Compartilhar

por Edson Silva

Querer, estar e ser

Procuro sempre em meus estudos entender cada vez mais a dinâmica da mente humana. E com isso dentro de uma lógica de raciocínio percebo que as informações são de fácil acesso, mas a sabedoria de como utilizar elas é a maior dificuldade que enfrentamos.

Então cheguei à conclusão de que o conhecimento é algo que pode ser transmitido, porém a sabedoria não encontramos um meio ainda. Sei que a sabedoria pode ser encontrada, vivida, mas não é possível ensinar.

Entende-se que cada pessoa é uma unidade, então dentro desta unidade, por mais semelhante que for os caminhos para alcançar algum objetivo, sempre será diferente.

Podemos querer a mesma coisa, ir pelo mesmo caminho, porém isso não me dá a certeza de que ambos chegam ao objetivo ao mesmo tempo, e também não terei a garantia se ambos, ao menos, chegarão ao objetivo. “Pois se fosse assim, todos os camelôs de São Paulo chegariam à riqueza do Silvio Santos”.

Percebi que dentro da cultura do desenvolvimento social e mental, fomos ensinados a buscar as respostas sempre fora de nosso corpomente sempre buscando o conhecimento de pessoas que compartilham de seus estudos e experiências. E isso nem sempre é o suficiente para ter uma vida mais saudável e bem sucedida. Acabamos tendo um erro bem sutil de ter clareza no que queremos e esquecemos o simples detalhe se ser.

Este Ser acaba sendo um estudo de sua própria percepção como humano e te faz juntar informações de suas potencialidades naturais para a realização e concretização deste desejo. E para que isso seja bem sucedido é preciso que tenha um bom controle de suas potencialidades naturais, encontrando a sabedoria de utilizá-las com perfeição.

O ser é o resultado de um conjunto de fatores, dentro de um todo. Eu posso ser uma pessoa feliz, mas isto não quer dizer que neste exato momento eu estou feliz.

Muitas pessoas querem a felicidade, saúde, estabilidade financeira e às vezes pouco se movimentam para ser o que desejam. Se analisar com calma, a felicidade é um estado, e está dentro de você. As influências externas podem ativar ou inibir este estado, porém ele continua com você. E se encontrar a sabedoria de permanecer neste estado, fazendo com que as influências externas não tenham tanto impacto em inibir este estado, poderá obter o autocontrole de acessar isto quando quiser. E assim começar a se reconhecer como uma pessoa feliz, “EU SOU FELIZ”. Então a felicidade vai além de estar em ambientes favoráveis, e sim, na percepção de que é um estado individual e na sabedoria de acessar.

Tem momentos que nos pegamos doentes e nos questionamos: “Poxa, mas eu tenho feito tudo direitinho, pago minhas contas, ofereço condições confortáveis para o desenvolvimento dos meus filhos, sou uma boa companhia para meu parceiro, por que isso agora?”. Nosso corpo não se mantém saudável porque realizamos nossas obrigações e tarefas do dia a dia. Ele precisa ser cuidado e preservado. A mesma atenção que damos para nossas atividades diárias, temos que dar ao nosso corpo também, e se for aprimorada esta percepção corporal, terá mais sabedoria em se manter no estado saudável e assim ser uma pessoa saudável.

Depois que analisar sua vida, em todas as ramificações, e começar a perceber melhor em que parte deste percurso de QUERER, ESTAR E SER, você tem se bloqueado, terá uma visão mais ampla e clara do que será preciso para se movimentar atrás de seus objetivos e sucessos. E a partir deste dia nada estará tão distante de ser conquistado, pois alcançará a sabedoria de utilizar o que tem com perfeição

Compartilhar

Edson Silva

+ artigos

Psicólogo desde 2007, atende individualmente e em grupo, de uma forma diferente das terapias convencionais, visando sempre o indivíduo como um todo.

Trabalha para que o indivíduo respeite sua natureza, seus impulsos naturais, sua originalidade única, de modo que quem o cerca aja da mesma forma, promovendo uma vida libertária.