Como lidar com um capricorniano

Se tem algo que realmente é necessário para cultivarmos relações agradáveis e harmônicas, sejam lá de que tipo forem, esse algo é a empatia. É somente fazendo esse exercício de nos colocarmos no lugar do outro e tentar entender o mundo a partir do olhar dele que podemos desenvolver essa rara habilidade.

Desenvolver a empatia envolve diversos processos, mas uma coisa que ajuda muito é mergulhar profundamente na personalidade das pessoas com quem nos relacionamos. Isso nos permite conhecer quem elas são em sua essência, dessa forma fica mais fácil deduzir como vão se sentir, reagir e pensar.

Se você está em busca de melhorar o seu relacionamento com pessoas nativas do signo de Capricórnio, este artigo é para você! Então confira a lista que preparamos com dicas que vão te ajudar a lidar mais tranquilamente com os capricornianos!

1 - Aceite que eles são conservadores

Não, não estamos falando de conservadorismo no sentido político da coisa. O conservadorismo dos capricornianos está na personalidade pouco aventureira e menos ainda afeita a riscos. Eles não gostam de se expor a eventuais perigos e preferem sempre o conforto e a estabilidade, seja lá qual for a situação.

Então a vida ao lado deles, seja na família, numa amizade ou em um relacionamento, pode ser um tanto quanto monótona para pessoas que preferem as coisas um pouco mais agitadas e sem ordem definida. A verdade é que é fácil, para muita gente, considerar os nativos de Capricórnio chatos, mas não manifeste isso, pois pode magoá-los.

2 - Eles são um tantinho ranzinzas

Criança com cara de birra segurando um sorvete de casquinha

Sabe aquelas pessoas que estão sempre reclamando e resmungando quando as coisas não acontecem da maneira como elas gostariam que tivesse acontecido? Esses são os capricornianos, que sempre encontram uma perspectiva pessimista para analisar uma situação e acabam se entregando à melancolia e a protestos sem fim.

Saiba quais são as características que encantam Capricórnio

Lidar com eles, portanto, exige bastante paciência e, talvez, bom humor para ajudar as coisas a ficarem mais leves e harmônicas. Em vez de confrontar esse jeito ranzinza que eles têm (e não vão mudar), encontre maneiras de tornar isso mais tranquilo e menos conflituoso.

3 - Compreenda que eles têm dificuldade de lidar com frustrações

Capricornianos são pessoas aplicados em tudo o que se propõem a fazer, por isso é extremamente frustrante, para eles, verem que seus planos foram por água abaixo.

Apaixone-se pela personalidade da capricorniana

Dependendo do caso, eles podem passar dias, semanas, meses e até mesmo anos remoendo situações que muitas vezes sequer foram decorrentes de seus erros.

4 - Prepare-se para ser criticado

Mulher com uma caneta apoiada no queixo, com expressão de quem está analizando algo

Os nativos de Capricórnio são extremamente autocríticos. Eles sempre exigem muito de si mesmos, muitas vezes até de maneira injusta ou exagerada, o que pode ser exaustivo. Ajudá-los a levar uma rotina mais leve e com menos culpa e julgamentos vai ser essencial.

Além disso, algo que pode ser muito incômodo é que esse excesso de crítica pode acabar atingindo as pessoas do entorno deles. Então é provável que você comece a ouvir críticas (às vezes abusivas) no mesmo nível que eles fazem a si mesmos, então cabe a você estabelecer limites e não permitir falta de respeito e invasão de privacidade.

5 - Saiba que vai ser difícil improvisar

Extremamente organizados, os capricornianos odeiam precisar improvisar, bem como ficam muito angustiados quando precisam tomar uma decisão repentinamente, de última hora. Para eles, que adoram ter tudo planejado e esquematizado, ser pego de calças curtas é realmente um incômodo grande demais.

Por isso, das duas, uma: ou você vai ser o elemento que improvisa nessa relação, ajudando o capricorniano a compreender que às vezes isso é realmente necessário, ou vai precisar entrar na dele e aprender a se planejar com antecedência e manter tudo organizado e dentro dos conformes.

Analise o perfil do signo de Capricórnio

Agora que você já recebeu alguns conselhos que certamente vão mudar a sua relação com os nativos de Capricórnio, coloque tudo isso em prática e veja o seu relacionamento com eles decolar rumo a ambientes e situações de pura paz e harmonia. Ah, e confira também nossos artigos com dicas para lidar com outros signos!

Confira também: