Compartilhar

por Equipe Horóscopo Virtual

Dicas para manter uma boa relação familiar durante a pandemia

Em 2020, o mundo inteiro foi assolado por uma pandemia. A Covid-19, uma doença assintomática para alguns e letal para outros, apresenta fácil transmissão e precisa ser contida. Para isso, a principal recomendação é ficar em casa, em isolamento social.

Dessa forma, muitas pessoas que moravam sozinhas voltaram para a casa dos familiares, enquanto outras famílias estiveram ainda mais próximas, sem sair para trabalhar ou para estudar. Como consequência disso, as relações entre pais, mães, irmãos e filhos enfrentaram mudanças.

Então os sentimentos que uma família deve nutrir, como afeto, união, carinho, empatia e compreensão, foram substituídos, em alguns casos. Irritação, discussões, impaciência e sobrecarga de tarefas se tornaram realidade em todo o mundo, mesmo entre indivíduos que se amam muito.

Mas será que isso significa que os bons sentimentos deixaram de existir? Ou devemos acreditar que ainda é possível retomá-los, realizando uma manutenção desse relacionamento tão essencial para alguém? Continue refletindo sobre isso, a seguir!

Uma boa relação faz diferença?

Em qualquer relação interpessoal, devemos prezar o bom convívio. Quando se trata da relação familiar, sobretudo de pessoas que moram na mesma casa, esse princípio é ainda mais importante.

A partir do diálogo, da divisão de tarefas, do respeito da individualidade de cada um e da privacidade, por exemplo, uma família pode viver bem e feliz. É evidente que os problemas sempre irão aparecer, mas eles não serão transformados em mágoas e rancor.

Investigue o que são as famílias de alma

Durante a pandemia, muitas famílias se deram conta de que, antes do isolamento social, já não se davam tão bem quanto pensavam. Pequenos conflitos diários, porém, passavam despercebidos com a rotina e dificilmente tomavam proporções maiores.

E então, quando surgiu a necessidade de ficar em casa, discussões que já eram rotineiras se tornaram ainda mais estressantes e prejudiciais. Esse tipo de embate, somado ao pânico e às incertezas quanto à pandemia, tornou o próprio lar um ambiente hostil.

Levando esse cenário em consideração, vamos imaginar como ele seria transformado se as pessoas de uma mesma família, que moram juntas, conseguissem se relacionar bem. Observe!

1) Sentimento de união

Família sorrindo e almoçando juntos

A pandemia fez com que muitas pessoas se sentissem sozinhas, tanto por perderem entes queridos quanto por não poderem ver seus amigos.

Em uma família unida, no entanto, a união é capaz de vencer a solidão, trazendo boas conversas, programas divertidos em casa, mais acolhimento e aconchego para os seus membros.

2) Otimismo em relação ao futuro

Família dando apoio para irmão

Sentir desesperança em relação ao futuro foi um dos problemas que a pandemia trouxe. Sem saber quando a vida voltará ao normal, é compreensível que nos sintamos inseguros, infelizes e deprimidos. Entretanto, com o apoio da família, podemos reconhecer que, independentemente de quando tudo irá passar, estaremos juntos sempre.

3) Boa manutenção da casa

Mulher limpando a mesa com luvas de borracha e passando pano

Manter a casa em ordem quando passamos pouco tempo nela é mais simples, porque não há tanto acúmulo de sujeira. Porém, com a necessidade de passar o dia todo no mesmo lugar, o volume de louças para lavar e de poeira para limpar aumenta. Assim, se toda a família se dividir para manter tudo limpo e organizado, ninguém fica sobrecarregado, e o ambiente continua confortável.

4) Trabalho mais eficiente

Mulher trabalhando em homeoffice

Como muitas pessoas passaram a trabalhar em casa, foi necessário encontrar um espaço silencioso e adequado para realizar essa atividade. Afinal, exercer o próprio trabalho em um lugar bagunçado e cheio de conflitos não é eficiente.

Nesse sentido, a boa convivência familiar durante a pandemia pode até te ajudar no seu emprego!

5) Simples gestão de conflitos

Família conversando juntos

Até as famílias unidas podem brigar de vez em quando. Durante o isolamento social, esses conflitos podem acontecer com uma frequência um pouco maior, mas não devem ser suficientes para separar as pessoas que se amam. Quando há respeito e compreensão, é muito simples resolver as discussões.

Identificando os problemas

Se você está morando com a sua família durante a pandemia, deve ter passado por uma dificuldade ou outra relacionada com essa convivência intensa. Mas será que você sabe quais são os principais problemas que estão levando a isso?

Para te ajudar a pensar sobre isso, tenha alguns temas em mente: refeições, limpeza, organização e rotina. Provavelmente as discussões acontecem por causa de uma dessas questões, por menores que sejam.

Felizmente isso não é um sinal de que está tudo perdido. Na verdade, identificar a raiz do conflito é o caminho para resolvê-lo. Portanto leia o próximo tópico para entender como você e seus familiares podem melhorar a relação familiar!

Dicas para melhorar a relação familiar

Se você quer melhorar a sua relação familiar, a fim de que a pandemia seja um pouco menos difícil, convide as pessoas que moram com você para ler as dicas que preparamos para todos!

1) Refeições

Família fazendo uma refeição juntos

Preparar as refeições todos os dias é uma tarefa que exige tempo e planejamento. A sua família não está proibida de recorrer ao delivery, mas essa opção pode se tornar mais cara e menos segura caso se torne rotina.

Reflita sobre ansiedade durante a pandemia

Dessa maneira, decidam quais pessoas irão cozinhar e em quais dias da semana elas farão isso. Também é interessante pensar no cardápio da semana com antecedência, para evitar que a indecisão e a preguiça tomem conta desse momento. Ninguém ficará sobrecarregado, e todos vão comer bem!

2) Limpeza

Irmãs limpando o chão da cozinha

Manter a casa limpa é uma das principais formas de evitar o desenvolvimento de conflitos na família. Porém, se só uma pessoa tiver a responsabilidade de fazer isso, é provável que ela se sinta mais cansada e estressada, o que pode levar a discussões.

Como são várias pessoas que sujam a casa, várias pessoas devem limpá-la. Divida as tarefas entre varrer, lavar, limpar, tirar o lixo, pendurar e passar a roupa, entre outras. Pense sobre tudo que é preciso fazer em casa, escreva em uma lista e deixe cada membro da família escolher o que quer fazer. Todos saem ganhando!

3) Organização

Mulher organizando a gaveta do armário

Roupas e calçados espalhados, máscaras amontoadas e objetos pessoais distribuídos pelos cômodos da casa tornam qualquer ambiente desagradável. Quantas vezes você já deixou alguma coisa espalhada com a desculpa de que arrumaria depois?

O ideal é que você e sua família mantenham as suas coisas arrumadas, na medida do possível. Assim vocês evitam que algo se perca em meio à rotina e leve a brigas desnecessárias. Além disso, separem um espaço seguro da casa para guardar documentos, carteiras e chaves.

4) Rotina

Mulher acordando de manhã com o despertador

É provável que cada pessoa da sua família tenha uma rotina, que precisa ser adaptada ao mesmo espaço. Embora não seja muito fácil de fazer isso, há um caminho fundamental para facilitar esse tipo de organização: o diálogo.

Explicar para seus familiares qual é a sua rotina, apresentar seus horários e o que você precisa fazer permite que eles te compreendam melhor. Também é importante dialogar sobre as questões que te preocupam, para dividir o peso dos problemas que você carrega.

5) Intimidade

Pai e filho conversando na sala

Quanto mais intimidade você desenvolver com a sua família, mais simples será a convivência de vocês. Isso porque será mais fácil expor o que está incomodando alguém e buscar uma solução para o problema, em vez de ignorá-lo.

Descubra quais são as piores combinações entre os signos

Para que você e a sua família consigam ser mais íntimos, jogue conversa fora, assistam a programas juntos, preparem uma refeição saborosa, inventem brincadeiras. A partir disso, vocês irão perceber que é muito bom estar ao lado de pessoas que os amam, que os ouvem e que os respeitam, tanto nos momentos difíceis quanto nas ocasiões felizes.

Assim a boa convivência durante a pandemia permite que você e a sua família compartilhem seus sentimentos, suas angústias e suas conquistas, com a certeza de que serão acolhidos. Por mais desafiadora que a pandemia seja, há maneiras de tornar a convivência mais leve e mais feliz para quem está dividindo a mesma casa!

Compartilhar

Equipe Horóscopo Virtual

+ artigos

Site esotérico completo que reúne conteúdos como astrologia, numerologia, mapa astral, runas, tarot e diversos. Serviço de consulta rápida e prática ao horóscopo diário, semanal, mensal e anual.