Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

O que faz cada signo querer ficar em silêncio

Já dizia o provérbio: “A palavra é de prata, o silêncio é de ouro”. E ele dá uma grande margem para interpretações, como a necessidade de valorizar o que dizemos e economizar nas falas, pois elas têm peso e trazem consequências. Falar no momento certo é essencial. Mas manter o silêncio em determinadas circunstâncias é ainda mais.

E quando a opção pelo silêncio não é voluntária — ou seja, quando não conseguimos ter a sensibilidade para entender que é hora de calar —, existem situações que nos forçam a nos fecharmos completamente, deixando aquele suspense no ar. E os motivos para isso variam de pessoa para pessoa, pois cada um de nós tem suas particularidades e reage de acordo com sua personalidade, suas emoções.

Nesse sentido, a astrologia pode ajudar, e muito, a desvendar os motivos pelos quais uma pessoa prefere ficar calada, de acordo com o signo dela. Isso porque cada signo tem características próprias, baseadas na influência dos astros e outros fatores que constituem seu Mapa Astral. Dessa forma, temos uma ferramenta altamente útil quando o assunto é comportamento humano.

Quer saber melhor o que faz cada signo querer ficar em silêncio? Acompanhe neste artigo preparado especialmente para você.

Áries

Mulher de cabelos molhados e com o rosto sujo. Ela olha para o lado e tem o semblante triste.

Arianos não têm grandes problemas em expressar suas emoções, especialmente quando se trata de não ter papas na língua para botar pra fora tudo que os incomoda. Dificilmente esses nativos vão se calar diante de alguma situação.

Mas algo que pode fazer esse signo querer se calar é quando ele reconhece o estrago que fez com alguma atitude precipitada e impensada e percebe que magoou quem lhe é mais querido. E quando essa pessoa expressa a tristeza por ter sido magoada pelo ariano, ele simplesmente perde o rumo das palavras e fica remoendo tudo que fez, ansioso e ao mesmo tempo com esperança de que as coisas se acertem por si só.

Touro

Lábios selados vistos de perfil. Imagem preta e branca.

Taurinos são pessoas teimosas, apegados às suas origens — tanto nas questões materiais quando nas afetivas. Chegam a ter uma certa fixação por coisas e pessoas, não aceitando que algo aconteça de forma diferente da que eles planejam ou desejam. Então, quando são contrariados ou quando alguém interfere na sua rotina, a coisa fica estranha para o lado deles.

Dessa forma, se alguém faz algo que mexe profundamente com os brios de taurino, isso abre um abismo entre ele e essa pessoa. Cria uma mágoa gigante nesse nativo incompreendido. E ele se cala, podendo até mesmo se distanciar dessa pessoa de forma definitiva.

Gêmeos

Mulher sentada em um sofá deita a cabeça sobre o encosto.

Comunicativos e sempre com algum assunto na ponta da língua, esses são os nativos que dominam o poder da palavra. Dá pra imaginar um geminiano que deseje ficar calado? Praticamente impossível, não é? Até porque, para eles, falar é como respirar. É por meio da fala que eles se entendem no mundo.

Descubra quais são as 5 coisas que deixam os signos felizes

Mas acredite: tem muita coisa capaz de fazer os geminianos ficarem em silêncio. E como eles são pessoas imprevisíveis, não há um motivo certo para isso. Mas geralmente ficam mais introspectivos quando alguma questão muito particular os incomoda, como, por exemplo, problemas de saúde. Isso é algo que faz com que eles se transformem em pessoas mais introspectivas e isoladas. Mas assim que o problema se resolve, eles reativam o modo tagarela e voltam à normalidade.

Câncer

Menino de boné com olhar fixo ao centro da imagem.

Apesar de ter a fama de ser dramático e cobrar muito das pessoas que ama, o canceriano nem sempre expressa tudo que sente em forma de palavras. Ele é mais de mostrar com o olhar, com a linguagem corporal, em vez de falar, ainda mais quando está aborrecido ou com raiva.

Algo que faz esse nativo querer ficar em silêncio é alguma desfeita de um ente querido a qualquer coisa que ele tenha oferecido ou feito para essa pessoa. O canceriano fica com o coração partido. E o silêncio dele é quase uma pausa dramática, pois ele faz questão de mostrar esse “vácuo” para que a pessoa se sinta extremamente culpada toda vez que olhar para ele.

Leão

Homem olha para baixo com ambas as mãos erguidas. Ele veste uma boina e óculos escuros. Ao fundo, há uma porta

Leoninos são expansivos, extrovertidos e adoram estar no “front” de qualquer situação. A vida para eles é um palco, onde eles são as estrelas — mas desde que se se sintam seguros e confortáveis com a situação. Dessa forma, quando tudo lhes é favorável, os holofotes são bem-vindos.

No entanto toda essa confiança e vontade de aparecer pode esconder uma certa insegurança, um medo de ser reprovado por alguém relevante para eles. Dessa forma, o que faz esses nativos se calarem é quando alguém aponta algum defeito substancial que eles temem trazer à tona. E quando isso acontece, eles ficam completamente sem ação, com alguma dificuldade para se recomporem de imediato. Mas leoninos são como o Sol: vão sempre renascer reluzentes no dia seguinte.

Virgem

Casal sentado em um sofá. O homem, ao fundo, está com o rosto virado ao lado oposto da parceira, senta à frente.

Virginianos são naturalmente calados por natureza. Raramente abrem a boca, principalmente se for para expor alguém ou a eles mesmos. Eles são bastante discretos e, assim como os escorpianos, reconhecem e respeitam fielmente o valor da palavra.

Algo que força esses nativos a se calarem são as brigas. Eles simplesmente detestam entrar em discussão, ainda mais se for a famosa DR de casal. Quem estiver do outro lado do “diálogo” vai sentir que, na verdade, está dentro de um monólogo, pois o virginiano simplesmente não vai dar um pio sequer e, quando a pessoa terminar de falar, ele vai virar as costas e seguir a vida, como se nada tivesse acontecido. Mas não se engane: ele processou tudo, só que jamais vai te dar o gostinho de um feedback.

Libra

Cadeado prende os lábios de um homem.

Librianos são muito ponderados, inclusive na hora de expressar sentimentos. Esse é outro signo que sabe usar as palavras de forma equilibrada, além de ser muito diplomático, em especial quando se trata de lidar com brigas, desentendimentos e picuinhas. Esses nativos vão saber sempre a hora certa de falar, porém nem sempre vão se pronunciar, porque a dúvida toma conta — saber nem sempre lhes dá o poder de agir.

Saiba o que fazer para os signos do Zodíaco saírem do tédio

O que trava o libriano na hora de falar é justamente quando ele tem de se posicionar quanto a algo, principalmente se for alguma polêmica ou quando, lá no fundo, ele tem uma opinião que não vai agradar à pessoa com quem ele está debatendo. Por ter essa inclinação a querer estar bem com todo mundo, esse nativo vai preferir se calar nessas situações.

Escorpião

Mulher com o dedo indicador sobre os lábios, indicando silêncio. O fundo é vermelho.

Escorpianos são misteriosos, reservados e detestam se expor. São tímidos por natureza, especialmente quando precisam se relacionar com pessoas estranhas, e demoram um pouco para confiar em alguém. Então não é tão difícil ver esse signo querendo ficar mais na dele, caladão.

O que desperta nesse nativo o voto de silêncio é a intromissão na sua vida. Quando alguém insiste em fazer uma pergunta muito íntima, sobre sua vida pessoal, ele simplesmente se fecha hermeticamente. Ele não vai abrir nada para os outros. Nessas ocasiões, é bem provável que você tenha arrumado um inimigo.

Sagitário

Mulher sentada no chão com o rosto sobre os joelhos. Seus braços estão na frente da face e em cima dos joelhos.

Sagitarianos são muito alegres e expressivos. Raramente se calam diante de alguma situação, nem mesmo quando pagam algum mico. Muito pelo contrário, eles falam até demais e, muitas vezes, nas horas menos apropriadas. Mas isso não chega a ser um defeito para esses nativos, pois sua espontaneidade quebra qualquer possível intransigência.

Contudo, se existe algo que pode fazer um sagitariano se trancar para o diálogo, essa coisa é o pessimismo frequente. Pessoas negativas o tempo todo fazem com que esse nativo perca as energias e a vontade de se expressar ou convencê-las do contrário. Mas o sagitariano só chega a esse ponto quando a situação de negatividade é extrema, constante e sufocante. E cá para nós, sentir-se sufocado e enclausurado — física ou emocionalmente — para um sagitário é o pior dos cenários.

Capricórnio

Dois homens sentados sobre cama, cada um deles está em um extremo dela. Eles se entreolham e estão com os braços cruzados.

Assim como virginianos e escorpianos, os capricornianos são calados por natureza. Não são muito de se envolverem em fofocas, papo-furado. Não significa que sejam antipáticos ou antissociais, apenas não perdem tempo nem gostam de desperdiçar algo tão valioso quanto a palavra. Para eles, o silêncio é a regra.

Esse signo tem o hábito de guardar tudo para si e é um dos que mais fazem jus ao provérbio que mencionamos no início. Para esse nativo, as palavras custam caro demais para serem desperdiçadas. E fique alerta com um silêncio muito prolongado, principalmente se você tiver brigado com ele em algum momento, porque ele é bem capaz de te colocar na geladeira por tempo indeterminado.

Aquário

Mulher com os olhos semicerrados encara um ponto fixo. Ela usa óculos, está com o cabelo preso e tem o dedo indicador sobre os lábios, indicando silêncio.

Aquarianos adoram agir em prol da coletividade, estão sempre voltados para os outros, quando o assunto é ajudar, colaborar e se voluntariar em alguma causa. São contestadores, e isso não é novidade, estamos carecas de saber. Então quando precisam abrir a boca para dizer o que pensam, quase sempre é para expressar o seu lado “do contra”.

Mas quando a questão é pessoal, eles são mais alheios e fechados. Não se abrem com facilidade, não falam sobre seus sentimentos e dificilmente se apegam a alguém. Portanto algo que pode fazer esses nativos ficarem completamente em silêncio são as cobranças no relacionamento ou quando alguém lhes pede um posicionamento sobre compromisso. Se eles não estiverem amarrados em você, além de se calarem, são bem capazes de sumirem do mapa.

Peixes

Homem com as mãos sobre o rosto e os cotovelos sobre os joelhos.

Os piscianos são pessoas muito sensitivas, intuitivas. É público que eles conseguem perceber algumas energias só de estarem em um certo ambiente e com certas pessoas. No entanto, por terem um coração muito puro, acabam não se valendo dessa capacidade para captar e se blindar contra elas.

Quando um pisciano escolhe não proferir uma palavra sequer, pode acreditar: ele foi magoado horrivelmente, aproveitaram-se de sua nobreza e mexeram com seus sentimentos. Então ele se cala para poder digerir essa dor, para só então seguir em frente. O silêncio de um pisciano fala muito mais alto do que as palavras de promessas quebradas por quem o magoou.

Você sabe como amolecer o coração de cada signo? Confira aqui!

Conseguiu se identificar com alguma dessas situações? O que será que te faz perder a fala? O que te faz pesar se vale a pena ou não abrir a boca? Comente aqui, e não se esqueça de compartilhar com seus amigos e familiares. Mas lembre-se, este é um artigo para entreter. Quando você sentir necessidade de expressar o que te incomoda, não guarde para você, pois isso pode mexer com sua saúde emocional. Não carregue fardos sozinho, coloque para fora, alivie seu coração e viva mais leve.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.