por Equipe Horóscopo Virtual

Os cuidados dos signos em relação a alimentação

Cada signo tem a sua personalidade e o seu jeito. Todos conseguem se relacionar de forma distinta em cada área da vida. E não seria diferente com a alimentação. Por que alguns alimentos caem bem para alguns signos e outros não? Conversamos com Denise Teresinha Guterres Rosa Wolman, astróloga em Santa Cruz do Sul (RS), que contou para o Horóscopo Virtual quais os cuidados dos signos em relação à alimentação.

Áries 

Rege a cabeça em geral, especificamente os centros motores do cérebro e a circulação do sangue na região do crânio. Os arianos gostam de alimentos condimentados e muita carne, mas deveriam seguir uma dieta mais suave, de pratos leves e sem muitos temperos. A carne tem alto teor de ácidos, o que pode causar acidose que, por sua vez, pode ocasionar tensão e dores de cabeça.

Existe a possibilidade dos arianos terem um desequilíbrio de sódio e potássio, com um excesso de sódio, o que causa aumento de peso e edema. Devem suplementar a dieta com fosfato de potássio para criar células cerebrais e evitar dores de cabeça (Áries rege a cabeça e alguns arianos sofrem com dores de cabeça e, às vezes, leves distúrbios renais). Própolis e clorofila (verduras, Chrorella) são dois agentes que ajudam a regularizar a alcalinidade do sangue. Todas as frutas, com exceção do pêssego e da ameixa, e todos os vegetais verdes e de raiz são alimentos que ajudam a alcalinizar o sangue e outros fluidos que circulam nos tecidos. Laranja e limão estão entre as frutas mais ricas em potássio.

Os arianos devem se abster de bebidas alcoólicas, pois, se o nativo de Áries se vicia, fica além da possibilidade de se livrar do vício e, frequentemente, é sujeito a delírios. Alimentos de sabor forte, como cebola e alho-poró, são associados a Áries. A hortelã, com sua capacidade de aliviar indisposições digestivas, também é associada ao signo.

Touro 

Rege as adenoides, as amígdalas e a laringe, no entanto, sua principal função é a corregência da glândula tireoide (junto com Mercúrio). A glândula tireoide apresenta disfunções frequentes, devido ao excesso de tensões emocionais ou a uma dieta deficiente em fibras e iodo. Deveriam ser ensinados a praticar bastante exercício como meio de estimular a saúde, porque o taurino é um tanto indolente em sua maneira de ser.

Geralmente gostam de doces, são muito sensuais e adoram o conforto e os prazeres da boa mesa, por este motivo têm tendência a engordar. É aconselhável um suplemento alimentar com sulfato de sódio, que ajuda a eliminar o excesso de água do organismo. O chá de menta é associado a Touro, pois ajuda no processo de digestão e antigamente era usado no preparo de uma poção para infecções da garganta. Entre os alimentos associados a Touro estão: uvas, cereais, frutos silvestres e grãos.

Gêmeos 

Rege as mãos, os braços, os ombros (exceto o esterno, que é regido por Câncer), os pulmões e o sistema nervoso central em geral. Porém, Gêmeos tem a função muito mais importante de reger as “tubulações” do corpo – não as veias e as artérias, mas a trompa de Eustáquio dos ouvidos, as trompas de Falópio ligadas aos ovários, os brônquios, a traqueia, os ureteres e a uretra.

Geminianos gostam de bebidas e comidas exóticas, alimentos condimentados e temperados com anis ou alcaravia, mas sua alimentação deve ser leve, com frutas frescas, legumes e verduras. Talvez precise suplementar a dieta com Kali muriaticum, essencial para a formação de fibrina. Isso ajudará a evitar a congestão dos brônquios e o inchaço das glândulas. Deve evitar o fumo, hábito mais perigoso para Gêmeos do que para qualquer outro signo. A erva-cidreira, boa para dores agudas, é associada a Gêmeos.

Câncer 

Rege várias funções diferentes. Domina as “coberturas”, tais como as membranas do cérebro, dos pulmões e do coração, as cavidades dos seios, os globos oculares, a medula dos ossos, as bochechas da face e a armazenagem de glicogênio do fígado. A anemia, do tipo proveniente de problemas de medula óssea, também está sob o domínio de Câncer. Rege a hipófise posterior, onde ocorrem várias funções hormonais, também rege as mamas, o esterno e a região do peito. Sua regência primária é do estômago e dos processos digestivos que ocorrem dentro deste órgão. O canceriano deve evitar alimentos ricos em colesterol, se beneficiará com uma dieta que inclua grande quantidade de laticínios. Deve, no entanto, complementá-la com fluoreto de cálcio, considerado importante para a saúde de dentes, unhas e ossos. Frutas e legumes com alto teor de água, como o melão e a abóbora, são associadas a Câncer.

Leão 

Rege o coração, as vértebras que protegem a espinha dorsal, as veias cava e coronárias, a aorta e as artérias coronárias anterior e posterior, os músculos longo dorsal e grande dorsal, transversos, diafragmáticos e cardíacos. O sol em Leão pode ter problemas cardíacos e das costas, assim como febres de origem aguda. Entre as ervas regidas por Leão, estão a Angélica, que “conforta o coração”; a Eufrásia, que cura afecções dos olhos; e o morrião, que alivia as dores de dente. Pode ser benéfico para o leonino suplementar a dieta com fosfato de magnésio, que faz bem para o coração e ajuda a descontrair; também precisa ficar atento para controlar a quantidade de colesterol que consome.

Virgem 

Rege o pâncreas, os músculos oblíquos, transversos do abdômen e reto abdominal, as artérias gástrica e mesentéricas superior e inferior, as veias porta, hepáticas, umbilical e intestinal; no baço, rege a função de dividir o prana no nível etérico. Virgem está relacionado com as funções internas de produção de enzimas e com a armazenagem de glicogênio no fígado. Está envolvido com a absorção e a assimilação dos alimentos. Sem a absorção adequada, podem ocorrer deficiências nutricionais.

Como Virgem é oposto a Peixes, pessoas com planetas em Virgem geralmente são sensíveis às drogas. Normalmente necessitam apenas de dosagens mínimas de qualquer medicamento para a obtenção dos melhores resultados. Pessoas com Sol em Virgem podem ter problemas de diabetes ou hipoglicemia, colite ou diarreia. Têm possibilidade de má assimilação dos alimentos, necessitando de uma dieta rigorosa e saudável, com bastante fibras. Podem se beneficiar com o sal Cali sulfúrico, que combate a bronquite.

Libra 

Rege os rins, as vértebras lombares, os músculos quadrado lombar e sacro lombares, as artérias suprarrenal, renal e lombar e as veias renal e lombar. Também rege o metabolismo basal, especificamente o metabolismo ácido-básico. Um libriano que consuma muita carne pode ficar com acidose (tensões e incapacidade de relaxar, azia, insônia ou sono leve, nervosismo sem causa e dores de cabeça). Com Libra no Ascendente ou no Meio do Céu, pode-se suspeitar de uma disfunção glandular. Frutas silvestres, como a groselha, têm forte ligação com Libra. Com o Sol em Libra, talvez você necessite suplementar a dieta com fosfato de sódio, que reduz a acidez estomacal e ajuda a dissolver cálculos biliares, além de atenuar as inflamações da garganta.

Muitos librianos têm um metabolismo lento, isso somado à preferência por alimentos ricos em gordura e, muitas vezes, por doces, pode levar ao aumento de peso. A prática de exercícios regulares pode ser uma solução.

Escorpião 

Rege a próstata e o sistema reprodutivo, mas sua principal função é a regência do cólon. Rege a tuberosidade do ísquio, estreito superior da pelve (margem pélvica) e sínfise do púbis, os músculos cremasteres, esfíncter do ânus, elevador do pênis, do clitóris e esfíncter da bexiga, a artéria ilíaca interna e as veias espermática, mesentérica, cólica e hemorroidária. Entre as ervas associadas a Escorpião, está a bico-de-pomba-menor, boa para cólicas e para expulsar cálculos renais.

Para a maioria dos escorpianos, a comida é algo que deve ser apreciado: gostam de vinhos e de alimentos ricos em gorduras e talvez achem difícil adotar um regime alimentar. Seria interessante complementar a alimentação com o sal Kali Muriaticum.

Sagitário 

Rege as coxas, o nervo ciático, as funções expiratórias dos pulmões, os ossos ílio, fêmur, cóccix e sacro, os músculos iliopsoas, ilíaco, pectíneo, sartório, reto, extensor do quadríceps e os glúteos que formam a região glútea, as artérias ilíaca externa, femural e sacral, as veias sacra, ilíaca e grande safena. Sagitarianos gostam de alimentos ricos e pesados, então podem ganhar peso com facilidade. Talvez o sal Kali Muriaticum lhe faça bem, pois previne congestão brônquica e inchaço das glândulas. Deve fazer um esforço para descobrir os alimentos que não lhe fazem bem e procurar identificar quais são exatamente seus limites tanto com relação à comida quanto à bebida, para evitar problemas com seu fígado.

Capricórnio 

Rege os processos da vesícula biliar, a patela, o ligamento patelar e poplíteo, as artérias ilíaca e poplítea (até certo ponto), as veias poplítea e safena externa. Também rege os joelhos. Pessoas com o Sol em Capricórnio podem ter reumatismos ou dores generalizadas, assim como problemas de pele; podem sentir seus joelhos estalarem quando estão de pé ou se inclinam. Em idades mais avançadas, pode haver artrite nos joelhos, ocasionando endurecimento das articulações.

A maioria dos capricornianos tem um metabolismo extremamente rápido, portanto é provável que sejam menos sujeitos a problemas relacionados ao excesso de peso. O fosfato de cálcio na dieta seria interessante, pois é o principal sal contido na estrutura óssea.

Aquário 

Rege os tornozelos, a tíbia e a fíbula, os músculos tibial anterior, fibular terceiro, os tendões de Aquiles sólea e gastrocnêmio, a artéria tibial, a veia safena interna. Também rege o processo de oxigenação do corpo. A falta de oxigênio impede que as células funcionem a plena capacidade. Alguém com Aquário forte no mapa natal deve seguir uma dieta com pouco amido, pois os alimentos ricos em amido “sequestram” o oxigênio do corpo durante a respectiva digestão. Exercícios de respiração aprofundada também ajudam a eliminar o dióxido de carbono do corpo. Aquário também influencia a circulação do sangue em geral. Regula os cones e bastonetes dos olhos; domina o cordão espinhal, que é protegido pelas vértebras das costas. Alimentos que se conservam, como maçãs e frutas cítricas, são regidos por Aquário. O Natrum Muriaticum não refinado é sal e pode trazer benefícios se for incluído em sua dieta. Mas deve se lembrar, porém, que uma dieta balanceada fornece todo o sal necessário e não deve salgar demais os alimentos.

Peixes 

Rege as veias dos pés, as artérias plantares interna e externa, társica e metatársica, os músculos extensor e flexor curtos dos artelhos, abdutores do hálux e flexor acessório ou músculo quadrado plantar, os tarsos, os metatarsos e as falanges. Peixes é o signo de saúde mais fraca do zodíaco. Os piscianos não devem se esforçar demais: a moderação em todas as suas formas é uma máxima que devem seguir durante a vida. O processo de cura pode levar muito tempo para as pessoas de Peixes. Para que possam desenvolver uma constituição física mais forte, os piscianos deverão ser tratados através da água. Os banhos constituem uma parte integral do processo de recuperação dos problemas mentais, físicos e emocionais. Ar puro, caminhadas e a luz do sol também ajudam bastante.

Peixes rege o sistema linfático completo, que é a primeira linha de defesa contra bactérias e vírus estranhos ao organismo. A linfa utiliza leucócitos de forma completa; quando a dieta é deficiente e as toxinas são reabsorvidas pelo corpo, os gânglios linfáticos se tornam sensíveis, doloridos e inchados. O que é, às vezes, confundido com tumores ou câncer. Peixes está também diretamente relacionado com a quantidade de muco. O excesso de muco ou catarro pode obstruir vários órgãos, prejudicando suas respectivas funções. O resultado é uma sensação generalizada de apatia e fadiga. Para os piscianos, é benéfico suplementar a dieta com Ferrum Phosphate, uma combinação de ferro e oxigênio que enriquece o sangue e atenua as inflamações. Os pepinos e os melões estão entre os alimentos associados a Peixes.

Sobre a astróloga: Denise Teresinha Guterres Rosa Wolman tem 53 anos, Sol em Virgem, ascendente em Leão e Lua em Gêmeos. É instrutora de Hatha Yoga na GFU (Grande Fraternidade Universal) há 16 anos, onde também estudou Astrologia. Busca se aprofundar na Astrologia Cármica e na Astrologia Médica para entender qual caminho o ser está trilhando e o que é necessário fazer para evitar doenças e se livrar do carma. Sente que a Astrologia é um saber inato a ela: “Minha lembrança mais antiga é do meu pai ter feito uma fogueira de São João e me colocado sentada em uma imensa pedra para ver as chamas, mas não lembro direito da fogueira e sim da Lua cheia e das estrelas que brilhavam no céu”.


Artigo escrito por Angélica Weise da Equipe Horóscopo Virtual.

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.