por Equipe Horóscopo Virtual

Dicas para montar seu próprio altar

Para manter um altar na sua casa não é preciso seguir nenhuma doutrina religiosa específica. Esse local deve inspirar meditação e espiritualidade, independente de se ter uma religião. O altar é um lugar para descansar, refletir, energizar o corpo e a alma, encontrar paz e entrar em contato com a força maior que toca o seu espírito.

Montar um altar é bastante fácil, mas requer alguns preparos especiais. Em primeiro lugar, você deve definir a razão do seu altar. Dessa forma, fica mais fácil saber como organizá-lo. Além disso, quando se tem um propósito claro, a mentalização necessária para alcançá-lo tem mais força. O seu altar pode ser dedicado a divindades, anjos, santos ou deuses da sua religião, ele pode ser um altar de proteção ou para abençoar um lugar específico ou pode ser dedicado a atrair energias positivas e abrir caminhos, entre outras coisas. Você é quem decide. Não existem regras para escolher o propósito do seu altar, contanto que seja algo positivo.

Depois de escolhido o propósito do seu altar, é hora de escolher o lugar. Você pode ter vários altares na sua casa, sem problemas, cada um tendo um significado específico. Como o altar é um local particular e sagrado, é bom que fique em um lugar que permita privacidade e silêncio, mas não necessariamente o isole do restante da casa. A energia do seu altar deve ser boa e lhe trazer paz e bem-estar.

A decoração do seu altar não precisa seguir uma regra, mas você deve querer manter a harmonia. Você pode colocar objetos que simbolizem a sua fé e que representem cada um dos quatro elementos, o que garante boas vibrações. Sinta-se à vontade para acrescentar outras coisas que lhe agradem e que criem uma atmosfera de paz. Para representar a água você pode usar conchas, fontes ou recipientes com água, espelhos e objetos em preto e azul escuro. O fogo é representado por velas, objetos triangulares e flores em tons de laranja. Para representar a terra, use objetos de argila e cerâmica, grãos, punhados de terra e tons de marrom e amarelo. Represente o ar com incensos, aromas e as cores branco e amarelo.

Usar pedras na decoração do altar também é uma boa opção, mas verifique antes se a energia da pedra é a que você realmente busca para seu altar, e lembre-se de descarregar as pedras regularmente, pois elas absorvem a energia ao seu redor. Ela deve limpá-la, inclusive antes de ser colocada no altar. Outros objetos também irão absorver energias, por isso quando algo quebrar, não deixe no altar. Desfaça-se desses objetos em algum lugar próximo à natureza, como jardins ou parques.

Lembre-se que não existem regras na hora de montar um altar. Ele é o seu espaço particular, onde você busca sua espiritualidade da forma que lhe faz bem. Por isso, use sua criatividade. Tudo é válido desde que lhe faça bem e traga muita paz!


Artigo escrito por Ana Beatriz Monteiro da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.