por Suzy Reigado Ferreira

Beleza também cura – Parte 2

Parte usada: Flores
Princípios Ativos: Óleos essenciais, carotenóides, mucilagens e flavonóides.
Ações: Anti-inflamatória, antiséptica, antifúngico, calmante para todos os tipos de irritações de pele e erupções cutâneas, antibacteriana, ajuda a regular o ciclo menstrual, alivia os espasmos musculares, reduz febre, ajuda a desintoxicar, anestésico.
 
Indicações: Conhecida também como “bem-me-quer mal-me-quer”, a calêndula é uma planta medicinal cheia de benefícios. A flor, que é amarela e parece com uma margarida, faz parte da fórmula de diversos cremes hidratantes e pomadas cicatrizantes.
 
Mas os benefícios da calêndula não se restringem a hidratação da pele e dos cabelos. A planta é usada para tratar outras doenças e auxiliar no tratamento de várias intercorrências, tanto externas, quanto internamente.

Ferimentos abertos, infectados ou não, foliculite, eczema seborréico do couro cabeludo, crosta láctea, dermatites amoniacal, fissura mamária, úlceras de decúbito (1º, 2º e 3ºgraus),úlceras varicosas, erisipela bolhosa, acne, queimadura de 1º grau, queimaduras solares, dermatites eczematosas.  Anti-inflamatório, antifúngico, calmante para todos os tipos de irritações de pele e erupções cutâneas, antibacteriana, ajuda a regular o ciclo menstrual, alivia os espasmos musculares, reduz febre, ajuda a desintoxicar, anestésico.

Contraindicações: Lesão profunda e/ou extensa, lesão disseminada, lesão de pele crônica sem diagnóstico.

Uso Energético

A calêndula é a erva do perdão. É ótima para pessoas rancorosas, que têm dificuldade de perdoar, que estão sempre acumulando mágoas, que se acham injustiçadas ou tratadas com pouco caso por todos. É para quem tem constante mal-humor, e vê a vida de forma linear, sem criatividade para sair dos problemas. É ótima para quem quer esquecer traumas ou lembranças infantis que incomodam. Devolve a integridade e a alegria.

Uso Culinário

- Nos lares medievais, a calêndula era usada em sopas, no arroz e  misturada à manteiga. Se acreditava que ela evitava todas as doenças.

- As pétalas de calêndula secas podem colorir saladas e patês.

- Pode ser usada em pães e massas de bolo, pois além de dar um lindo colorido, o seu sabor é maravilhoso.

Receita: Um patê de ricota, creme de leite ou iogurte natural com pétalas de calêndula pela manhã refaz a energia, aumenta a capacidade de compreensão e raciocínio.

Escalda pés de calêndula: Não só refaz a energia gasta durante o dia como traz um sono gostoso e tranqüilo.

Chás: Junte 2 colheres de sopa das flores da calêndula por cada caneca de água, ferva tudo, deixe repousar durante 10 minutos e tome meia caneca de manhã e meia caneca ao final do dia (para todas as recomendações acima).

Cataplasma: Para uso externo, nomeadamente queimaduras e acne, prepare uma cataplasma. Espalme com as mãos ou pressione algumas folhas e flores da calêndula e coloque por cima da zona afetada ou prepare o chá de calêndula, após estar preparado mergulhe uma compressa no líquido e aplique na zona afetada 3 ou 4 vezes ao dia. Em ambos os casos deixe atuar durante 30 minutos.

Pele: Sabonete líquido de calêndula tira toda a oleosidade da pele e combate as espinhas e acne. Em pomada possui o poder cicatrizante. Para ter uma pele do bebê acrescente a tintura mãe (1 colher de sopa) na água do banho do bebê e evitará qualquer doença de pele.

Óleo: É anti-inflamatório, antiséptico, antifúngico, calmante para todos os tipos de irritações de pele e erupções cutâneas, antibacteriano, ajuda na prevenção das rugas. Para pele seca, normal e oleosa, favorece a regeneração do tecido, além de exercer todas as ações acima. Quando aplicado em massagens ajuda a aumentar a tonicidade da pele.
Mulher: Rica em flavonóides e saponinas triterpeno, que tem propriedades anti-inflamatórias. Já os  esteróis tem benefício hormonal para as mulheres. Para seborréia e doenças do couro cabeludo acrescente a tintura mãe ao shampoo.

Dor de ouvido: Dores leves ou intensas, em geral, são causadas por obstrução devido a cera acumulada que provoca as otites, ou seja, as infecções do ouvido médio, como também resfriado, sinusite e alergias. Mas existem outras causas para a dor de ouvido que podem ser mudança na pressão do ar, problemas dentários ou traumas locais. Caso a dor seja forte, o tratamento inclui certos medicamentos para a infecção e medidas para limpar e desobstruir o canal do ouvido.
Molhe o algodão no óleo assim que estiver quente, mas suportável, aplique sobre o ouvido dolorido.

Uso Ornamental

Muito versátil e interessante: A flor tem uma coloração entre o amarelo e a cor de laranja e libera um aroma muito agradável. As flores em que as pétalas abrem quando o sol nasce e fecham quando o sol se põe, como é o caso, fizeram sempre parte do nosso imaginário.

Confira também: Parte 1 • Parte 2 • Parte 3 • Parte 4 • Parte 5 • Parte 6

Suzy Reigado Ferreira

+ artigos

Terapeuta Naturista, numeróloga presta assessoria em mapas pessoais e empresariais. Psicoterapeuta com especializações em: Acupuntura, Florais, Massagens Terapêuticas, Estética, Cromoterapia e Reiki. Formação Acadêmica Licenciatura Plena Artes Plásticas (FAAP). Diretora de Arte, Ilustradora de livros didáticos e paradidáticos e Professora de Mandalas.