Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Constelação Cepheus

Cepheus é uma constelação que fica no hemisfério norte do céu. Tem como principais estrelas Alderamin, Alphirk e Alrai. E sua estrela mais brilhante é a Alpha Cephei. Essa constelação foi uma das descobertas do astrônomo egípcio Ptolemeu, no século II.

Cepheus serviu de inspiração para os gregos enriquecerem a sua mitologia com mais um personagem icônico. Nas lendas gregas, Cepheus foi um rei fenício, numa época onde reinou no território africano que hoje fica a Etiópia.

Apesar de seu poder como rei, o que chamava a atenção em seu reino era a beleza de sua filha, Andrômeda. Ela sabia que era bela e não tinha medo de expor sua beleza, o que trouxe problemas para ela. As Nereidas, que eram mulheres filhas do deus do mar, Nereu, invejavam a beleza de Andrômeda e não suportavam conviver com a ideia de uma mulher mais bela do que elas. Dessa forma, fizeram o possível para que o deus mais poderoso dos mares as ouvissem. Foi então que Poseidon se compadeceu da dor dessas mulheres.

Poseidon enviou um monstro marinho, uma gigantesca baleia, para assolar a região costeira do reino de Cepheus e se aproveitou do caos gerado para sequestrar a bela Andrômeda. Ela foi acorrentada numa rocha no meio do mar e assim descobriu a dor por ter nascida bela demais.

Cepheus, angustiado com o sequestro da filha, foi consultar o oráculo Ammon para saber o que fazer. O oráculo previu que o deus Poseidon só libertaria Andrômeda se Cepheus a oferecesse em sacrifício para a baleia monstruosa. Foi então que o rei entrou em desespero. Ou sua filha ficava aprisionada ou morreria num sacrifício para um monstro.

Mas, como o destino nos mostra, os reis têm a sorte a seu favor. E foi assim também com Cepheus. O herói Perseu se apaixonou por Andrômeda e conseguiu derrotar a baleia gigante para libertá-la de seu cativeiro. Se a beleza de Andrômeda a condenou, por outro lado, também a libertou através de um grande caso de amor.

E, hoje, quando olhamos para o céu, podemos enxergar a tranquilidade da constelação de Cepheus, assim como a tranquilidade de um rei que tem a sua rainha, a constelação de Cassiopeia, e a sua filha, a constelação de Andrômeda, por perto.


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.