Casa 8 em Aquário: liberdade e transgressão

As casas astrológicas são as doze divisões do Mapa nas quais se encontram vários elementos que, em interação entre si e com as próprias casas, fazem um traçado detalhado sobre nossa personalidade. Entre esses elementos, estão os signos, e é sobre a interação deles com as casas que vamos falar numa coletânea incrível que elaboramos. Neste artigo, o foco é a Casa 8 no signo de Aquário.

Direto ao ponto 

Mas, antes de mais nada, é preciso entender quem é quem nessa história: os signos são as energias, os arquétipos que expressam características. As casas regem a diversas áreas e aspectos da nossa vida, por exemplo, filhos, finanças, ancestralidade, autoestima etc.

A associação entre esses dois revela uma série de insights sobre as áreas em que somos mais ativos, os desafios a serem transpostos e os talentos que precisamos desenvolver. Para compreender como se desenrola essa relação, você precisa conhecer as características de Aquário e os temas da oitava casa. Continue lendo para aprender!

A Casa 8 no Mapa Astral

Essa é uma das quatro casas sucedentes – aquelas que dizem respeito ao nosso desenvolvimento pessoal. É bastante mal compreendida, e até mesmo temida, já que trata sobre vários tabus, como morte, sexualidade, ocultismo e crises existenciais.

Ela revela como lidamos com situações que requerem mudanças radicais em nossa vida – como perdas significativas, doenças graves, rupturas, desafios e adversidades profundas, entre outras.

Saiba o que as casas vazias indicam em um Mapa Astral

Dos temas que mencionamos, provavelmente o que mais apavora é a morte. Mas não se assuste: não é só a morte física. A Casa 8 também fala do encerramento de ciclos, dissolução do ego, transições rumo ao desconhecido. Assim, revela como reagimos à finitude da vida, ao luto e ao desapego, incluindo o que deixamos como legado.

Nesse sentido, também envolve a espiritualidade e o ocultismo, mostrando como nos conectamos com o que não é concreto nem pode ser racionalmente explicado. Além disso, expressa as nossas crises internas, o contato com nosso lado sombra e nossas fragilidades e a transformação por meio de experiências excruciantes.

Mãos brancas segurando uma vela e sobrepostas em um baralho de tarot. Conceito de ocultismo e espiritualidade.

Quanto à sexualidade, a Casa 8 mostra a nossa entrega total e nossas intimidades mais profundas. Dessa forma, revela como lidamos com nossa pulsão sexual e como nos relacionamos com nosso corpo. Também versa sobre os desejos e fantasias direcionados a nossos parceiros, além das demandas e bloqueios sexuais.

Diferentemente da Casa 2, que cuida dos recursos que nós mesmos geramos, aqui o dinheiro chega de terceiros – heranças, pensões, empréstimos etc. Essa casa mostra como gerenciamos esses recursos, como negociamos com os outros e como são as nossas contribuições e dependências financeiras.

Características do signo de Aquário na Astrologia

Aquário é o décimo primeiro signo do Zodíaco, e seus nativos nasceram entre os dias 21 de janeiro e 19 de fevereiro. Representa a autonomia e a mente aberta, mas também traz um pouco de espírito “do contra” e teimosia. Descubra os principais pontos fortes e fracos desse signo de Ar.

Características positivas de Aquário

- Valorização da liberdade, autonomia e individualidade.

- Sem preconceitos ou prejulgamentos, graças a sua mente aberta e receptiva ao desconhecido e ao novo.

- Objetividade e racionalidade, colocando a lógica acima da emoção.

- Sinceridade e autenticidade, sobretudo na forma de se expressar.

- Orgulho de ser quem é, sem se preocupar com o que os outros vão pensar.

- Habilidade para questionar o status quo e para sair da caixinha, desvencilhando-se de rótulos ou padrões.

- Espírito de comunidade e senso humanitário.

- Preocupação com o bem-estar coletivo.

- Valorização do trabalho em equipe e do esforço conjunto.

Características negativas de Aquário

- Tendência a se distanciar emocionalmente, graças ao excesso de objetividade.

- Rebeldia e risco de exceder em seu comportamento questionador.

- Inflexibilidade, teimosia e resistência a opiniões divergentes.

- Excesso de individualismo e priorização das próprias necessidades.

- Impessoalidade absoluta, que pode transparecer uma indiferença quanto aos outros.

- Inclinação a levar sua natureza lógica para o lado da insensibilidade e de uma aparente falta de empatia em situações de intimidade.

O que significa Aquário na Casa 8?

Quando temos Aquário na Casa 8, isso quer dizer que as energias aquarianas – como objetividade e um olhar diferenciado – agem sobre a nossa relação com os tabus e temas complexos da vida.

Assim, esse signo traz para a oitava casa uma visão menos apegada e mais lógica acerca das polêmicas temáticas dessa área. Aliás, Aquário não teme os “dedos na ferida” nem se apega a convenções. Quanto às transformações, Aquário traz revolução e renovação, promovendo determinação e destemor na administração de crises e desapego do passado, sempre fazendo olhar para frente.

Na profundidade de sentimentos, Aquário revela dificuldades, pois é um signo que preza a individualidade e a autonomia acima de tudo. Portanto não favorece uma entrega total, preferindo manter o distanciamento emocional e evitar o envolvimento.

Mulher se sentindo desconfortável enquanto abraça sua colega.

Essa valorização da liberdade se estende para a sexualidade. Aqui não há espaço para expectativas, rótulos e mente fechada. Sexo é desapego e racionalidade, e as emoções têm um lugar especial para quando o sentimento verdadeiro brotar.

Sobre os recursos compartilhados, Aquário traz uma energia de imprevisibilidade: pode entrar dinheiro com a mesma facilidade com que sai. É possível que haja uma dificuldade para planejar, mas como dinheiro também é um catalisador de independência, há que se buscar uma solução (e solução é a especialidade desse signo).

Identifique as formas de lidar melhor com as perdas

Descubra, a seguir, as características pessoais da Casa 8 em Aquário. Mas, como não somos pessoas “fabricadas em série”, mesmo que tenhamos as mesmas configurações astrais, não vamos pensar igual. Aqui o objetivo é trazer os principais traços dessa combinação, o que é um passo gigantesco para o (auto)conhecimento.

Características de quem nasce com Aquário na Casa 8

Ter Aquário na Casa 8 significa ser uma pessoa com grande potencial de transformação e medo nenhum de lidar com polêmicas ou elefantes na sala. Ela tem uma forma original de enxergar as temáticas da casa, buscando romper com qualquer padrão limitante que os tabus costumam impor.

Desapego é o sentimento que habita essa pessoa, seja nas relações íntimas, no sexo e também nas questões da vida e da espiritualidade. Ela não considera a morte um fim concluso. É como se fosse um ciclo se fechando e oportunizando o novo, ainda que sua lógica não transcenda completamente essa ideia. Mas é um ótimo ensejo para praticar suas habilidades de questionamento.

Uma dificuldade dessa casa na vida dessa pessoa é a questão da intimidade. Pode falar sobre qualquer assunto temido, mas quando toca no tema “intimidade”, aí entra o momento de crise. Na vida a dois, estar cem por cento entregue é um luxo que ela dedica a quem realmente merece.

Ainda que esteja com aquele alguém especial, a força do hábito a leva para a objetividade e pouco envolvimento emocional. Toda essa dedicação e “mergulho” no outro, ela deixa para os amigos e para suas causas coletivas, pois sente que ali há um propósito maior, que realmente pode provocar uma transformação relevante para o mundo.

Mulher deitada na cama seminua em frente ao seu parceiro. Conceito de sexo.

Na questão sexual, ela é bem inovadora e criativa. Valoriza a liberdade e procura um parceiro que esteja afinado com sua natureza excêntrica e, assim como ela, não se prenda a rótulos nem faça cobranças. Ela quer viver o sexo sem pensar nas imposições, sem aquela expectativa de receber uma ligação, uma mensagem ou um áudio no dia seguinte.

Sobre os recursos compartilhados, podemos dizer que essa pessoa vê no dinheiro uma forma de liberdade. Portanto não suporta depender do parceiro. Ela pode ter instabilidade e imprevistos, sobretudo nos investimentos conjuntos, o que faz com que os ganhos oscilem. Mas, com organização e controle, dá para viver em paz com o dinheiro.

Veja o que caracteriza o perfil de Aquário

Desapegado, contestador e, acima de tudo, livre e independente. Esse é Aquário, na Casa 8 e na vida. Esse signo não se priva de romper com crenças, padrões, zonas de conforto... ele é original, resolvido, tem um potencial de transformação de dar inveja. Usa esse poder para algo maior: mudar o mundo. Para ele, tabu é apenas uma palavra, mas intimidade é mais que isso; é o enigma da esfinge, uma porta sem fechadura, que só que tem as palavras mágicas pode abrir.

Será que você tem essa natureza desapegada e transgressora acerca dos tabus e temores da vida? Pode ser que sua Casa 8 tenha a energia aquariana. Quer descobrir? Então faça seu Mapa Astral completo. Aproveite para se surpreender com todas as revelações que a Astrologia pode fazer sobre você!

Confira também: