por Elisabeth Cavalcante

Os signos solares e a jornada espiritual

Comecemos nossa análise da jornada ao longo do zodíaco através do estudo do número doze. São 12 os sais minerais básicos empregados na homeopatia. Esses sais possuem um grande poder de influenciar a saúde humana para um estado mais positivo em cada um de seus doze signos solares correspondentes.

Os minerais da terra se ajustam ao número doze da mesma forma que os sistemas métricos e duodecimal. Os diamantes, por exemplo, possuem 12 lados ou eixos, ao longo dos quais devem ser cortados para que adquiram brilho.  

Eram 12 as divisões do templo de Salomão, 12 os trabalhos de Hércules, 12 os deuses gregos e assim por diante. Muito antes dos 12 filhos de Jacó fundarem as 12 tribos de Israel, o número 13 possuía um grande significado místico. Por exemplo: havia 12 cavaleiros da Távola Redonda, sendo o Rei Artur o 13º membro. Osíris, o antigo rei deus egípcio, era associado a 12 reis menores, tinha 12 seguidores e era ele o 13º do grupo.

No cristianismo, no budismo, no islamismo xiita, há 12 seguidores (apóstolos ou discípulos) e um Mestre. Os 12 discípulos representam os 12 estágios de aprendizado dos signos solares e o Mestre simboliza a pureza da mistura perfeita de todos os outros doze em Um Todo Completo.

Astrólogos esotéricos conseguem identificar cada um dos doze apóstolos do cristianismo com a qualidade do signo solar corporificada na atitude daquele indivíduo em relação aos ensinamentos de Jesus.

Cada signo do zodíaco traz, em sua essência, características e qualidades fundamentais para o crescimento e a evolução espiritual da alma. Quando cada homem e cada mulher caminham em torno do círculo astrológico cármico, absorvendo as qualidades dos outros signos solares, - alguns ensinando, outros aprendendo -, é sua obrigação espiritual reter a integridade positiva do respectivo signo solar nesta encarnação, e também respeitar tal direito nos demais. O Leão precisa manter sua dignidade, como o Caranguejo precisa apegar-se à segurança. A Cabra deverá honrar a tradição, como os Gêmeos exigirão sua liberdade.

Cada signo deverá seguir o princípio da Nova Era, viva e deixe viver, seja você mesmo, consciente de que os outros também devem ser eles próprios. O primeiro passo para a compreensão do significado do amor - para que finalmente possamos desfrutar de sua plenitude absoluta - é aprender a tolerar, em vez de condenar as diferentes qualidades dos signos solares, aquelas distintas das nossas.

A jornada simbólica da alma através dos doze signos solares pode ser compreendida quando imaginamos um homem e uma mulher se predispondo a uma jornada, emparelhados, nela concentrando suas mentes e corpos.

Primeiro, a alma penetra na fase inicial, similar ao nascimento terreno, em seguida avança por vários outros estágios idênticos à vida terrestre, adquirindo experiência espiritual a cada estágio, da mesma forma como alcançamos experiência física e mental em uma jornada da mesma natureza, efetuada por nossos corpos densos. A alma nasce no signo de Áries, um recém-nascido simbólico, e vivencia todos os estágios de crescimento espiritual através do nascimento nos demais signos do zodíaco.

Vejamos a seguir a Missão Cármica dos Doze Signos Solares e a forma como ela deve ser empreendida, de acordo com a qualidade ou predisposição psicológica sutil do signo:

Signos da Qualidade Cardinal

Missão: Liderar

Áries - Liderar de maneira inspirativa, agressiva, dinâmica e idealista;

Libra - Liderar de maneira mental, agressiva, dinâmica e idealista;

Capricórnio - Liderar de maneira material, reservada, reflexiva e estratégica;

Câncer - Liderar de maneira sensível, reservada, reflexiva e estratégica;

Signos de Qualidade Fixa  

Missão: Organizar

Leão - Organizar de maneira inspirativa, agressiva, dinâmica e idealista;

Aquário - Organizar de maneira mental, agressiva, dinâmica e idealista;

Touro - Organizar de maneira material, reservada, reflexiva e estratégica;

Escorpião - Organizar de maneira sensível, reservada, reflexiva e estratégica;

Signos de Qualidade Mutável 

Missão: Comunicar

Sagitário - Comunicar de maneira inspirativa, agressiva, dinâmica e idealista;

Gêmeos - Comunicar de maneira mental, agressiva, dinâmica e idealista;

Virgem - Comunicar de maneira material, reservada, reflexiva e estratégica;

Peixes - Comunicar de maneira sensível, reservada, reflexiva e estratégica.

Elisabeth Cavalcante

+ artigos

Astróloga, taróloga e terapeuta floral.