Arcano da primeira semana de janeiro: Pajem de Ouros

O Pajem de Ouros é o Arcano desta semana e fala de modo geral sobre sermos práticos e realistas, usando o senso comum, nossa vontade de aprender e nossa força física para levarmos a cabo nossos projetos e ideias, mesmo que estes estejam ainda apenas no começo, sendo esboçados e conjecturados.

Isso significa, no dia a dia, preferir uma abordagem mais pragmática, sensata e "pé no chão", buscando aquilo que funciona, em vez do que é ideal, perfeito.

Desse modo, incentiva-nos a colocar as coisas em movimento, parando de sonhar acordados ou de ser excessivamente perfeccionistas e detalhistas, até porque é melhor ter algo palpável, que possa ser corrigido, do que um lindo sonho que apenas existe em nossas mentes.

Arcano da semana - Pajem de ouros

Em outras palavras, se você tiver um importante projeto neste momento, não foque unicamente o resultado completo de longo prazo. Prefira conquistar pequenas metas que, acumuladas, formarão a totalidade do seu objetivo no futuro.

Para tal, desmembre seu sonho, como se fosse uma escada – primeiro, subimos o primeiro degrau; depois, o segundo; sucessivamente, até chegarmos ao topo –, e aceite as sucessivas incertezas da vida, aprendendo a confiar nas pessoas, mas sem esperar nada além daquilo que elas já se mostraram capazes de oferecer antes.

Essa postura evita que você se frustre, não colocando um peso desmedido de cobrança sobre o outro. Afinal, nutrir muitas expectativas a respeito do comportamento das pessoas ao redor apenas reforçará seu sentimento de dependência e aumentará sua insegurança, diminuindo sua autoestima.

Você também pode gostar:

No final das contas, a maioria de nós faz o que pode com aquilo que possui dentro de si. E, em tempos como estes, cheios de incertezas e problemas, injustiças e corrupção, fazer o que está à mão pode ser mais benéfico do que ficar de braços cruzados esperando "o momento certo" ou as "pessoas certas".