por Equipe Horóscopo Virtual

Torne a sua cozinha mais sustentável!

Em tempos em que a alimentação saudável e a sustentabilidade andam tão em alta, pensar em uma maneira inteligente de viabilizar essas ações de maneira quase que instantânea e fazendo parte do nosso cotidiano é um dever. Afinal, ter uma alimentação balanceada e mais saúde em nossas vidas é primordial, mas nem sempre tão fácil de se manter.

O tempo parece cada vez mais escasso e para uma vida saudável sabemos muito bem o quanto precisamos dele. Por isso, se você conseguir organizar a sua cozinha de uma forma sustentável, lhe garanto que tudo ficará bem mais viável e a tentação de voltar ao estilo de vida em que as comidas prontas eram uma constante diminuirá.

Uma das primeiras coisas a se fazer é garantir que você consiga ter sempre à mão aqueles temperos e ervas que mais gosta ou que mais beneficiam à sua saúde. Uma horta, hoje em dia, cabe em qualquer lugar, basta que você consiga planejar adequadamente o seu espaço. Treliças para uma horta suspensa e vasos autoirrigáveis (para que você não precise se preocupar em regar sempre) são facilmente encontrados no mercado e, neles, você pode plantar orégano, alecrim, salsa, tomilho, hortelã e o que mais a sua criatividade pedir. Dessa forma, terá sempre temperos frescos e deixará as suas produções culinárias muito mais saborosas.

Vale dizer também que plantas, mesmo que apenas decorativas, são sempre muito bem-vindas em ambientes caseiros. Para plantar, se permita abusar da criatividade e reaproveitar taças, canecas, bowls e até mesmo latas e vidros de conservas. Reutilizar utensílios é uma das práticas mais sustentáveis que se pode ter e garanto que o meio ambiente agradecerá imensamente por ter menos lixo para decompor. Caso você tenha pouco tempo para se dedicar ao verde, as suculentas são uma ótima opção, pois elas demandam menos atenção e se desenvolvem bem em qualquer tipo de ambiente.

Se o seu espaço for maior, vale investir em plantas frutíferas de pequeno porte. Imagine só que delícia ter um limão fresquinho para um suco ou um tempero especial? Manter um estoque básico de comidas que fazem parte da sua rotina e ir ao menos uma vez por semana ao hortifrúti também garante mais facilidade na hora de fazer as refeições.

Por último, vale pensar na forma como você descarta o seu lixo. Atualmente, reciclar é uma premissa básica para qualquer um que se importa com o meio ambiente, ter lixos separados por tipo facilita a sua vida e a vida dos coletores. Já o lixo orgânico pode ser usado para adubar e fazer uma compostagem, que em pouco tempo tornará os solos de suas plantas ainda mais ricos em nutrientes.

Atitudes simples e completamente viáveis resultam em uma cozinha totalmente transformada! 


Este artigo foi escrito por Roberta Lopes da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.