Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Os benefícios da natureza para cada signo

O dia a dia na nossa atualidade é bastante corrido, sempre estamos pensando em resolver problemas – até mesmo aqueles que ainda nem surgiram. Estamos completamente conectados ao mundo virtual, mas, infelizmente, sem nenhuma conexão com nós mesmos, com a nossa voz interior. Tudo corre, tudo urge, tudo é pressa. E, ao mesmo tempo, procrastinamos em frente ao computador, celular, tablet... sempre com interesse em um mundo que nem sempre é verdadeiro ou saudável.

Qual foi a última vez que você pausou? Qual foi a última vez que parou para sentir o vento e contemplar as folhas das árvores dançando com ele? Quando foi que você parou para pegar um sol, olhar o mar e ouvir o barulho das ondas quebrando na areia? Essa pausa é necessária. É vital. Não é só poesia sensorial. É um chamado para que cuidemos do nosso corpo e da nossa mente.

E é mais que opinião: diversas pesquisas já mostraram que o contato com a natureza é benéfico para a nossa saúde. Pessoas que vivem em áreas verdes têm uma qualidade de vida superior, a taxa de mortalidade nesses lugares é bem mais baixa. Estar em contato com a natureza reduz o estresse, a hipertensão, ajuda no processo de cura, melhora a memória e a concentração e ajuda no desenvolvimento infantil. Tudo isso foi comprovado por inúmeros estudos científicos ao longo dos anos.

A relação dos signos com a natureza

Nós somos parte da natureza e, assim como ela, precisamos estar em equilíbrio. E esse equilíbrio só pode ser restabelecido quando estamos em contato com a nossa essência. É por meio da natureza que re-energizamos nosso corpo, mente e espírito. Somos regidos por elementos naturais, precisamos viver em sinergia com tudo de natural que nos cerca.

Com os signos, não é diferente. Além de cada um ser regido por um elemento da natureza, o perfil comportamental de cada nativo do Zodíaco mostra uma determinada forma de lidar com a natureza e também a forma como ela se apresenta como benéfica para esse nativo. Dê uma lida neste artigo e veja o que a natureza pode fazer para equilibrar seu corpo e mente de acordo com o seu signo.

Áries

Fogueira em meio a um chão de terra batida

É regido pelo elemento Fogo, o que faz com que esse nativo seja forte, intenso e com uma determinação gigantesca. A vida pulsa de forma impetuosa e com uma paixão entusiástica. Mas o excesso de ímpeto e energia pode se transformar em agressividade. Uma atividade que pode ajudar a controlar essa energia é nadar no mar. Ele se movimenta com rapidez e independência e guarda uma fúria dentro de si. Os arianos podem se identificar com esse furor e aprender que existe um equilíbrio que consegue manter suas águas longe da turbulência. Nadar é bem relaxante, mas nunca será monótono.

Touro

Pá com terra.

Regidos pelo elemento Terra, os taurinos são pessoas que gostam de “fixar raízes”. Preferem a segurança das coisas, o pé no chão. Mas ser aficionado por estar arraigado a algo pode trazer estagnação, uma certa teimosia e aversão a mudanças. Porém até as coisas aparentemente consistentes evoluem e mudam (ainda que timidamente).

Plantar uma horta e vê-la crescer pode ser uma excelente atividade para esse nativo. Além disso é uma ótima metáfora sobre a evolução discreta das coisas que estão presas ao chão. E não tem nada mais gratificante do que ver um fruto crescer graças ao nosso esforço.

Gêmeos

Céu azul com nuvens.

Signo de Ar. Aquele que se comunica em todas as esferas, que busca o entendimento das coisas. Os pontos negativos desse nativo são a falta de foco e a superficialidade. Uma boa ideia para se equilibrar é estar em contato com o vento. Senti-lo é conversar com tudo que é natural. Ele é o meio de comunicação na natureza, traz a chuva, espalha as sementes, anuncia a mudança de tempo.

Experimente fazer meditação sob uma árvore e sinta o vento, o balançar das folhas. Conecte-se com o elemento que te rege e sinta uma paz de espírito que se prolongará por todo o seu dia, trazendo foco (muito necessário a você) e calmaria.

Câncer

Duas pessoas mergulhando no mar azul com peixes laranjas ao redor.

Regido pelo elemento Água. A água é um elemento que toma a forma de tudo em que está contida. Ela precisa preencher, assim como é o canceriano. A mente desse nativo precisa estar sempre ligada ao seu coração. Se ele não souber lidar com as emoções, pode se reverter em uma pessoa carente, caprichosa e instável.

Uma boa pedida para quem é desse signo é praticar mergulho. Nada como estar em sintonia com outros seres, conhecer o fundo do mar, já que ele é um nativo que busca a profundidade nas relações, que mergulha de cabeça e coração em tudo a que se propõe.

Leão

Duas mulheres brancas deitada na areia da praia.

O elemento Fogo, aqui, fortalece esse nativo com o prazer de viver, com energia e volúpia. Mas essa energia, quando exagerada, pode torná-lo arrogante e orgulhoso. Enquanto o fogo rege esse signo, o Sol é a sua expressão máxima, simbolizando o brilho que o leonino reflete onde quer que esteja e a forma calorosa com que ele lida com a vida.

Tomar sol, seja na praia, seja na cachoeira, faz muito bem ao leonino. Além de renovar as energias e ajudar a sintetizar a vitamina D no organismo, proporciona um bronzeado que deixa esse nativo ainda mais sensual e belo.

Virgem

Mãos brancas segurando pequenos tomates.

Signo regido pelo elemento Terra. São pessoas dedicadas, organizadas e autocríticas. O contraponto dessas qualidades é que, em demasia, elas trazem um perfeccionismo que pode gerar estresse e insegurança.

Você também pode gostar:

Para aliviar o estresse, nada como estar com os pés na terra, no mato, colhendo frutas e hortaliças. Ao mesmo tempo em que é uma atividade extremamente calmante e prazerosa, ela te proporciona a oportunidade de notar que a natureza é perfeita justamente nas imperfeições: nem toda fruta colhida estará impecável, no mesmo tamanho ou suculenta como desejamos. E assim são as coisas da vida, no geral: do jeito que são, sem necessidade de perfeição.

Libra

Duas mulheres brancas com capacetes andando de bicicleta.

Librianos são regidos pelo elemento Ar. São pessoas justas e positivas, que estão sempre em busca de equilíbrio e harmonia. Mas essa busca por igualar as partes pode trazer indecisão e demora para agir.

Uma atividade bem simbólica para esse nativo é andar de bicicleta. De preferência em locais arborizados, com muita brisa e visual colorido. A bicicleta exige de você movimento contínuo para se manter em equilíbrio. Fora a linda paisagem que você vai poder vislumbrar no meio do caminho (afinal de contas, librianos têm um bom senso estético, gostam de coisas que saltem aos olhos). Esse contato com ar livre e a natureza criam uma atmosfera de liberdade.

Escorpião

Homem pescando num lago com montanhas ao fundo.

Regidos pelo elemento Água, os escorpianos são dominados pela emoção, pela profundidade das coisas – que se determina pelo caminho percorrido até que seja alcançada, o que requer desses nativos um tempo para eles confiarem mais nas pessoas. Mas essa falta de confiança pode trazer um problema: a vontade de controlar tudo, pois precisam saber o que se passa na cabeça dos outros para poderem ver se realmente podem dar uma chance.

A pescaria pode ser uma opção para trabalhar essa necessidade de controle que o escorpiano carrega consigo. Ele não vai conseguir trazer todos os peixes que tentar pescar. Fora que a tranquilidade do rio ou lago ajuda a acalmar os ânimos, a não pensar de forma controladora, ajuda a deixar fluir. Sem falar que é uma atividade mais isolada, e esses nativos são conhecidos por serem pessoas que prezam a discrição.

Sagitário

Pessoas num bote, segurando remos, no meio d'água.

O elemento Fogo rege este signo. Sagitarianos são cheios de energias, bem-humorados e adoram aventuras de todo tipo. Não gostam de monotonia e até se estressam quando alguém tenta podá-los, tornando-se pessoas impacientes. Quando acuados, podem reagir mal.

Estar em contato constante com a natureza é como um elixir para esses nativos, eles gostam da forma como a liberdade se expressa no meio ambiente. Eles querem percorrer todos esses caminhos, desbravar tudo a sua volta. Trilhas, rapel, rafting e tudo que envolva aventura em meio à natureza são ótimos para relaxar a mente e aguçar esse senso aventureiro do sagitariano. Ao mesmo tempo, o céu azul, o barulho das águas e o som dos pássaros cantando traz uma grande sensação de paz.

Capricórnio

Cachoeira.

Capricornianos são regidos pelo elemento Terra, o que faz deles indivíduos práticos, organizados, focados e ambiciosos. Mas o excesso de ambição pode trazer altas exigências – aos outros ou a eles mesmos – e uma necessidade angustiante de alcançar metas.

É preciso largar um pouco a mão dessa busca pelo sucesso a todo instante, pois ela traz estresse e ansiedade. Um bom banho de cachoeira pode ser extremamente calmante para esses nativos. A água fria batendo no corpo relaxa, leva embora as energias ruins e traz leveza. Além disso, o ambiente ao redor das cachoeiras, com árvores, flores e plantas, traz grande paz de espírito. É o momento de se conectar consigo mesmo e esquecer um pouco das influências externas, sem esperar nada de material, apenas a alegria de viver o momento. Carpe diem!

Aquário

Par de mãos brancas cultivando planta na terra.

Signo regido pelo elemento Ar. Traz nativos sociáveis, que fluem entre pessoas de todos os tipos, assim como o ar, que se movimenta livremente e cabe em tudo. Gostam tanto de liberdade que não conseguem lidar de forma saudável com estruturas rígidas, normas e ordens.

Cultivar um jardim pode ser uma atividade prazerosa para esse nativo, pois, graças ao seu senso de coletividade, ele gosta de contribuir para um mundo melhor. E nada mais satisfatório do que trazer beleza e dividir esse bem-estar com os outros. Com seus aromas, formas e cores, as flores acalmam, apaziguam e trazem uma sensação de frescor. Nada mais relaxante para a alma.

Peixes

Pessoa com galochas amarelas e azuis pisando numa poça d'água.

Signo regido pelo elemento Água. Seus nativos são pessoas emotivas, sonhadoras e intuitivas. São sensíveis e inocentes, veem um mundo melhor do que aquele que enxergamos. Essa emoção aflorada, somada a essa pureza de alma, pode revelar pessoas um pouco vulneráveis e que podem se magoar facilmente.

Um banho de chuva pode ser revigorante, libertador. Nada como sentir a água da chuva, pular as poças d’água, trazendo à tona a sua criança interior, símbolo de liberdade e inocência. O contato com a água, que é seu elemento, renova a energia desse nativo, fortalece a sua sensibilidade. A água acalma, relaxa, limpa, leva embora as energias ruins. O céu nublado tranquiliza, traz paz e acalma os ânimos exaltados.

 

Seja como for, não deixe de aproveitar a natureza ao seu redor. Faça do seu quintal uma minifloresta, tome sol, procure estar mais ao ar livre. Essa energia é mais do que necessária para a sua vida. Nem que seja em um pequeno espaço na sua varanda para uma horta vertical, não deixe de manter esse vínculo essencial com a natureza. Afinal de contas, você é uma parte dela.

 
 

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.