por Equipe Horóscopo Virtual

O que você precisa saber sobre o Candomblé

O Candomblé é uma religião tão bela, mas, ao mesmo tempo, pouco compreendida. Apesar de o Brasil ser um país com diversas religiões e com uma diversidade cultural enorme, ainda a maioria da população se considera cristã e muitos deles temem as religiões vindas da África. Para quebrar preconceitos, selecionamos alguns pontos importantes para você conhecer sobre o Candomblé e perceber como é uma religião benéfica para quem pratica. Veja abaixo:

Origem 

No Brasil, o Candomblé chegou entre os séculos 16 e 19 através dos escravos da África ocidental. Enquanto os portugueses veneravam seus santos por aqui, os africanos tinham uma ligação com seus orixás. Na África existem mais de duzentos deles, enquanto no Brasil são cultuados de 15 a 20. Nem todos os orixás cultuados na África são conhecidos no Brasil, pois eles são cultuados em regiões diferentes do continente e somente vieram para cá aqueles que eram conhecidos pelos escravos que se tornaram brasileiros.

Deus 

Os orixás não são considerados deuses ou santos. Na verdade, eles são mais associados com as forças da natureza. Porém, no Candomblé também existe um Deus primordial que está acima de todos os orixás, que normalmente é chamado de Olodumaré, Olorum ou Zambi.

Sincretismo 

Ao entrar em um terreiro de Candomblé, é comum encontrar estátuas de santos católicos. Isso acontece porque na época dos escravos, eles tinham que disfarçar as estátuas para que os portugueses não acabassem com elas. Dessa forma, foram associados orixás aos santos católicos, de acordo com as características de cada um que mais se assemelhavam. Por exemplo: o orixá guerreiro Ogum pode ser representado por uma estátua do santo católico São Jorge, pois apresenta as mesmas características guerreiras.

Diferenças da Umbanda 

Apesar de ambas serem religiões com raízes africanas, Candomblé e Umbanda são coisas diferentes. Algumas práticas se diferem e a Umbanda é uma religião criada no Brasil a partir da mistura de conceitos retirados do Candomblé e misturado com o espiritismo. Já o Candomblé conserva mais as características das religiões praticadas na África.

Dia do Candomblé 

O dia do Candomblé é celebrado no dia 30 de setembro. Esse dia é oficialmente marcado como o dia das tradições das raízes de matrizes africanas e nações de umbanda e do candomblé. 


Artigo escrito por Ricardo Sturk da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.