Compartilhar

por Erickson Rosa

O poder do pensamento e como ele influencia as energias do dia a dia

"Penso, logo existo". Essa afirmação de René Descartes dizia que primeiramente existia o pensar para depois ser constituído o sujeito. Primeiro o pensar para depois a existência. Mas como esse pensamento influencia nosso dia a dia?

O poder de nosso pensamento é muitas vezes subestimado. É sabido que um pensamento pode gerar sua realidade, pois pensamentos geram emoções, que geram atitudes, que por fim nos trarão resultados. Portanto, sabemos que todas as nossas ações tiveram por início um pensamento, por mais inconsciente que esse seja.

Pensamentos inconscientes

Os pensamentos inconscientes, ou automatizados, são os que geram em sua maior parte nossa realidade. Isso porque são esses pensamentos que geram nossos micros comportamentos, nossas atitudes cotidianas, que por fim geram nosso destino. Sim, são as pequenas ações diárias que geram nossa realidade.

Possuímos vários comportamentos automáticos em nosso dia a dia, como o hábito de escovar os dentes, amarrar os sapatos, dirigir, etc. Esses comportamentos se dão em nível inconsciente, pois não precisamos pensar de maneira ativa para executá-los. Da mesma forma possuímos outros comportamentos automatizados para as mais diversas situações. Por exemplo, se alguém lhe ofende como você reage? Se alguém fala algo que vai de encontro ao que você acredita, como você se comporta? Em uma situação difícil, de conflito como você opera?
]
As respostas para essas perguntas normalmente levam a uma estratégia simples de pura resposta inconsciente. Quase ninguém se pergunta: Por que ajo assim frente a esses acontecimentos? Por que isso me causa tanto mal-estar? Quais os comportamentos e pensamentos que tenho que geram essa realidade? Esse tipo de pergunta leva a uma reflexão dos pensamentos que você está tendo e que estão gerando sua realidade, trazendo uma maior conscientização e tirando você do comportamento automatizado. Einstein dizia que somente um louco espera resultados diferentes se realiza sempre as mesmas ações. Para resultados diferentes precisamos de ações diferentes, logo pensamentos diferentes.
 
Mas podemos ir mais além...

Os pensamentos mudam também nossa energia. Se temos pensamentos que geram em nós mais alegria e felicidade, consequentemente, teremos uma energia de alegria e felicidade, até mesmo contagiando com essa energia quem está a nossa volta.

Contudo, se nossos pensamentos são oriundos de pessimismo e negativismo, gerarão outro tipo de energia, podendo até mesmo afastar as situações positivas e as pessoas que amamos. Voltamos então aos pensamentos automatizados do início. Será que não são esses pensamentos, a nível inconsciente, que estão hoje sabotando sua vida e impedindo você de ser feliz? 

Louise Hay diz que nossos pensamentos são os geradores de nossa realidade. Quando possuímos pensamentos felizes e seguros, então nossa realidade será de felicidade e segurança. Nossa energia também se portará da mesma forma, pois é criada a partir desses pensamentos.

Contudo, muitas vezes temos pensamentos negativos e tristes, os quais não nos damos conta. Para isso devemos observar nossos pensamentos, entender a origem de cada um deles, para cuidarmos e mudarmos cada pensamento negativo existente em nosso ser.

Se sua realidade é criada por seus pensamentos, se sua energia é modificada de acordo com eles, basta que modifiquemos esses pensamentos para pensamentos mais positivos que mudem nossa energia, nossa vibração, atraindo aquilo que desejamos do fundo de nosso coração. Porém, para isso devemos primeiramente observá-los, verificá-los e entendê-los.

Questione-se mais sobre seus comportamentos e os resultados que esses estão gerando em sua vida. Com certeza eles possuem um pensamento em sua origem. Para mudarmos a realidade é necessário primeiramente mudarmos a nós mesmos.

Compartilhar

Erickson Rosa

+ artigos

Terapeuta holístico, Mestre Reikiano e formado em psicoterapia holística. Fundador do Coach Matinal e autor do e-book Ansiedade Sem Remédios. Ministra cursos e eventos com temas como a motivação, psicossomática, fisiognomonia e meditação.