por Equipe Horóscopo Virtual

De olho na lua: entenda o ciclo lunar

A lua varia de acordo com a sua posição em relação à Terra e ao Sol. Costumamos a classificar as fases da lua nos baseando na mudança aparente da parte que conseguimos visualizar. 

O clico lunar também é chamado, por astrólogos, astrônomos e estudiosos de área, de lunação. O ciclo completo dura pouco mais de 29 dias para se completar. 

As fases da Lua para ciência

Ao executar seu trajeto ao redor da Terra a Lua passa por graduais mudanças. Essa mudança é dividida em quatro etapas principais: Lua Nova, Quarto Crescente, Lua Cheia e Quarto Minguante. 

Na Lua Nova quase não conseguimos ver a Lua, seu posicionamento encontra-se com  sua face totalmente voltada para Terra, tornando impossível sua observação. Já na fase Quarto Crescente conseguimos apreciar metade do satélite. 

A Lua Cheia, como o próprio nome já diz, possibilita a visão de todo o satélite. Durante esta fase conseguimos admirar 100% de sua cor e brilho. E por fim, no Quarto Minguante, a sombra da lua projetada torna possível a visão também de apenas metade, sendo a metade oposto da vista no Quarto Crescente. 

As fases da Lua para Astrologia

Segundo estudos, as fases da lua possuem forte influência. Muitas destas influências podem ser vistas na agricultura em períodos de plantio e colheita, no crescimento dos cabelos e nos períodos de gestação e parto da mulher. 

Muitos acreditam que a Lua é capaz de mobilizar nossas emoções e guiar nossos sentimentos e decisões. 

A Lua também atua diferentemente em cada signo, proporcionando momentos bons e ruins para áreas como os negócios, amor, saúde, entre outros. 

As fases da Lua

Lua Nova

A Lua Nova traz para o momento a fase ideal para meditar e reavaliar situações inacabadas. O período da lua deve ser utilizado para se organizar e traçar metas, estratégias e planos.

Esta fase também é boa para realização de mudanças nos cabelos. Mulheres que queiram repaginar o visual aproveitem a Lua Nova para fazer reflexos, coloração ou permanentes. 
Dica: Momento ideal para refletir antes de expor suas ideias ou tomar decisões importantes.  

Lua Crescente

Nesta fase a Lua exerce forte influência na área dos negócios. O período é propício para iniciar novos negócios, começar um empreendimento, fazer viagens além de começar atividades físicas, cursos e novos projetos. 

Mas tome cuidado para dar início a transformações, a Lua Crescente não traz uma influência no começo de dietas. A sua forma crescente pode agir negativamente, incentivando o consumo crescente de substâncias que podem dificultar e prejudicar sua dieta. 

Para os cabelos o período é bom para realização de novos cortes. Se você deseja ativar o crescimento dos fios, aposte neste período para aquela visitinha ao salão.
Dica: Aproveite o período para dar início a planos e estratégias traçados durante a Lua Nova. 

Lua Cheia

Se você está com dificuldades familiares ou amorosas, aproveite este período. A Lua Cheia influência na resolução de problemas e contribui positivamente para a conquista de momentos de paz e harmonia. A fase também é bastante positiva para mudança de emprego ou de residência. 

Aproveite o período da Lua Cheia para realizar pedidos ao universo. O poder desta fase contribui para que os pedidos sejam realizados com ainda mais magnetismo, poder e positividade. 

A fase também é muito boa para agricultura, sendo o melhor período para colheita de plantas medicinais e frutos. Já para os cabelos a Lua Cheia é perfeita para realização de hidratações e tratamentos de revitalização. Se você busca ganhar volume e remodelar seus fios, ligue já para sua cabeleireira. 
Dica: Se esta passando por tratamentos médicos ou enfrentando problemas de saúde evite realizar cirurgias neste período. 

Lua Minguante

A Lua Minguante está associada a um período de limpeza e purificação. O ideal é aproveitar o período para livrar-se daquilo que você não precisa mais. Realize uma faxina em casa, reorganize as gavetas no escritório e aproveite para jogar fora ou doar tudo aquilo que não usa. 

A fase minguante também é muito boa para começar tratamentos de saúde e regimes. Os tratamentos e regimes iniciados neste período costumam ter melhores e mais rápidos resultados. 

Já no campo visual, o momento é bom para fortalecimento. Aproveite a lua minguante para realizar corte que fortaleçam seus fios e valorizem seu visual. O período também é bom para cuidar de problemas relacionados à queda e enfraquecimento dos fios. 
Dica: Aproveite esta fase para ficar com os filhos e com a família. A energia e o magnetismo deste período favorecem o bom relacionamento e proporcionam momentos alegres e felizes. 

As fases da Lua em 2016

Minguante:

2 de janeiro/ 1 fevereiro/ 1 de março/ 31 de março/ 31 de abril/ 29 de maio/ 27 de junho/ 26 de julho/ 25 de agosto/ 23 de setembro/ 22 de outubro/ 21 de novembro/ 20 de dezembro

Nova:

9 de janeiro/ 8 de fevereiro/ 8 de março/ 7 de abril/ 6 de maio/ 5 de junho/ 4 de julho/ 2 de agosto/ 1 de setembro/ 30 de setembro/ 30 de outubro/ 29 de novembro/ 29 de dezembro

Crescente:

16 de janeiro/ 15 de fevereiro/ 15 de março/ 14 de abril/ 13 de maio/ 12 de junho/ 11 de julho/ 10 de agosto/ 9 de setembro/ 9 de outubro/ 7 de novembro/ 7 de dezembro

Cheia:

23 de janeiro/ 22 de fevereiro/ 23 de março/ 22 de abril/ 21 de maio/ 20 de junho/ 19 de julho/ 18 de agosto/ 16 de setembro/ 16 de outubro/ 14 de novembro/ 13 de dezembro


Artigo escrito por Tatiane de Paula da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.