por Dr. Hoffnung

Studios e o aperto das cidades grandes

Está cada vez mais desafiante para as grandes metrópoles conseguir comportar um número tão grande de habitantes. É possível notar isso nas ruas, nos horários de pico, como o trânsito fica caótico e intenso. 

É muito comum ver empresas de construção demolindo casas antigas e no lugar do terreno que anteriormente abrigava um imóvel,  abrigar dois novos imóveis. Assim como galpões, ou até casas de tamanho maior sendo vendidas para virarem grandes empreendimentos e condomínios.

A demanda é alta, as metrópoles estão lotadas de pessoas e ter espaço está cada vez mais caro e concorrido. Por isso, as construtoras já investem em edifícios que estão cheios de apartamentos bem menores, alguns que não ultrapassam a planta de 27 m². Esses são os famosos studios, que estão virando tendência em grandes cidades.

Os valores dos apartamentos studio são geralmente salgados, mas eles tendem estar em locais mais valorizados das cidades, próximos ao centro, com uma boa infraestrutura ao redor. Os cômodos são integrados e, como o espaço é reduzido, é preciso ter uma boa organização e ser seletivo com o que acumula.

Muitos já estão mudando o estilo de vida, dando preferência a uma mobilidade mais ágil. Morar próximo ao trabalho, ao invés de ter um lugar mais espaçoso, é a realidade da maioria dos habitantes dos grandes centros urbanos, sendo que, ao longo de um dia, as pessoas passam menos tempo em suas casas.

Mesmo assim, alguns não querem se desfazer de seus móveis ou pertences maiores e procuram empresas de self storage para economizar espaço, manter seus objetos de valor e viabilizar a adaptação em lares menores. Essa é uma saída buscada, principalmente, por pessoas acostumadas a muito espaço, em casas térreas ou apartamentos com mais de 100m², que não desejam abrir mão de móveis que estão na família há gerações, ou que não podem manter todos os seus pertences, como roupas, sapatos e utensílios, em apartamentos conjugados e apertados. 

De qualquer forma, por mais que muitas vezes seja difícil, é importante buscar pela qualidade de vida e otimização dos espaços seja ela em apartamentos menores ou maiores. Apesar do valores envolvidos nesse investimento, o retorno dado pela felicidade vale muito mais.

Dr. Hoffnung

+ artigos

Dr. Hoffnung é uma seção abrangente de boas ideias, dicas de comportamento, alimentação e viagens. Ou seja, tudo aquilo que faz muito bem para a saúde.