Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Os significados dos nomes das princesas da Disney

O Walt Disney World é, realmente, um mundo à parte. Por meio de seus parques, filmes, desenhos e personagens, contam histórias que encantam e fazem qualquer pessoa sonhar acordada. A Disney também nos transporta para o mundo de conto de fadas com suas princesas, tão lindas e, inclusive, tão diferentes umas das outras. E não é só na aparência ou história de vida de cada uma que a Disney pensou – seus nomes também foram escolhidos a dedo. E o que será que cada um deles significa? Vamos descobrir agora!

Anna (Frozen)

O filme ‘Frozen’, lançado em 2013, conta a história de Anna, uma princesa muito corajosa, otimista e bondosa. Seu nome significa “cheia de graça” e “abençoada”. Sua origem é hebraica (Hannah) e, muito utilizada pelos ingleses, é uma alternativa para Ana, que é a variação mais comumente vista no Brasil.

Ariel (A Pequena Sereia)

Ariel, além de ser uma das princesas da Disney é, também, uma linda sereia – e por algum tempo de sua vida, humana. Com seus fiéis amigos do fundo do mar, Linguado e Sebastião, a sereia sempre tenta resolver as enrascadas em que se mete. Depois que se casou, no entanto, precisou tomar conta de sua filha, que desde criança tinha o mesmo estilo aventureiro e cheio de vida de sua mãe. Ariel significa “espírito travesso”, que combina perfeitamente com a personalidade da personagem.

Aurora (A Bela Adormecida)

De origem latina, este nome tem mais de um significado – “amanhecer”, “aquela que é como o nascer do sol”, “a que nasce do oriente” ou “aquela que brilha como o ouro”. A princesa Aurora, do conto de fadas ‘A Bela Adormecida’, é uma jovem ingênua e apaixonada por sua vida, até que, ao completar 15 anos, espeta seu dedo em um ferrão e cai em um sono profundo, até ser despertada pelo beijo de seu amor verdadeiro.

Bela (A Bela e a Fera)

Como o nome já faz menção, Bela significa “linda”, “encantadora” – ou, simplesmente, “bela”. Além destes significados, este nome quer dizer “casta”, “pura”, “juramento de Deus e consagrada a Ele”. Bela pode, também, ser o diminutivo de Isabela, nome de origem italiana. No filme, Bela é a personagem principal de uma história linda. Muito inteligente e estudiosa, a jovem é linda por dentro e por fora, mas não se importa com a aparência exterior das pessoas, tanto que se apaixona pela Fera.

Branca de Neve (Branca de Neve e os Sete Anões)

A Branca de Neve é uma linda princesa, de pele tão branca quanto a neve, com bochechas e lábios vermelhos como a cor do sangue e os cabelos e olhos negros. Branca de Neve faz sete amigos muito especiais, cada um com suas características únicas. Em uma terrível noite de tempestade, depois que Branca morde uma maçã envenenada, seus sete amigos fazem de tudo para alcançar a malvada bruxa responsável. Branca é um nome português, que significa “alva”, “cândida” e “pura”.

Cinderela (Cinderela)

Cinderela é uma das princesas mais conhecidas da Disney! Ela foi uma criança muito feliz, até a morte de seu pai. Quando isso acontece, ela passa a viver somente com a madrasta e suas duas malvadas e invejosas filhas. A partir de então, a vida de Cinderela se torna muito difícil, pois passa a ser a “gata borralheira” da casa. Está sempre suja de cinzas e fazendo serviços domésticos e, por isso, seu nome faz sentido, pois Cinderela (que tem origem francesa, da palavra “cendrillon”) significa “pequenas cinzas”. Mesmo assim, a personagem sempre encarou os dias com muito otimismo e felicidade, sempre ao lado de seus amigos Tatá, o ratinho, Bruno, seu cachorro, e tantos outros animais que a amam!

Elsa (Frozen)

Elsa é a irmã mais velha da princesa Anna, da aventura cheia de neve ‘Frozen’. Elsa, cujo nome significa “a nobre” tem o poder de criar gelo e, mais tarde, se torna a Rainha da Neve. Dá para perceber que o nome não foi escolhido à toa, certo?!

Jasmine (Aladdin)

Com origem árabe (Yasmin), Jasmine significa o mesmo que Jasmim – uma flor muito bonita e aromática. A princesa Jasmine está no filme ‘Aladdin’, animação da Disney de 1992, e em suas duas continuações (‘O Retorno de Jafar’ e ‘Aladdin e os 40 Ladrões’). Jasmine, a princesa de Agrabah, é uma jovem muito corajosa e aventureira, que deseja ser livre para aproveitar as coisas normais da vida e encontrar seu verdadeiro amor. 

Merida (Valente) 

A princesa Merida é a protagonista do filme ‘Valente’, da Disney Pixar, lançado em 2012. Merida é uma menina escocesa, muito corajosa, aventureira e que não possui interesses pelos assuntos da realeza. Afinal, o que ela gosta mesmo é de seu arco e flecha. Merida foi uma personagem criada para fazer referência à força das mulheres – até porque o título de “donzela em apuros” não combina em nada com ela. Portanto, não diferente do que deveria ser, Merida significa “mulher que alcançou um lugar de honra”.

Mulan (Mulan)

Mulan significa “florescimento da magnólia”, em chinês, e este significado muito tem a ver com a protagonista, se pensarmos que florescer é o mesmo que amadurecer e tomar responsabilidades. A jovem Mulan, ao ver seu pai, debilitado por sua avançada idade, ser convocado pelo exército imperial, resolve cortar seus cabelos, vestir uma armadura e fingir ser homem durante toda a guerra, como se fosse o “filho” do idoso. Forte e destemida, Mulan não nasceu na realeza, mas ganhou a admiração do Imperador da China e de todo o Império, graças ao que fez por seu pai.

Pocahontas (Pocahontas)

Pocahontas é um nome de origem indígena, da língua Algonquin, e significa “brincalhona”. Esta personagem da Disney foi inspirada em uma lenda que conta a história de uma índia, chamada Matoaka, que se apaixona e casa-se com um homem inglês. Na animação americana, Pocahontas é uma menina de forte ligação com a natureza e os animais que a habitam. Além disso, ela tem a capacidade de falar com espíritos!

Rapunzel (Enrolados)

Com mais de um significado, Rapunzel é conhecido por ser o nome de uma bela jovem de pele branca, olhos verdes e longos cabelos loiros. Quando Rapunzel nasceu, Gothel descobriu que seus cabelos tinham poderes mágicos e, por isso, sequestrou a criança. Para que ela não descobrisse a mentira, Gothel a mantinha aprisionada em um quarto no alto de uma torre. Até que, quando mais velha, consegue escapar usando seus longos cabelos como uma comprida corda que ia da janela até o chão. Rapunzel, portanto, pode significar “mulher de cabelos compridos”, “vegetal comestível” (em algumas línguas), ou “raponço”, nome de uma hortaliça. 

Tiana (A Princesa e o Sapo)

A Disney, desde sempre, se preocupou em fazer princesas de aparências muito diferentes. A Branca de Neve é uma jovem de estatura baixa, com cabelos curtos e pele branca. Já a Cinderela é uma jovem alta, loira e de olhos azuis. Pocahontas é uma mulher indígena, de pele morena e com cabelos longos, lisos e pretos; Mulan tem origem oriental, Jasmine é da Arábia, e por aí vai. Tiana foi criada para agregar ainda mais valor a esse time tão poderoso, sendo a primeira princesa de pele negra da Disney. O filme, lançado em 2009, conta a história dessa linda jovem de origem humilde, que batalha muito em seus dois empregos para conquistar o sonho de abrir seu próprio restaurante em sua cidade natal, New Orleans. O nome Tiana significa “princesa”, “semelhante ao pai”, ou “sagrada”, e tem origem grega.


Artigo escrito por Giovanna Frugis.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.