por Equipe Horóscopo Virtual

O que há por trás das superstições de ano novo

Em toda virada do ano, as pessoas sempre se apegam a simpatias e superstições com a esperança de que o próximo ano seja melhor que o anterior. Das mais simples até as mais estranhas, alguns dizem que funciona, mas a maioria acaba mais se divertindo do que levando a sério esses costumes. O que pouca gente sabe é porque pode ou não funcionar essas simpatias.

As simpatias surgiram de rituais mágicos dos povos pagãos e indígenas do passado. Eles faziam o que chamamos hoje de magia ou feitiçaria. Um dos tipos de magia que eles faziam funcionava na base da semelhança simbólica. Esses povos pegavam objetos e símbolos que eram parecidos com outra coisa e usavam como representações. Por exemplo: uma cabaça de planta pode ser semelhante a um útero, por isso, se pegar uma cabaça e colocar algo dentro para germinar, representa na magia que você quer gestar esse algo em sua vida.

Com o passar dos séculos, essas magias e feitiçarias foram mudando de acordo com a cultura e costume dos povos, utilizadas principalmente pelos grupos camponeses. Com o surgimento e crescimento do cristianismo, muitos símbolos utilizados nessas magias foram trocados por símbolos e cores utilizadas em rituais cristãos. Com o tempo, essas representações também foram substituídas por símbolos do cotidiano das pessoas, e é aí que começam a aparecer as simpatias do jeito que conhecemos hoje.

A palavra simpatia deriva da palavra “simpático”, no sentido de semelhança, por isso segue o mesmo conceito da magia dos povos pagãos, que é utilizar objetos e símbolos semelhantes para representar a realização de um desejo. Dessa forma, o que temos no ano novo que é semelhante ao que queremos? Frutas, cores, objetos pessoais, e por aí vai.

Usar uma camisa amarela porque se parece com ouro serve para atrair dinheiro, ou uma de cor vermelha pois é conhecida como a cor da paixão. Todas as simpatias seguem essa lógica da semelhança. Dessa forma, elas podem funcionar ou não, dependendo da sua crença e de como você associa esses símbolos com sabedoria. Pense no que deseja e depois procure símbolos semelhantes para usar na simpatia. Depois disso, só vai depender da sua fé. Que esse novo ano seja cheio de realizações para você!


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.