artigo escrito por Giovanna Frugis da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.