O sentido do Natal para cada signo

Assim como cada signo do Zodíaco tem seu próprio jeito de lidar com os acontecimentos do dia a dia, imprevistos e surpresas – as boas e as ruins –, eles também têm sua forma particular de encarar datas comemorativas, como o fim do ano. Refletindo sua personalidade, seu jeito e seus valores, cada signo dá um sentido para o Natal.

Conhecido como um período de união, família e paz, o Natal é uma das épocas mais esperadas do ano justamente por juntar todo mundo. Dessa forma, mais ou menos arrumados, com muitos ou poucos presentes, explicaremos mais sobre cada signo e qual é o sentido do Natal para eles. Confira!

Áries

Apesar da fama de egoístas, os arianos sabem dar valor à família, aos amigos e às pessoas especiais. No entanto não pense que eles querem aqueles encontros comuns de Natal, com toda a família. Para as pessoas do signo de Áries, a época é para celebrar justamente com as pessoas que eles escolhem.

Pode até parecer grosseiro, mas os arianos não gostam de gastar energia com coisas das quais não gostam ou não significam nada para eles – o que ninguém pode recriminar, afinal quem nunca teve vontade de cancelar um rolê? –, então preferem um jantar em casa.

Conhecidos por sua agitação e impulsividade, o evento ideal para eles pode ser algo simples ou de larga escala, cheio de surpresas. Pessoas nascidas sob este signo valorizam e defendem quem amam, por isso o Natal é uma época para se dedicar a essas pessoas, o que ressalta que o ariano nem é tão egoísta quanto falam.

Touro

Homem e mulher sorrindo e comendo a ceia de natal

Para o taurino, o Natal é a melhor época do ano. A ceia do Natal, então, nem se fala… Mas nem só de comer vive o taurino! Brincadeiras à parte, essa época do ano representa a beleza da vida, já que todos se juntam e compartilham comida ao redor da mesa.

Ainda que sejam um pouco preguiçosas, as pessoas nascidas sob o signo de Touro não poupam esforços na hora do Natal, exigindo uma celebração, boa comida e pessoas amadas. Apegadas à família, são pessoas que usam a festa para agradecer.

Assim, fazem vários pratos para agradar todo tipo de paladar na família, compram presentes bons – e também esperam ganhá-los – e fazem desse tempo uma comemoração à segurança, à saúde e à estabilidade da família. Mas não se espante se, no meio da festa, eles precisarem de um tempo sozinhos, pois os taurinos precisam do próprio espaço.

Gêmeos

Famoso pela sociabilidade e pela comunicação, para o geminino, o Natal é a época mais animada do ano, sinônimo de horas e horas de conversas. Porém depende de quem são as pessoas que ele vai encontrar. Se o nascido em Gêmeos curte seus parentes, consegue conversar com eles e se divertir, então com certeza o Natal significa celebração.

Mas se os familiares estão sempre cobrando alguma coisa ou trazendo aquelas conversas de comparação entre os primos, o geminiano pode ir para a festa só para saber das fofocas — ou mesmo nem ir, depois de horas pensando no assunto.

Pense sobre as energias que o Natal estimula

Mesmo com a fama de fofoqueiros, o sentido do Natal para o geminiano é a aproximação com as pessoas que ama. E essa proximidade se dá justamente na conversa, que é a forma como ele demonstra interesse pelos outros e vontade de fazê-los sorrir. Sobre presentes… eles podem ter comprado de última hora (ou nem terem se dado ao trabalho), pois isso não é o mais importante para eles.

Câncer

Cancerianos são quase sinônimos de amor pela família, já que são especialmente ligados a pais, irmãos, tios — e a lista continua. Assim, os nascidos sob este signo aproveitam o Natal para se dedicarem 100% àqueles que amam, porque é isso que a data significa para eles. Isso significa fazer comida boa, decorar a casa e, principalmente, estarem presentes, ouvindo e servindo os outros.

Por sua grande emotividade, os cancerianos amam a sensação de ter a família por perto, principalmente em uma época especial, trocando presentes, vendo todos sorrindo. Nada importa mais para eles do que esses momentos.

Então, se você é canceriano, provavelmente vai querer dar uma festa na sua casa, sendo um bom anfitrião. Porém, mesmo que a ocasião especial seja na casa de outra pessoa, sabemos que você também ajudará o dono da casa o máximo que puder.

Leão

Família sorrindo e comendo pratos típicos do natal

Cheios de energia e amigos, para os leoninos, o Natal pode ter dois sentidos: ou é uma época para ficar meio off nas redes sociais, focar na família e refletir mais sobre si mesmo, sobre os acontecimentos do ano e sobre os amigos, ou é a oportunidade perfeita para se reunir com as pessoas importantes, sem deixar de registrar nada nas redes.

Isso porque o leonino é vaidoso e gosta de estar visível para os outros, mas tem dificuldade em olhar para si mesmo, por isso, no fim do ano, uma das duas hipóteses pode acontecer. Independentemente de qualquer coisa, o leonino não se arrepende das suas escolhas.

Em um jantar para poucos ou para muitos, as pessoas desse signo sabem como ser o centro das atenções e tornar qualquer lugar mais divertido, e é justamente por isso que tantas pessoas os admiram.

Virgem

Cheios de manias e métodos, os virginianos trabalham com eficiência. E nem o Natal é uma época para pausar esse jeito deles, muito pelo contrário! O fim do ano intensifica todas as ansiedades dos nascidos sob este signo, que tendem a serem perfeccionistas até na decoração da casa.

Às vezes considerados frios e céticos, os virginianos só têm outra forma de mostrar afeto, sendo essa o ato de prestar atenção nos outros e ajudá-los a resolver seus problemas. Assim, para eles, o sentido do Natal é reunir a família para comer, trocar presentes e conversar, mas, principalmente, para trazer soluções práticas.

Entenda a importância de passar o Natal em família

Com sua organização e sua análise crítica, o virginiano sabe aconselhar como ninguém, o que o faz sem a intenção de ser reconhecido — mas é claro que eles gostam de elogios. Ficam felizes quando todo seu trabalho é recompensado ao ouvirem um comentário positivo sobre algo que eles se dedicaram tanto para fazer, seja a comida ou a decoração da casa.

Libra

Se a família do libriano for encrenqueira, ele sabe que precisa se fazer presente nas comemorações de Natal para promover equilíbrio e colocar um fim em todas as desavenças que rolaram durante o ano inteiro.

Porém, se a família for tranquila e as comemorações de Natal beiram o previsível, sendo a mesma coisa quase todos os anos, o libriano pode ficar indeciso… De repente, este ano precisa de uma festa de arromba! Ou será que não? Em meio às dúvidas, as pessoas desse signo amam o Natal e toda a beleza que ele traz.

Para eles, não há nada mais bonito do que ver sua família em paz, comendo muito ao redor da mesa e a casa cheia de decorações, luzes de Natal e equilíbrio. Sendo pessoas organizadas, sentem muito prazer por ver que tudo está em ordem; se não estiver, farão de tudo para trazer isso à família.

Escorpião

Amigos posando para foto com acessórios de natal

Intensos e cheios de mistérios, os escorpianos preferem que a comemoração de Natal não seja na casa deles. Não porque não gostem da família, mas simplesmente porque não têm paciência para serem bons anfitriões por horas (e está tudo bem).

Também famosos por guardarem rancor e pela boa memória, o escorpiano lembra dos deslizes que a família ou os amigos cometeram ao longo do ano, mas entendem que o Natal é uma época de união e paz, por isso não causam encrencas nas festas de fim de ano.

Mas não se engane, pois eles não se esquecem de nada. Para eles, o Natal é uma época em que comemoram com poucos e apenas com aqueles de quem realmente gostam. Mas se precisam lidar com outras pessoas, não espere que eles sejam o centro da festa, ainda que venham bem-vestidos como tal. A presença verdadeira do escorpiano é reservada apenas para os íntimos.

Sagitário

Para o sagitariano, o sentido do Natal é exercer sua liberdade. Com seu espírito aventureiro, os nascidos sob este signo preferem fazer uma viagem no Natal, seja sozinhos ou com a família, e optam por conhecer novos ares, em vez de curtirem as tradicionais comemorações.

Nesse sentido, ainda que tenham um amor enorme pela família, por não serem tão sensíveis, podem não perceber que os parentes os querem por perto no Natal, mas, mesmo assim, não deixam de mandar um recado, um presente ou fazer uma videochamada.

Demonstram carinho pelos outros trazendo presentes diferentões, criativos ou coisas feitas por eles mesmos. Para eles, o Natal é a melhor época do ano para serem livres, uma vez que, por serem responsáveis, sabem que não podem largar tudo e viajar no meio do ano.

Capricórnio

Decididos e focados, o Natal é, para os capricornianos, uma época de reflexão sobre o próximo ano. Assim, se o nativo de Capricórnio perceber que precisa de um tempo sozinho ou com a família, fará o que precisa para ficar bem.

Assim, o sentido do Natal, acima de estar com a família, é ficar bem. O capricorniano usa essa data especial para focar no necessário para manter a saúde física e mental. Independentes, não precisam de companhia, mas sabem apreciá-las.

Descubra qual é a árvore de Natal perfeita para cada signo

Com isso, se decidirem aproveitar com a família, não medem esforços para demonstrar gratidão por meio de bons presentes e bom humor, já que nem sempre expressam seus sentimentos com palavras. Também se presenteiam, afinal todo trabalho duro do ano tem que render algo bom, não?

Aquário

Homem e mulher sorrindo em uma rua enfeitada com acessórios e luzes de natal

Assim como o sagitariano, os nascidos sob o signo de Aquário querem curtir a liberdade no Natal. Sentir o frio, as luzes e até a neve… Assim, preferem viajar e curtir o desapego. Mesmo que a família os julgue como individualistas, os aquarianos seguem seus desejos e se distanciam se a vontade de ir para outro país surgir.

Todavia não são egoístas como as pessoas julgam. Eles amam a liberdade e sabem que isso não significa anular o amor pela família. Como são imprevisíveis, podem viajar em um dia e voltar no outro, trazendo na bagagem várias histórias divertidas e fazendo todos rirem.

Por serem imprevisíveis, podem até apostar em algo completamente fora da curva, ou seja, em alguma ação beneficente ou em um trabalho voluntário no Natal, revelando ainda mais o desprendimento desse signo.

Peixes

Por ser sociável, para o pisciano o Natal existe para unir a família. Sabe aquela pessoa que espera o fim do ano mais do que tudo só para poder ver todo mundo? É o nativo desse signo.

Com isso, não importa onde é a celebração, em uma casa enorme ou em um cubículo, o nascido sob o signo de Peixes ouvirá todos com atenção, sendo a simpatia em pessoa e ajudando como puder. Afinal, o significado do Natal não é se fazer presente?

Emotivos (porém nem tanto quanto os cancerianos), os piscianos podem até ficar um pouco deprimidos após o fim da festa, mas logo percebem que é por amarem muito a família. Com isso, são do tipo de pessoa que liga para todos para saber se chegaram bem em casa, além de mandarem aquela marmita caprichada para cada um.

Da mesma forma que cada signo lida com o dia a dia de forma diferente, os nativos do Zodíaco também agem e dão significados e sentidos distintos ao Natal. Nesse sentido, alguns dão muita importância a estar com a família, enquanto outros, a demonstrar afeto por meio de presentes, comida ou conversa.

Não existe forma certa para comemorar o Natal, basta fazer aquilo que ama ou estar com aqueles que ocupam seu coração. Em conclusão, ainda que cada um tenha uma forma de encarar essa data tão especial, todos têm o coração cheio de amor, felicidade e bons sentimentos, ainda que nem sempre demonstrem da forma como esperamos.

Confira também: