Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

O Sol na Astrologia

Todos sabemos da importância do Sol para a vida na Terra. Afinal, ele é a estrela do Sistema Solar, a nossa estrela. Para a Astrologia, não poderia ser diferente. O Sol é o “núcleo” do Zodíaco e exerce um papel de protagonismo, com alguns significados e simbolismos peculiaresO Sol é uma estrela – mais precisamente, uma anã vermelha – mas, para a Astrologia ele é um planeta (no sentindo etimológico da palavra, que aqui, oriundo do grego, significa “corpo errante”). É o primeiro corpo celeste a ser considerado na elaboração e interpretação do mapa natal.

Quando alguém nos pergunta qual é o nosso signo, a resposta sempre terá base na nossa data de aniversário, trazendo à tona o nosso signo solar – aquele definido pelo posicionamento do Sol em relação à constelação pela qual ele transita no momento em que nascemos. É o que define as nossas principais características e os aspectos fundamentais da nossa personalidade. Ou seja, a forma como nos mostramos ao mundo.

O Sol define o nosso eu indestrutível, a consciência na qual nos reconhecemos, o impulso para a expressão de nós mesmos e a nossa autoexpressão. Em resumo: toda a nossa tendência de personalidade.

O Sol astrológico

Pôr do sol

Na Astrologia ocidental, o Sol representa a vitalidade, o poder e a essência criativa. Simboliza a energia yang, que tem uma força masculina, ativa e positiva. Mesmo antes de se traçar o paradigma heliocêntrico, o Sol já tinha o atributo de centralidade, de poder absoluto.

Como virtudes desse astro na nossa personalidade, podemos ressaltar generosidade, coragem, liderança, impulso e força de vontade. Não à toa, ele representa uma idade mais adulta (entre 20 e 40 anos) e homens mais velhos (como pai, irmão, chefe), estando sempre associado a figuras de autoridade, situadas em posição de liderança.

Já nos aspectos negativos, o Sol pode evidenciar autoritarismo, mania de controle, prepotência, vaidade, despotismo e complexo de superioridade. É preciso saber utilizar bem a força solar.

Símbolos do Sol

O pictograma usado atualmente para representar o Sol é um círculo com um ponto no centro. O símbolo original era apenas um disco (sem o ponto central). Inclusive esse já era um símbolo usado para representar o astro desde a pré-história.

É também muito comum que vejamos o desenho do Sol como um disco com uma face desenhada no meio e raios solares no exterior desse disco. Essa é uma representação bastante difundida desde a Idade Média e é a que está desenhada nas bandeiras argentina e uruguaia.

A influência do Sol astrológico

Mulher com as mãos em frente aos olhos

Nas casas astrológicas, o Sol significa uma área da vida com grande destaque. Para o horóscopo, trabalhar com o signo solar permite previsões mais estáveis, pois no mapa astrológico o Sol é o único elemento cujo ciclo se repete dentro de uma previsibilidade, viabilizando uma descoberta de perfil comportamental que não requer grande complexidade de cálculos.

Mas, apesar de as características do Sol serem mais constantes e de terem uma capacidade de revelar o que seria a forma correta de nos apresentarmos ao mundo – e talvez por isso a mais exaltada –, há fatores que podem influenciar muito mais o nosso comportamento e emoções do que o nosso signo solar. É por isso que, muitas vezes, alguma previsão ou definição feita pelo horóscopo sobre nosso eu total pode não “bater” com aquilo que realmente somos. Por essa razão, quando nos aprofundamos em relação aos outros fatores que compõem nosso mapa astrológico, começamos a entender melhor a Astrologia, bem como passamos a exercitar com mais eficiência o autoconhecimento.

O Sol nos signos

Como um definidor do impulso para a expressão do nosso eu, da nossa tendência de personalidade, o Sol exerce uma influência nítida em cada signo, como se fosse o nosso cartão de visitas. Mas, a depender de outros fatores astrológicos, essa força pode vir a ser inibida, trazendo com mais expressividade características do fator que exercer maior influência sobre nós.

Vejamos algumas das características que o nosso Astro-rei pode imprimir sobre nós, marcando a nossa personalidade à primeira vista.

Sol em Áries

Mulher trabalhando em seu notebook

Por ser o primeiro signo do Zodíaco, Áries revela tendências de iniciativa e de proatividade, além do instinto de liderança. O ímpeto e a determinação simbolizam o “pontapé inicial”, que é sempre o que conduz as ações desse signo.

O lado negativo é a impulsividade, o famoso “enfiar os pés pelas mãos”, que pode lhe custar arrependimentos.

Sol em Touro

Dois pés descalços sob a areia

Touro é regido pelo elemento terra. Sua força está na segurança. Em comum com o Sol, é um elemento seco. É um signo da segurança, dos pés no chão.

Saiba como o Sol pode nos influenciar diariamente

Como pontos fracos, podemos destacar um certo desconforto com mudanças de rotina, teimosia e às vezes arbitrariedade.

Sol em Gêmeos

Dois homens conversando sentados em um murinho

É o signo da inteligência e da comunicabilidade, a habilidade de captar as coisas no ar. Extrema facilidade de aprender coisas novas.

Em contraposição, temos a falta de foco, dualidade e superficialidade.

Sol em Câncer

Mulher de olhos fechados

É o signo da família, da congregação, dos laços fortes (não necessariamente de sangue), do sentimento de pertencimento.

Aspectos negativos: absorção da negatividade alheia, o que pode lhe custar sua saúde emocional. Há também uma necessidade de equilibrar razão e emoção e de construir bases que demandem menos de suas emoções.

Sol em Leão

Mulher em um campo de flores segurando um espelho

É o signo do impulso criativo, do ego, da exuberância. Autoconfiança, generosidade e otimismo são qualidades que se destacam. Mas, sem uma dosagem equilibrada, podem se reverter para arrogância, egoísmo e autoritarismo.

Falta lapidar o ego, pois ele ainda apresenta falhas, que são disfarçadas com um pretenso excesso de confiança

Sol em Virgem

Mulher deitada no chão

É o signo da análise (incluindo a autoanálise), do sistematismo e da prestatividade. É qualificado também pela alta capacidade de precisão, bom senso, pragmatismo e humildade.

No entanto, o excesso de detalhismo e críticas pode levar ao pessimismo e a uma rigorosa exigência de uma perfeição que inexiste.

Sol em Libra

Grupo de amigos sentados conversando

Signo da sociabilidade, da interação humana, do compartilhamento. Há uma busca constante pelo equilíbrio e pela ponderação.

Aprenda como o trânsito do Sol influencia cada um dos signos

O problema reside na indecisão, na incapacidade de dizer não e, justamente, no seu maior temor: a perda do equilíbrio.

Sol em Escorpião

Pessoa usando moletom com capuz e andando na praia

O signo do mistério, das conexões com o que é oculto. A intuição e a investigação caminham lado a lado, junto com uma vontade de aprofundar a percepção da natureza humana. Mas esse desejo pode se exacerbar, tornando-se uma pequena obsessão em controlar tudo o que deseja conhecer e revelando uma personalidade possessiva e, por vezes, vingativa, quando a resposta a suas demandas não lhe for satisfatória.

Sol em Sagitário

Mulher sorrindo em um campo de gramado

A maior característica é a inclinação inevitável para a aventura. A curiosidade move esse signo de forma que o direciona a explorar, absorver e ir em busca de conhecimentos de todo tipo, não importam os obstáculos. O autodidatismo é comum nesse signo. Mas essa facilidade de aprender pode transformar-se em arrogância e orgulho.

A atração pela aventura também pode revelar uma certa falta de responsabilidade.

Sol em Capricórnio

Mulher lendo livro ao lado de uma janela

Cautela, disciplina e senso de justiça são o norte da bússola capricorniana. A vontade de trilhar seu próprio caminho, focado no sucesso, transmite independência, determinação e ambição.

No entanto, o excesso de trabalho para essa conquista pode trazer problemas emocionais; ao passo que a consciência sobre sua determinação pode trazer à tona o autoritarismo e o perfeccionismo.

Sol em Aquário

Duas mãos se encostando

Empatia é a palavra-chave do signo. Solidariedade e senso de coletividade são as características mais difundidas, mas Aquário é o signo da inovação e da tecnologia, é o retrato do futuro.

Como parte negativa, o senso de coletivo pode trazer uma aversão às injustiças, o que resulta em contestações demasiadas, em um nível de radicalismo.

Sol em Peixes

Mulher sorrindo

A sensibilidade suplanta qualquer traço de racionalidade, de frieza e dureza. Esse é o signo que sobrevive pelo amor e pela intuição. Sua habilidade de perceber e se identificar com as emoções alheias pode ser uma força capaz de mudar o mundo. É o signo da transmutação e das aspirações mais elevadas.

No entanto, por ser movido pelo amor, sente-se muitas vezes carente, idealiza o outro e não consegue dar prioridade a si mesmo.

Além do Sol

As características do signo solar desenham uma condição ideal do que seríamos, sem a interferência de outros fatores. No entanto, como já falamos, existem elementos que podem fortalecer ou mesmo enfraquecer as influências do Sol na nossa personalidade. É por essa razão que, muitas vezes, só nos identificamos parcialmente com nosso signo solar. E há pessoas que praticamente não conseguem se enxergar em nada do que ele traz.

Descubra como o Sol age sobre cada elemento da natureza

Isso se deve ao fato de que há outros elementos no nosso mapa natal atuando para moldar melhor nossas características, fazendo jus à complexidade comum à natureza humana. Dois desses elementos são o signo lunar e signo ascendente.

Signo lunar

É definido pela posição da Lua no momento em que nascemos. Esse fator determina aspectos mais profundos da nossa personalidade, como a sensibilidade e a intuição. É o nosso âmago, a forma como administramos os próprios sentimentos, como lidamos no âmbito emocional. Seria o nosso eu “verdadeiro”, a forma como nos sentimos de forma legítima.

Signo ascendente

Define-se pela constelação que surge no horizonte leste no instante em que nascemos. Esse é um fator importante na determinação dos nossos dons naturais, na forma como lidamos com situações à primeira vista.

Ou seja, refere-se a nossos impulsos. Trata-se de aspectos que ainda não dominamos e precisamos aprender a desenvolver e controlar.Há outros aspectos a serem considerados na elaboração e interpretação do nosso mapa astrológico, como Vênus, Marte e Mercúrio, entre outros. Isso mostra o quanto a Astrologia é rica e complexa, e pode nos trazer importantes informações acerca da nossa personalidade, ajudando-nos a aperfeiçoar nosso autoconhecimento e a forma como nos relacionamos com o mundo.

 
 

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.