Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

A importância das velas e o seus significados na Umbanda

Dentro da espiritualidade consagrada por meio de inúmeros contextos distintos, crenças ou religiões, as velas têm um papel muito importante na realização de pedidos, orações e agradecimentos. Ao acender uma vela, você acende também uma intenção, servindo como um portal facilitador do encontro dessas energias divinas com a sua alma no momento realizado. Podem ser acesas em qualquer ambiente da casa que o indivíduo se sinta bem.

Para a utilização correta das velas, é preciso que exista uma intenção bem estabelecida no momento de acendê-la. Assim, você direciona o seu pensamento para aquela luz que passa a existir com a função de propagar determinado sentimento. Assim como o brilho das chamas de uma vela, todo o foco para o que precisa de luz passa a ser direcionado por meio das energias corretas. Dessa forma, se faz necessário que o indivíduo se concentre inteiramente em sua mentalização, a fim de adquirir os resultados almejados.

Velas coloridas enfileiradas

A vida está associada ao calor, tal como a morte está associada ao frio. Portanto, o fogo de uma vela é a representação da força vital, tal como a potência necessária de energia para dar vida a uma intenção. Além do mais, as velas podem ser utilizadas para celebrar ou rezar por alguma alma que já não se faz presente em matéria, servindo como uma homenagem que a mantém viva independente da distância física. Tudo depende da intenção, desejo e processo.

Na Umbanda, as velas são consideradas elementos primordiais que influenciam no foco das mentalizações. Cada vela possui uma cor, que possui um significado atrelado. O umbandista fixa o olhar sobre a vela acesa e se direciona ao seu orixá ou espírito intencionado. Cada vela possui um significado diferente, que varia de acordo com a sua cor, tamanho e associação. Porém, não é uma regra a utilização das velas, podendo este ser um elemento utilizado somente em alguns terreiros, sem constância e obrigatoriedade.

São inúmeras as cores das velas, que podem influenciar de acordo com a intenção do umbandista, seja para uso pessoal como para a realização de trabalhos maiores que envolvam outras pessoas. As velas amarelas são associadas a Iansã, utilizadas para fins de atração material, como dinheiro, abundância, trabalho e também para a quebra de bloqueios mentais. Recomenda-se que sejam acesas em um domingo.

Velas coloridas acesas

As velas verdes são associadas a Oxossi, utilizadas para atrair a sorte, a cura e para a eliminação de energias nocivas e prejudiciais. Recomenda-se que sejam acesas em uma sexta-feira. As velas vermelhas são associadas a Ogum, utilizadas para afirmar a paixão e a sexualidade, tal como a fertilidade, a coragem, o poder e a concretização de metas. Recomenda-se que sejam acesas em uma quinta-feira. As velas rosas são associadas a Ibeiji, utilizadas para tudo aquilo que faz menção ao amor e aos sentimentos, relacionamentos. São muito utilizadas para harmonização e chamado de luz interior e recomenda-se que sejam acesas em uma sexta-feira.

As velas brancas estão associadas a Oxalá, utilizadas para limpar os ambientes e purificar. Branco é a cor que significa a junção de todas as cores em uma só, por isso faz referência a busca da verdade e meditação. Pode ser acesa em qualquer dia. As velas pretas estão associadas a Exu, podendo ser combinadas com velas vermelhas, utilizadas para afastar as energias negativas e os sentimentos de perdas. Não tem um dia certo para serem acesas, variando do sentir de cada um.

Você também pode gostar:

As velas com cores combinadas podem ser juntadas por meio de um propósito determinado ou recomendação de alguma entidade. Assim, são consideradas forças extras, que possuem grandes potências para trabalhos espirituais. Dessa forma, cada vela possui um significado, sendo essas, mencionadas acima, as principais velas utilizadas na Umbanda e também as mais conhecidas. O ideal é que as velas sejam acesas sempre em ambientes altos, maiores do que a sua altura, pois isso significa o respeito existente para com o divino.

Assim, pode-se concluir que a utilização de velas é uma prática muito antiga e ainda utilizada com frequência dentro da espiritualidade, sendo esse um elemento forte para a canalização de energia e deslocamento da mesma para o universo, que passa a atuar em cima da intenção realizada, a fim de concretizá-la.

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.