Ho'oponopono: conheça melhor a filosofia havaiana

“Sinto muito. Me perdoe. Eu te amo. Sou grato.” Você já deve ter lido isso em vários lugares – quadros, perfis do Instagram, estampas de camisetas. Esses quatro lindos enunciados estão por toda parte. Mas será que você sabe a origem deles?
Essas frases compõem uma oração de uma filosofia havaiana chamada Ho?oponopono. Trata-se de uma poderosa ferramenta para livrar a alma do sofrimento e da mágoa, por meio do perdão.

Significado

A palavra havaiana ho'oponopono quer dizer, em tradução livre, “corrigir um problema e deixar tudo em ordem” – “Ho’o” = “causa”; “ponopono” = “endireitar; corrigir; revisar; ordenar; ajustar”.

O ho'oponopono nos ajuda a trabalhar o perdão e as angústias, fazendo com que sejamos capazes de nos libertarmos das lembranças e sentimentos ruins, por meio da consciência da nossa responsabilidade diante de situações de conflito. Ele nos guia pelo caminho da compaixão, da humildade, do amor e da gratidão.

Tudo que entendemos como realidade é uma projeção da nossa subjetividade, sendo experienciado de forma particular para cada um. Tudo é influenciado pelo nosso eu interno. Dessa forma, somos responsáveis por tudo que acontece ao nosso redor, já que somos responsáveis pelos nossos pensamentos, sentimentos e ações. Usamos o ho’oponopono com o objetivo de curar os problemas decorrentes dessas ações, a partir do conceito de perdão – muitas vezes o autoperdão. É um ensinamento não sobre o que sentimos mas sobre o que faremos em relação a isso. Se podemos idealizar e construir os problemas, também somos capazes de arquitetar a sua solução.

Origem e história

Mulher segurando flores vermelhas e brancas

O ho’oponopono foi desenvolvido por Kahuna Lapa’au Morrnah Nalamaki Simeona, após extenso estudo de algumas tradições havaianas. Ela utilizou como base o Ho’oponopono Huna (usado pelos antigos sacerdotes para resolver problemas sociais por meio do perdão e da reconciliação). Mas, diferentemente da técnica original, o Ho’oponopono trabalha num nível intrapessoal. Traz uma relação individual de cura, tendo por objetivo principal ajudar-nos a perceber que nossas dificuldades são oriundas de memórias repetidas no subconsciente, e mudar esse padrão de comportamento, libertando-nos dessas lembranças ruins, só depende da nossa vontade. Tudo por meio do perdão, da cura e da reconciliação com nós mesmos.

O mantra

Apesar de muitos conhecerem as principais frases desse mantra, ou oração, poucos sabem o significado de cada uma. Vamos entender o que cada uma delas quer dizer.

Sinto muito

Duas mulheres se abraçando ao lado de uma árvore com flores

Quando você diz que sente muito, está demonstrando a sua verdadeira vontade de mudar. Esse é o primeiro passo para a transmutação. É assumir a sua humildade e chamar para si a responsabilidade dos efeitos das suas ações. E até mesmo daquilo que ainda nem se tornou consequência.

Me perdoe

Pedir perdão é uma atitude simples, mas que tem um poder transformador e libertador. Você está demonstrando o arrependimento genuíno pelo que causou, dando início ao processo de purificação. Estamos falando também de perdoar a si mesmo. Liberte-se do peso da culpa, porém com responsabilidade, consciência e humildade. Mas é preciso efetuar o perdão de forma concreta, não da boca para fora. Seja honesto e determinado.

Eu te amo

Pessoa escrevendo

O amor é a maior força que conhecemos. Ele verdadeiramente renova, limpa e eleva as energias. Amar é um estado de pureza da alma. Quando dizemos “eu te amo”, estamos dando o melhor de nós – para os outros e para nós mesmos. Amar é um ato de bondade e elevação espiritual. Quando você ama, você aceita a pessoa (e a si mesmo) e só quer o bem de todos.

Sou grato

Gratidão é a paz de espírito de que todo mundo precisa. É o último passo do processo. Ser grato é aceitar com leveza e alegria as coisas da vida. É estar pleno dentro da realidade, com um brilho dentro de você por tudo que você recebe. A gratidão, assim como o perdão, é libertadora. Mas ela não só nos liberta. Ela liberta a paz interior e a felicidade verdadeira.

Como fazer?

Mulher segurando um copo e olhando para frente

Podemos mentalizar esse mantra ou simplesmente proferi-lo em voz alta. Não existe nenhum ritual de preparação necessário. Basta repetir as frases, com sinceridade, até que você se sinta de fato aliviado.
Podemos iniciar o mantra quando formos tomados de sentimentos ruins, como ansiedade, pânico, raiva, impaciência. Nesse momento, devemos olhar para as pessoas e situações com compaixão. Olhar a nós mesmos com complacência, amor e afeto. Deixe o amor inundar o momento, encha-se de paz e gratidão. Perdoe. Perdoe-se. E mentalize ou vocalize o mantra, até que esse sentimento seja verdadeiro e se conclua.

Podemos repetir as frases quantas vezes forem necessárias, mas preferencialmente de forma calma e assertiva, abraçando cada palavra contida nelas. Entre os mais espiritualizados, dizem que o ideal é repetir 108 vezes, pois é um número considerado sagrado.

Você também pode gostar:

Para você mesmo, o ideal é dizer seu próprio nome antes de iniciar as frases. O ideal é começar por você mesmo, e depois para as outras pessoas. Pois não somos capazes de perdoar os outros se não conseguirmos ser capazes de perdoar a nós mesmos.

Essas frases de cura podem ser entoadas para qualquer pessoa, afinal de contas o perdão é abrangente e acolhedor. Pratique o autoperdão, perdoe as pessoas e situações, distribua mais sentimentos leves e afetivos ao seu redor. O mundo à sua volta, com certeza, será muito melhor. E a sua melhor recompensa será a compaixão sendo espalhada.

Oração original

Mulher de olhos fechados ao lado de umas flores

Você pode proferir apenas as quatro principais frases da oração do ho?oponopono, no seu dia a dia, a qualquer momento em que for necessário elevar as energias e encontrar um pouco de paz de espírito. Mas se desejar conhecer a oração na íntegra, para fazer num momento em que tiver mais tempo, ou mesmo para conhecer o texto original, a seguir apresentamos o texto integral, com suas palavras belíssimas e cheias de significado.

“Divino Criador, Pai, Mãe, filho – todos em um.

Se eu, minha família, os meus parentes e antepassados ofendemos Sua família, parentes e antepassados em pensamentos, fatos ou ações, desde o início de nossa criação até o presente, nós pedimos o Seu perdão. Deixe que isso se limpe, purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas. Transmute essas energias indesejáveis em pura LUZ. E assim é.

Para limpar o meu subconsciente de toda a carga emocional armazenada nele, digo uma e outra vez durante o meu dia as palavras-chave do Ho’oponopono.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Declaro-me em paz com todas as pessoas da Terra e com quem tenho dívidas pendentes. Por esse instante e em seu tempo, por tudo o que não me agrada de minha vida presente.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Eu libero todos aqueles de quem eu acredito estar recebendo danos e maus-tratos, porque simplesmente me devolvem o que eu fiz a eles antes, em alguma vida passada.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Ainda que me seja difícil perdoar alguém, sou eu quem pede perdão a esse alguém agora, por este instante, em todo o tempo, por tudo o que não me agrada em minha vida presente.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Por este espaço sagrado que habito dia a dia e com o qual não me sinto confortável.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Pelas difíceis relações das quais guardo somente lembranças ruins.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Por tudo o que não me agrada na minha vida presente, na minha vida passada, no meu trabalho e o que está ao meu redor, Divindade, limpa em mim o que está contribuindo com minha escassez.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Se meu corpo físico experimenta ansiedade, preocupação, culpa, medo, tristeza, dor, pronuncio e penso: Minhas memórias, eu te amo! Estou agradecido pela oportunidade de libertar vocês e a mim.

EU SINTO MUITO, ME PERDOE, EU TE AMO, SOU GRATO.

Neste momento, afirmo que TE AMO. Penso na minha saúde emocional e na de todos os meus seres amados… TE AMO.

Para minhas necessidades e para aprender a esperar sem ansiedade, sem medo, reconheço as minhas memórias aqui neste momento.

SINTO MUITO, TE AMO.

Minha contribuição para a cura da Terra:

Amada Mãe Terra, que é quem Eu Sou…

Se eu, a minha família, os meus parentes e antepassados te maltratamos com pensamentos, palavras, fatos e ações desde o início de nossa criação até o presente, eu peço o Teu perdão, deixa que isso se limpe e purifique, libere e corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas, transmute essas energias indesejáveis em pura LUZ, e assim é.

Para concluir, digo que esta oração é minha porta, minha contribuição, à sua saúde emocional, que é a mesma que a minha, então esteja bem. E à medida que você vai se curando eu te digo que...

Eu sinto muito pelas memórias de dor que compartilho com você.

Te peço perdão por unir meu caminho ao seu para a cura.

Te agradeço por estar aqui para mim...

E TE AMO por ser quem você é.”

 
 

Confira também: